quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tomem lá que é pra aprenderem

Hoje vinha no intento de escrever sobre Chickens e a importãncia dos partos subaquáticos, mas não tenho teimpo, fica pra outra ocasião.

Vamos ao que interessa:
Em Setembro de 2009, um raminho de clínicos figurões do hospital da Guarda, cuidou de elaborar (conforme aqui demos nota) um inusitado abaixo-assinado ao senhor engenheiro, para aferirem do encerramento das maternidades na beira interior. Interrogámo-nos na altura, se o dislate dos dótores fazia parte da defesa intransigente do posto de trabalho ou se seria um laivo de estupidez. Nem uma coisa nem outra. O objectivo era apenas um: aconselhar a tutela a encerrar a maternidade na Covilhã, como consta no documento enviado em nome dos signatários, justificando a medida com uma resma infindável de disparates. Mas o delirio não haveria de ficar por aqui, pois os senhores dôtores da Guarda, mostravam também a sua indisponibilidade para acolherem naquela unidade de saúde, os alunos da faculdade de medicina da UBI. Tiveram azar e o que mereciam. Foram multados por terem utilizado abusivamente o papel timbrado do hospital. Tomem lá que é pra aprenderem.

Há um eterno e incompreensível complexo de inferioridade na cidade-mais-alta, relativamente à Cidade Neve, que pode ser lido nas recentes declarações do Governador Civil, ao afirmar, sem se rir, que a " Guarda não aceita ser tratada com menoridade em relação à Covilhã".
Lá iremos num próximo post.

14 comentários:

Anónimo disse...

Inusitado é o vosso bairrismo bacoco. Tomem juizo.

manufactura disse...

...nitida perseguição política...

moreira disse...

O Hospital da Guarda é um saco de gatos que anda envolvido, desde há muito, em lutas intestinas pelo poder.
Nao me parece muito sustentada a tua opiniao sobre a "...nitida perseguição política..."

Anónimo disse...

Vocês não sabem que a altitude afecta a respiração e consequentemente o fluxo sanguíneo ao cérebro...

manufactura disse...

...pois Moreira...num hospital em que a presidente do conselho de administração, uma tal de adelaide campos, acumula com a de directora clínica e paga, pelos vistos, ilegalmente pelos dois cargos,dizem 55 000 euros???? com o ministério da saúde a fechar os olhos:) :) Quando o presidente do conselho de administração, um tal de girão, abre a correspondência dos médicos aqui em questão, já tendo sido condenado a multa e prisão... para além destes médicos sempre terem defendido sempre a manutenção das três maternidades...o que podemos concluir???

manufactura disse...

"...Segundo o jornal Público, o administrador Fernando Girão, que é também dirigente concelhio do PS em Foz Côa, ordenou a abertura dum processo disciplinar contra o oftalmologista Henrique Fernandes e o anestesista Matos Godinho, considerados os promotores daquela iniciativa em que os médicos expressavam a sua preocupação com o futuro do sistema de saúde.

O Ministério Público arquivou a queixa do administrador no passado dia 6 de Abril, argumentando que "a utilização do papel timbrado da instituição para a elaboração do abaixo-assinado não configura qualquer ilícito criminal, assim como o seu envio pelo serviço de expediente". E decidiu, pelo contrário, avançar com uma acusação a Fernando Girão por violação de correspondência..."
Mas gostava mesmo de ter acesso ao documento do Henrique e do Matos Godinho em que defendiam o encerramento da maternidade da covilhã... tive acesso ao conteúdo das cartas, e se me não falha a memória nada disso constava...alguém me consegue arranjar??? agradeço....

tecelao disse...

Deixa que te diga, que para alem dos receios infundados do encerramento da maternidade da Guarda em favor da concentração dos partos na Covilhã, este senhor, Henrique Fernandes, subscritor do tal documento diz, entre outras coisas ao jornal “o interior” na edição de 29-10-2009:

(...recordando que «nenhuma das três[maternidades] cumpre os requisitos», o que se reflecte em várias carências que colocam em causa a qualidade dos serviços, nomeadamente «quanto à sobrecarga de trabalho para muitos» profissionais de saúde. Além disso, há falhas «ao nível de anestesistas e de profissionais em presença», acrescenta Henrique Fernandes, referindo-se aos casos de Castelo Branco e Covilhã.)

Bem ,não sei que leitura se pode tirar deste argumentário, mas para mim, objectivamente, a pretensão destes senhores, está bem à vista

manufactura disse...

...olha tecelão não consigo vislumbrar essa conclusão... todos conhecemos as limitações ao nível de profissionais nos três hospitais, e a vários níveis...posso mesmo garantir-te que estes dois senhores são pela manutenção das três maternidades devidamente equipadas em termos humanos e de equipamentos... e ainda que não fossem, o que não é o caso, estariam em todo o seu pleno direito... não ocupam lugares de decisão na resolução deste caso, podem pensar como quiserem, certo?...não podemos é desviar o assunto de quem gerou a confusão e agora tarda em dar o esclarecimento do que fecha e porque fecha ou não... certo???

manufactura disse...

...mesmo entre quem defende a manutenção das três maternidades é unânime que têm de sofrer remodelações a vários níveis, certo???

tecelao disse...

Não faço juizos sobre o estado d’alma dos senhores. Tampouco me interessa o que eles pensam agora, sendo certo que manifestaram, sem laivo de ingenuidade, uma intenção naquele documento.
Poderás vislumbrar o que quiseres, mas uma coisa parece clara: numa lógica de racionalização de meios, a maternidade melhor apetrechada em meios humanos e tecnológicos é sem duvida a do CHCB.

manufactura disse...

...de acordo... mas não será com toda a certeza essa a lógica de todo este suspense nem de quem vai decidir:) :) :)...

tecelao disse...

Aguardemos, pois.

Anónimo disse...

Só é pena que esse critério dos 1500 partos/ano, só se aplique ás maternidades do SNS. De fora deste critério ficam as maternidades privadas.
Talvez assim se perceba, face à falta de médicos para alimentarem os hospitais do estado logo tmbe´m do privado, que fechando maternidade por este critério numérico, sempre sobrem alguns para trabalhar no privado.
Por outro lado, desde há muitos anos, que a maternidade da COvilhã (bem como as outras duas)trabalham com menos de 1500 partos, e a qualidade das estatisticas, colocam-nas los lugares cimeiros da europa, muito acima dos EUA.
Porra!!!
Mas que critério é este???
Fechem por falta de técnicos (por ex Castelo Branco a este nível, está moribunda) e a guarda para lá caminha...
Mas atenção. O problema das horas extraordinárias, coloca-se nas três pois todos sabemos quão mercantilistas são os médicos. Vejam estes numeros e depois falamos...

Vitor Marques disse...

Boas!!Sabes a pior dor que existe é a dor de cotovelo, não existe cura para ela.Este pessoal da Guarda ainda não percebeu que à muito tempo foi ultrapassado.O pior cego é aquele que não quer ver.Chama-se tristeza.....