quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

petits pouvoirs



Mal vai, o poder autárquico democrático quando se inspira no modelo do presidente/regedor, herdado do estado novo. Tudo se resume á promoção e distinção pessoal a partir de uma corte fiel e disposta a colher benefício da promoção do “chefe”.
O endeusamento dos pequenos poderes, facilita a promoção social, enriquecimento imerecido, por ausência de mérito reconhecido e colectivamente aceite.
Agrava-se quando se junta a fome e a vontade de comer. Agremiam-se pessoas, com fome, em torno do interesse e necessidade de promoção social, e económica. Recrutam-se criaturas, com vontade de comer, dispostas a partilhar qualquer sobejo do manjar pontifício do “poderzinho”.
Mistura explosiva! A cobiça, a ganância, dominam a usura do discurso no debate e busca de soluções.
Vem isto a propósito da eleição das comissões politicas locais dos principais partidos políticos PS e PSD.
Torna-se relativamente fácil explicar a Rui Rio, a razão porque diminui a qualidade da representação local dos partidos. É evidente o alheamento e abandono, de quantos não estão dispostos a partilhar manjares alheios. Não têm fome, nem vontade de comer…uma chatice para os famintos predadores dos pequenos poderes!
Vejamos o PSD. Revela uma desestruturação evidente e assente num processo de concentração em torno de uma figura, que durante anos condicionou o debate, afastando ideias e de todos quantos se dispunham a tê-las…a ganância do manjar, reduziu-se a um único predador, que esgotadas as presas, condiciona o futuro da estrutura.
O PS?! Nunca foi um partido reconhecido, apesar da evidente preferência colectiva. Trata-se de reconhecimento, elemento essencial no exercício do poder. Podemos estar entre os melhores, não sendo reconhecidos, nunca serão capazes de exercer poder.    
A candidatura da mesma criatura, que já detém poder, ao lugar de controlador do debate e donde se espera a soma de contributos abrangentes e estimulantes para o exercício da sua própria função, é a negação da liberdade e revelação da vontade predadora do sustento de si próprio e preservação das sobras do manjar, para satisfação da alcateia por si liderada. Para os que apenas têm vontade, e neste caso, a necessidade de comer.
Perguntamos,
-eleger o presidente da camara (figura não reconhecida, reduzido á distribuição de sustento aos famintos), presidente da comissão politica do maior partido local, é um contributo democrático?
- será o ps de amanhã, idêntico ao psd de hoje?
- quererá o atual presidente de camara ter o mesmo destino do anterior? 
- onde fica o futuro e o  interesse coletivo? no polo empreendedor do slb?
Responderão os militantes do partido…os covilhanenses acompanham com apreensão o desenrolar, titubeantes entre a satisfação imediata da vontade de comer e serem capazes de partilhar um grande manjar para futuro.

11 comentários:

Anónimo disse...

A imagem esta muito apropriada.Saiu do bairro da lata, nunca fez nada pela Covilhã e acabará numa latrina como o outro. Entretanto la se vai governando e atribuindo comissões a outros.
Só resta ao PS acompanhar a Covilhã, entre dois maus que seja o menos mau.

Anónimo disse...

13 de Março começa o julgamento de perda de mandato. Esta vergonha para o carpinteira são peanuts. Pois, na COVILHÃ nunca houve disto. Um presidente de câmara e um ex-Reitor, corrupção. Não publiquem que não é conveniente oh merdas

Anónimo disse...

De vez quando passo por este pedregulho de blog. Falais de eleitos pelo povo como se fossem nomeados. Sem respeito nem consideração. Porque não vos candidatais e em vez de ladrarem no anonimato mostram a dentadura para vos atirarem com um balde de merda? Antigamente era o outro, agora é este. Só os da cor comuna são bons. Ide pentear macacos caralho

Anónimo disse...

O delator do costume estava a dizer que a maquina do fotoshop estava pronta para disparar o flashe e que para isso ja á dinheirinho. Devia ter vergonha dos apartes que faz ....

Anónimo disse...

Gente pequena no tamanho, pequena nas ideias, pequena de caracter, pequena de escrúpulos.
Um fartar vilanagem... Com a ajuda deste blog.

Covilhã, consciente disse...

Entre a ignorância, a insónia e/ou a intenção de confundir e boicotar o pensamento, vamos recebendo comentários pavlovianos, que apesar de nada dizerem, desde que não sejam grosseiros e esganados de raiva, como principio publicamos!
Torna-se evidente o modus operandi do/dos tais comentadores e assim sendo de fácil interpretação.
Vamos por aqui partilhando a nossa opinião há década e meia. Para os pavlovianos fomos interpretados como estando, ora ao serviço de duns, ora de outros, da esquerda á direita, uma chatice...vamos sendo comentados não pelo que partilhamos, mas no ajuste da vontade menor do comentador. Ou seja, não o que dizemos, mas o que gostariam de ouvir. Triste, mas encorajador...o registo fica e os factos comfirmam-se com o tempo.
Quando alertamos para a desgraça que assombrava a Covilhã no regime anterior, tinhamos uns "amigos"...traduziam-nos como do contra...agora ninguém apoiou tal personagem.
Alertamos agora para o evidente abismo próximo...temos outros "amigos"...
Bom, bom era sermos alinhados. E somos! Obstinados com o futuro ditado pela nossa consciência...
Para terminar lembramos Brecht, claro não será entendivel para todos, temos uma certeza, os que querem perceber alcançarão... É com esses que queremos contar...

Realmente, vivemos muito sombrios!
"A inocência é loucura. Uma fronte sem rugas
denota insensibilidade. Aquele que ri
ainda não recebeu a terrível notícia
que está para chegar." Bertolt Brecht

Covilhã, consciente disse...

cont

"É certo: ganho o meu pão ainda,
Mas acreditai-me: é pura casualidade.
Nada do que faço justifica
que eu possa comer até fartar-me.
Por enquanto as coisas me correm bem
(se a sorte me abandonar estou perdido).
E dizem-me: "Bebe, come! Alegra-te, pois tens o quê!"

Mas como posso comer e beber,
se ao faminto arrebato o que como,
se o copo de água falta ao sedento?
E todavia continuo comendo e bebendo."
Bertolt Brecht

Anónimo disse...

Isso o BB te salva da bacorada desta câmara.

Anónimo disse...

Oh matacao do martini , nao enxergas que estas a cair aos bocados !!!

Anónimo disse...

É verdade porque será que desde certa altura todos caiem aos bocados? Já agora alguem sabe do recurso do vereador para o supremo? Esta camara tornou-se numa disputa de gangs em liberdade condicional? A Covilhã não é isto, nus a rasgar os rotos...uma classe politica decadente.

Anónimo disse...

Há bastante tempo que esta cidade não tem pessoas com prestígio que a possa defender de fora credível. Esta cidade, desde há muito tempo que é fértil em personalidades corruptas, que usam os seus cargos para beneficiar e defender os seus interesses pessoais. Nem mais. O resto é conversa.