terça-feira, 22 de outubro de 2013

vamos lá a ver se a gente se entende…


O carpinteira é um espaço que se pretende de consciência plural. Por isso, admite-se  nunca será consensual. Pluralidade e consciência não deverá confundir-se  com despejo de estados de alma e ódios.
Amigos de ontem, serão inimigos amanhã e vice versa. Uma visão casuística e esporádica, que torna torpe a consciência, que se deseja serena e contigua entre o passado, o presente e o futuro.
O 29 de Setembro,  foi um dia importante na vida coletiva da Covilhã. Fizemos uma revolução democrática, era imperativo fazer a mudança de um regime que comprovadamente não beneficiou a vida dos covilhanenses, pelo contrario!
O conceito e desejo de mudança sobrepor-se-ia a qualquer mensagem, assim é em todas as revoluções. Tanto assim foi, que o debate esteve ausente da apresentação de ideias ou propostas a sufragar e  pedir responsabilidade aos eleitos.
Convém estar atento á diferença da revolução e da revolta, há vícios que as confundem. Os momentos que as precedem fazem a diferença.
A revolução é consciente, prepara o futuro organizado com planos, propostas e um rumo antecipadamente preparado.Visa a mudança para melhor.
Ao contrario, a revolta é oportunista. Emergem grupos de interesses desorganizados. Comandados por tipos situacionistas e arrivistas, que em nome da revolta, mais não querem do que substituir por si próprios, as benesses interesseiras do anterior regime, mantendo os vícios e as praticas, que  promoveram o desejo de mudança.
Emerge uma nova turma de vespas ociosas, impreparadas para a mudança, que  em nome da revolta entoam hinos e cânticos de aprendizes de feiticeiro, para embalo da consciência e da situação, bastas vezes comprometidos com o passado e pouco preocupados com o povo ou o coletivo. São estes que a consciência rejeita e repugna.
Os covilhanenses estão escaldados, é ainda muito recente o decreto de separação. Temos consciência de ter confiado na esperança de mudar. E só isso!
No nosso caso, a esperança tem pavio curto, a mudança o único compromisso, convém que não demore!! Estaremos atentos.

 -A propósito dos comentários da consciência dos nossos companheiros de reflexão, temos dezenas com pedidos de aprovação. Decidi, publicar uma pequena amostra  demonstrativa da ansiedade e das desconfianças que assolam a consciência cidadã. Não desejamos quartar opiniões firmes  apontamentos de ironia e denuncia, contudo queremos nesta nova fase das nossas vidas, acreditar na promessa e compromisso de mudança e apelamos, como sempre, á elevação dos comentários que visem a partilha de ideias, alertas e preocupações que contribuam para a mudança.

32 comentários:

covilhaneince disse...

Está fixe CC.
Ficam esclarecidos uns tipos que andavam por ai a passarem-se por carpinteiros como se isso fosse mais uns pontos na promoção de invalido na promoção a cargos políticos.
Cá estamos para ver o xadrez e o jogo das cadeiras.
Até breve.

Anónimo disse...

Tem sido na tentativa da conquista de "tachos" e "panelas" de muitos aprendizes de políticos que se esgotam muitos destes parasitas da nossa sociedade. No fundo é um jogo de xadrez viciado jogado em cadeiras rotas.

Anónimo disse...

E tudo malta que nada tem a perder. Só mesmo aprendizes podem acreditar que marcharão pelo campo minado sem preparação ou competência para se sentar na cadeira armadilhada.
Esta tudo a confiar no musculo do Martins como diz o J.Morgado.
Só podem estar enganadinhos o musculo só dá para um.
A verdade é que não vejo um único com capacidade para apoiar o presidente e o problema é que antigamente o musculado era o próprio e agora o estilo é do recato....ummm assim fica difícil.

tecelao disse...

CC,
a analise que fazes é certeira e toca em pontos chave : revolução e mudança. Duas premissas que apontam um caminho que não se compadece com amadorismos e ambições pessoais

Ainda é cedo para conjecturar deslizes, mas os amanuenses escolhidos para esta espinhosa missão não auguram nada de bom nem melhores dias para Covilhã.

Não creio que esta gente, viciada em jogos de interesses e cosmética partidária, esteja interessada na “mudança muito menos na “revolução”, Pouco lhes importa que alguma coisa mude no condominio.

Os acontecimentos recentes com o folclore da investidura trouxeram à luz do dia, o costumeiro dejá vu com a repetição dos mesmos processos e as intenções do passado. Para já, o estado é de graça e manda a cartilha dos bons e maus costumes, prudência. Mss duvido que o rol de figurões escolhidos estejam ali para prestar o seu tributo como exigência necessária para a mudança ou para revolução como lhe chamas.

Não acredito em gente sem ideias nem projectos, por isso não votei PS

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se perceibo...
Pelo bulício dos últimos tempos antes de 29, principalmente, do carpinteiro mai consciente, o importante era acabar com um regime cujo termo já estava determinado? E, fazendo-se cego e surdo, lançava gasolina à descrição,e agora é o ósdespois logo se via??
E que mal que se vê e cheira pelos corropios de entrada e saída nos Paços do concelho... quase decalcados do anterior regime, ainda trôpegos e incertos de quem começa a caminhar, mas certinho do caminho que se quer continuar a seguir!
Ah... e a ver se ensinam o novo motorista do cheife, já nomeado, a mexer na voiture...

Anónimo disse...

Caríssimos dá ideia que vossas excelências não sabem em que cidade vivem ou que nem conhecem as pessoas que vão estar a dirigir os destinos da nossa cidade, posso-lhes garantir que ainda nem começaram a serio e já há gente a emigrar. Mudaram as moscas mas a merda é a mesma.
Vai continuar o regabofe à custa dos COVILHANENSES, pois que entre quem estava e quem passa a estar a diferença vai estar apenas nos nomes. Para já é o estado de graça ou engraçado sem graça nenhuma.
Até os comentários continuam e continuarão sempre anónimos.

Anónimo disse...

Para comecar , nem havia mais nada importante para fazer ,uma comitiva para lisbõa ão lançamento do livro do zé trocas.

Anónimo disse...

Se gente como o Matias for governar, em coligação com o PS, bem que podem esperar comportamentos lamentáveis no condomínio.

Anónimo disse...

Grândola....Grândola...mas a geinte num éi tola!!!

Anónimo disse...

O Matias até fez uma boa campanha, mas as pessoas já o conheciam. Fizeram a leitura correcta. Matias estava contra Carlos Pinto e Farromba, quando andou uma série de mandatos a extorquir o condomínio. Depois candidatou-se, e nessa altura já estava contra as negociatas de que ele próprio deve ter beneficiado. O post faz. de facto, uma excelente leitura dos acontecimentos.

Anónimo disse...

Este blogue está muito repetitivo porque gira muito à volta do Carlos Pinto, do Farromba, do Matias, entre outros. Só faltava a referência ao lançamento do livro do Zé Sócrates, um dos responsáveis pela nossa crise nacional atual. Resta à Covilhã a proteção, o concelho oportuno, a análise política sensato do Carlos Martins para descanso do presidente Vitor e dos covilhanenses em geral. Covilhanenses, valha-nos Deus e preparem-se para o pior.

Anónimo disse...

Viva o Sr. Carlos Pinto, pai dos pobres e grande homem da Covilhã.

Anónimo disse...

Parece que este blog transformou-se completamente, a partir desta nomeação para a câmara.Acham normal um presidente de junta candidatar-se e depois enganar o povo que votou nele, nunca referenciado em campanha alguma vez deixar o cargo de presidente?Como eu muita gente se sentiu enganada, e esta atitude no começo,do vale tudo para chegar ao poder, perspectivou como vai ser a governação desta gente.Agora neste blog só falta publicar a declaração de amor do joão morgado, no forum covilhã. Adorei-vos...

tecelao disse...

Este gajo das 00.02 ou anda distraído
ou é burro.

Anónimo disse...

No pós-autárquicas aconteceram uma série de situações lamentáveis, como chantagens, ameaças e pressões sobre determinados eleitos no Teixoso. Pressões de certos indivíduos interessados em pelouros. Em breve saber-se-á.

Anónimo disse...

Acrescentaria apenas uma frase de Álvaro Cunhal, "Tomemos nas nossas mãos os destinos das nossas vidas", criticar ou maldizer nem é uma forma de revolução nem um acto de revolta, seria sim um bom princípio de revolução se as criticas fossem acompanhadas por propostas alternativas. Para dar um exemplo, porque não promover o Matias a motorista, desde que proibido de ir a Espanha e de se fazer passar por padre ou ginecologista.

Anónimo disse...

Este blog,depois do Carlos Pinto,se "finar",vai-lhe seguir os passos e,lentamente vai-se "finando",por falta de assunto,para debater.

Anónimo disse...

O benefício da dúvida, deve ser sempre dado a quem nunca exerceu funções numa autarquia. E foi esse o meu caso. No entanto e tendo presente a nossa pseudo democracia também aprendi a identificar os indícios que levam pessoas normais a transformarem-se em Carlos Pintos, Socrates, Coelhos, etc. Por esse motivo também já perdi a esperança neste executivo que agora tomou posse. Quando o discurso não bate com a acção, quando antes das eleições é uma coisa e depois das eleições é outra o povo começa a desconfiar. "Unir o que anda disperso" são clichés do partido socialista que cai bem, mas não engana o ouvinte mais atento. Namora a esquerda e casa com a direita. A partir do momento que chegam ao poder ele é mercedes, ele é riqueza e ostentação, ele é poder e lá se vão as velhinhas e velhinhos, a água e a derrama, etc. Ao bom estilo do CDS/Portas/Feiras, etc. Dizem-se de esquerda comportam-se como os de direita. Bom vamos masé a Lisboa dar os parabéns institucionais ao compadre e pedir-lhe a benção. Ah já agora ofereçam-lhe a chave da cidade... Os políticos costumam ser recompensados pelos roubos que fazem e ladrão que reconhece ladrão do povo não merece o perdão.

Anónimo disse...

Afinal o Esgalhado ainda têm influencia lá dentro , queriam saber não era ? cuscas seus cuscas só digo se me pedirem muito prontos ,,,

Anónimo disse...

Oh anónimo das 20;51 o que é que tu sabes? É só conversa....para distrair o povo.

Anónimo disse...

Pois sin o Esgalha que enganou o pqdrinho Pinto e o quis enterrar assin cono o seu conpanheiro Pedro Silva aue tb fes o nesno -esta senana escreve no Forun da forna nais inopurtuna nojenta cono ele , mas aue fica a falar sosinho- ainda o matias a quem os covilhanenses claramente nao aceite ainda terao influencia neste executivo canarario ..... Ai(,,,,,

Senhores Socialistas afugentem pessoas desta estirpe, O aue fiseram voltarao a repetir, Sao sem moral sem, escrupulos que se serviram de auem tinha poder e agora querem enterra-lo e que combaterm sempre os ideais socialistas, Se aceitarem os pedidos e as ideias desta estirpe de gente terao uns infiltrados no vosso trabalho e na vossa responsabilidade que teem para com o povo que vos elegeu e acreditou como eu....Sao gente raivosa e veja-se o aue o ex comunista Moreira --agora defensor do PSD aue negou os seus ideais para se instalar na camara de Pinto e defender um trabalho para a filha burra aue nem uma pedra.---disse na ABERTURA desta nova Assembleia Municipal,,,,so demonstrou raiva e vinganca. Figura bem triste fes e demostrou bem quem e,Cambada de falsos ,

Anónimo disse...

Ó anónimo das 22:23,estou espantado com a alta qualidade da tua escrita.Continua por esse caminho,ainda ganhas o nóbel da literatura!

Anónimo disse...

Começou a feira!!!! Tachos de 2500 euros para os boys do ps.
Habilitações: puxa saco e bronco.

Anónimo disse...

tão mas um gajo faz um blog, escreve lá o que bem lhe apetece, porra!
Caralho, cambada de burros. Faço um blog, defendo e escrevo lá o que quero, porra.
Opinion maker, nao é quem quer :)

Anónimo disse...

Já cá faltava o da contabilidade.

Anónimo disse...

arranjandeis maneira do vitor por o arbitro a tomar conta do blog, estandeis tranquilos no passa nada...

Anónimo disse...

Oh anonimo das 21.55 estás em pulgas para saber onde é que o Esgalhado ainda teve influencia , és cusca . mas agora não te digo prontos ! tens de voltar a pedir.me sem insultar .

Anónimo disse...

BAGUNÇA NA SESSÃO DA CAMBRA. O VITINHO TEVE QUE RETIRAR QUASE TODA A AGENDA. E A NOMEAÇÃO DOS BOYS FOI À VIDA. VAI SER MUITA LINDO.

Anónimo disse...

Começou o circo: http://www.radiocovilha.pt/novo-executivo-da-camara-da-covilha-reune-pela-primeira-vez/

Anónimo disse...

Oh anónimo das 13:59,não me parece que te tenha insultado.Mas continuo a pensar que gostas de dizer coisas...
e ainda bem assim animas isto.

Anónimo disse...

oh anonimo das 21.06 és um cusca mas tá bem eu digo alguma coisa ,quem é a secretária da vereadora ?

Anónimo disse...

O que é que interessa quem é a secretária?Quem toma decisões é a vereadora,que é uma pessoa que não precisa da política para nada.Portanto tiro na água meu caro.