sexta-feira, 30 de abril de 2010

Só o resultado conta


Existe no futebol uma lógica que assenta na alternância de vitórias e derrotas, pode até haver a intervenção aleatória da sorte e do azar, mas só o resultado conta. Não há vitórias morais, passe o cliché.
Mourinho e o seu INTER na geometria do Camp Nou, mandaram a estética às malvas e deram uma lição de como se deve defender um jogo para alcançar uma final. Só isso conta no Futebol. Podem vir os comentadores e os sociólogos da Bola defender a ritualização de movimentos, os gestos técnicos, ou as obras d’arte de Messi; conversa fiada, pois neste jogo, o pragmatismo sobrepunha-se a qualquer cena teatral ou visão romântica. Mourinho conviveu, indiferente, com as emoções e hostilidade dos catalães mais o seu futebol avassalador. Mas, sobretudo, percebeu que a exigência de uma meia-final da champions não incide no pormenor técnico; não está na jogada bem delineada. Ela gravitava apenas numa possibilidade: passar a eliminatória para atingir a FINAL em Madrid. O futebol, como catarse, visa, esse fim ultimo: a vitória como ritual de passagem ao momento seguinte. O resultado entre o Barça e o Inter pode ser sempre contestado pelos estetas da bola, mas só ele conta. Só ele funciona como símbolo de um poder, à imagem de um destino implacável que conduz à glória.
Amen, Mourinho.

7 comentários:

manufactura disse...

...adorei a engenhosidade do bloqueio total ao messi, nem a bola consegui espreitar... o seleccionador do brasil deve estar neste momento algo confuso...

Anónimo disse...

Chamas genio ao anti futebol

Anónimo disse...

O resultado será sempre o mais importante do futebol, mas da próxima vez que o treinador de um clube pequeno conseguir um nulo no campo de um grande com uma postura semelhante, espero que seja elogiada a sua opção e que os jornais não mencionem que é o "autocarro", o "anti-futebol", a "táctica que afasta espectadores dos estádios", etc, etc.

manufactura disse...

...deixo aqui um manifesto...nestas coisas do futebol podemos dar-nos a certos caprichos e excepções, que não noutras áreas, se um clube pequeno conseguir um nulo, ficar no ferrolho, no dragão será considerado por mim anti-jogo e jogo sujo...mas essa será a única excepção pela qual não vou perdir perdão:) :) :)o coração tem destas coisas e estas inclinações:) :) :)

Anónimo disse...

O futebol são golos e a equipa do Mourinho nem marcou...

Quando este ano, ainda na fase de grupos, o Barça perdeu em casa com a equipa Russa, não vi semelhantes elogios para o treinador daquela equipa... mas como agora era o "special one" já é o bom, já é o que percebe de táctica de futebol, já é o Deus que derrotou a melhor equipa de futebol dos últimos anos,... enfim!

Espero que na final pelo menos jogue futebol, porque se for para defender daquela maneira e marcar um golito em contra-ataque, então veremos o que é que os comentadores de bancada e afins dirão

carpinteira disse...

Anónimos,
É preciso ter a noção das proporções.
Mais de que um simples jogo de futebol entre duas equipas de um campeonato periférico como o português, no jogo entre o Barca e INter estava em disputa a passagem à final da Champions em duas mãos. Não perceber isto é não ter ideia da dimensão deste encontro.
E ao que assistimos foi a uma lição bem estudada, como escrevi no post, de como eliminar um adversário, porque era só isso que contava. Depois, bom depois,foi o festival táctico do gajo que percebe mais de futebol na actualidade: Mourinho congelou o poderio ofensivo da melhor equipa do mundo e fê-lo durante 75 minutos com apenas 10 jogadores. Mas pra alem disso, controlou como um verdadeiro estratega os movimentos de Xavi e Messi, algo que nenhuma outra equipa teve capacidade de fazer até agora.

Anónimo disse...

O Mourinho é o maior.