quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ó entrudo chocalheiro!

Vinha para discorrer sobre a concentração de testosterona no sangue e o poder químico da ovulação, mas a verve fugiu-me para a celebração do Entrudo no condomínio, que é como quem diz, para a versão de Inverno do Covilhã em festa
Na verdade, nunca percebi muito bem o que vinham fazer tantos foliões à Covilhã, quando a cidade nada tinha para lhes oferecer nesta época festiva. Mas este ano, a julgar pelo aparato, prevê-se festança de arromba com duração de sete dias, a fazer lembrar os rituais da antiga Grécia, realizados em honra dos deuses. Formidável.
Após leitura aturada do Pugrama das festas, chamou-me a atenção a participação do inefável Quim Barreiros, o jantar dos encalhados?! e o concurso de rotundas; quais elementos distintivos de cariz bem popular da cultura covilhaneinse. Ou seja, para os menos dotados na arte da mentira, o simulacro é a via possível. Antes assim, pois são nutrientes como estes, a escorrer pelas paredes do condomínio, que enchem a alma de qualquer basbaque que se preze. Sendo certo que estamos perante, mais uma ideia genial do professor cavaco, conhecido no mainstream por maestro cherovia (com o devido respeito), pois conseguiu duma penada, retomar a festa pagã e adorná-la num festim chocalheiro e na construção de bonecos nas seis rotundas do condomínio. Não há dúvida que o maestro tem dado um contributo inestimável para a antropologia basbaque covilhaneinse. Ele reinventa momentos que fazem qualquer indígena fugir do tédio com um simples chocalho na mão e sentir-se ligado ao seu passado remoto, em plena união com naturezas místicas inteligíveis como a pastinaca sativa, (cherovia para os leigos) ou um simples boneco de neve.
Chapeaux

34 comentários:

MANEL disse...

O que é que o maestro nos estará a querer transmitir com esta istoria da noite dos encalhados?
Teremos ou deveremos ir todos os covilhanenses?
Terá a pretensão de atribuir uma cherovia a cada um para o desencalhe?
Ou simplesmente uma verdadeira farra ao estilo de fellini?

Anónimo disse...

LOL

Anónimo disse...

Manel
Estiveste bem.

Anónimo disse...

Isto é ridículo pois este gajo vai ter de ser apertado. Onde estão as colectividades? GIR do Rodrigo, GER Campos Melo Oriental S. Martinho Brincalhões, Sporting da Covilhã, Académico dos Penedos Altos, Arsenal, GD Mata, Amigos Do Bairro Municipal, entre outras. Andam todos a dormir juntem-se e lutem todas pela igualdade. A Covilhã não tem uma banda tem uma escola de Musica EPABI.

Anónimo disse...

Olha o Carnaval na Neve quando o Clube Nacional de Montanhismo organizava ninguém dava apoio ninguém queria saber Agora com um maestro á Musica muda? Estou farto disto. Isto dói

moreira disse...

o manel eu acho que tu querias dizer “A Grande Farra” do marco Ferreri,mas prontos fica a intenção

MANEL disse...

Estava só a querer ser mais alucinogénico.
A grande farra de ferreri o maestro guarda para o recato das patuscadas com os sabujos pintistas.

Anónimo disse...

É injusto meter todos no mesmo saco.
o carnaval da neve é uma festa de todos os covilhanenses com esforço e carolice de muitas associaçoes.

Esteve mal o carpinteira desta vez.

Anónimo disse...

China and Russia put the blame on some screwed up ... China and Russia put the blame on some screwed up experiments of US for the earthquake that happened in Haiti.
Chinese and Russian Military scientists, these reports say, are concurring with Canadian researcher, and former Asia-Pacific Bureau Chief of Forbes Magazine, Benjamin Fulford, who in a very disturbing video released from his Japanese offices to the American public, details how the United States attacked China by the firing of a 90 Million Volt Shockwave from the Americans High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP) facilities in Alaska
If we can recollect a previous news when US blamed Russia for the earthquake in Georgio. What do you guys think? Is it really possible to create an earthquake by humans?
I came across this [url=http://universalages.com/hot-news/what-happened-in-haiti-is-it-related-to-haarp/]article about Haiti Earthquake[/url] in some blog it seems very interesting, but conspiracy theories have always been there.

Anónimo disse...

e o esgalhamos participa outra vez?

Anónimo disse...

Este senhor precisa mesmo de ser apertado. Já chega.
Mas afinal o que é que tem feito que valha a pena? Comparem. Tudo igual. A mesma pimbalhice, cópias do que se faz (mal) em outras localidades.
As colectividades da Covilhã precisam de se juntar e por este maestro no seu devido lugar.
Até porque há muita coisa que não se sabe. E já ouvi dizer, que uma associação da cidade apresentou um bom projecto, para as festividades do carnaval.
Foi preterida a favor deste senhor.
Basta.

carpinteira disse...

Anónimo das 13:36,

Obrigas-me a repetir o que já aqui foi escrito noutras ocasiões.
Repara: nunca negámos e já o afirmámos varias vezes, que a grande maioria das associações da Covilhã assumem um papel determinante na promoção da cultura, do desporto, e dos tempos livres, substituindo por vezes o própria a Autarquia. Por certo, só com a generosa carolice de muita gente se consegue preservar a história das colectividades, de uma forma absolutamente heróica.

Mas também é verdade, estarás de acordo comigo, que a excessiva dependência, quase em exclusivo dos apoios e financiamentos da Câmara, condenou muita gente à mão estendida e promoveu uma corte de fiéis admiradores, cada um à imagem do chefe, como foi visto na última edição do Covilhã em festa e a gora no Carnaval da neve.
É só isso.

Anónimo disse...

Toda a gente fala mas ninguém tem coragem de desmascarar esse senhor, pois a opinião pública não sabe nada sobre esse senhor. Preside a Banda da Covilhã e nem Agua nem luz paga. Acham justo? Associativismo da Covilhã juntem-se e ponham tudo em pratos limpos. Afinal de contas Antes de esse senhor ter vindo para a nossa Cidade sim porque é nossa já existia associativismo e não admitimos a ninguém que nos venham assinar nada. SR Paulo Rosa Isto é ridículo o SR tem de falar tem de vir dizer aos covilhanenses o que se passa na cultura.

Anónimo disse...

Que bom seria que a inveja , o arrojo, a mentira , a inoperancia, a vaidadeca não existissem!!!!E é só isto que está em causa e que faz com que gente ,desculpem, mas é mesmo, sem massa cinzenta façam os comentários aberrantes, injustos e de pouca visão.
Projectos?!!! que projectos? Quantos anos a Covilhã esteve no marasmo sem oferecer nada nesta época aos covilhanenses e aos turistas? Porque não avançaram estes que só agora acordam quando outros poem mãos á obra!!!!
Ponham a mãozinha na consciência e deixem de ser brutos, mal educados e de uma total falta de cortesia quando referem o "maestro da Cherovia" ....Ainda não perceberam a pessoa que ele é, a sua nobreza de sentimentos, a delicadeza com que trata tudo e a sua paixão pela música. Também ainda não perceberam os seus projectos e a sua mais valia. Enfim vocês são maestros de quê? por certo da ignorancia da difamação da sociedade pobre que temos e que voces vão engrossando. Curem-se... Deixem em paz quem nunca vos fez mal .Da minha parte apenas a Indignação.... Lutemos sim por um Mundo mais justo, mais informado, mais igual.

Anónimo disse...

quem é o paulo rosa??
não é o pinto o vereador da cultura??
não se sabe nada deste grupo, nem sequer sabemos se há ou não há vice presidente e queriam saber quem o vereador da cultura?

Anónimo disse...

Projectos?!!! que projectos? Quantos anos a Covilhã esteve no marasmo sem oferecer nada nesta época aos covilhanenses e aos turistas? cala-te pk quem tem de fazer é o Presidente da Câmara que por sinal é o teu Patrão

Anónimo disse...

Ignorante es tu

Anónimo disse...

Cavaco Vai para a tua terra

Anónimo disse...

Vereador da Cultura é o SR Brites Cavaco

MANEL disse...

parece-me muito fina e delicada,. quase de veludo a tua descrição do maestro,
a grande questão é que nesta covilhã só acorda quem o pinto quer e deicha acordar e este va-se la saber porquê, foi eleito, escolhido e agraciado pelo pinto e erario publico.

moreira disse...

Vê-se que o anonimo das 15,29 está pouco habituado ao contraditório.
Como é possivel que 35 anos depois do 25 de Abril, este senhor venha aqui pôr em causa a liberdade de opiniao das pessoas.
É isto a Covilha:uma carneirada e o seu comentario uma vergonha, senhor anonimo.

MANEL disse...

Moreira
Tu hoje estás a complicar as coisas.
Fellini, Ferreri, agora contraditorio?
Os homens não sabem o que é isso, ninguem lhes paga para pensar.
A palavra mais proxima no dicionario destes senhores, (estranhamente anónimos) é AMEN!!!

Anónimo disse...

Sr Moreira , uma vergonha é o seu contraditório.
Liberdade de opinião?! Mas o sr sabe o que isso é?
A nossa liberdade acaba quando começa a liberdade dos outros. Numca ouviu dizer?
Falar em liberdade é dar a cara e não se esconder no anonimato para insultar - a isso chama-se cobardia. Depois o 25 de Abril trouxe a liberdade para sermos cada vez mais cultos , para aprendermos a ser cada vez melhores , mais responsáveis, mais conscientes, mais PESSOAS e menos "carneiros" ( express~
ao por si usada).
Engana-se o meu Patrão não é quem refere, muito, muito longe disso.
Sou apenas uma pessoa desta Terra Atenta e inconformada quando vejo injustiças . Devemos acarinhar as pessoas de valor que aqui chegam, devemos ser hospitaleiros e não parecer " uns cães a ladrar á solta", invejosos, insolentes, incapazes. Fim de citação.

Anónimo disse...

Um excelente artigo:

http://24deabrilantecamaradeumarevolucao.blogspot.com/2010/02/jornalismo-etica-e-o-sindicato.html

moreira disse...

Oh anónimo, parece-me que você incorre em vários erros de palmatória quando entra no mundo blogosférico. Desde logo, é curioso que sendo você um anónimo, parta para o ataque ao anonimato do tal respeito pelos outros que se perde debaixo do seu nevoeiro moralista.
Depois vem com o lugar comum de que:

“ A nossa liberdade acaba quando começa a liberdade dos outros. Numca ouviu dizer?”

Claro que já ouvi. Essa frase está mais do que gasta. E hoje já pouco significado tem. Sabe porquê? Porque essa liberdade é inerente ao meio e devemos fazer dela o espaço ilimitado de convívio de que se usufrui nas sociedades democráticas. Talvez por isso devamos tentar espreitar para além das pessoas feitas de letras, porque no mundo virtual o que importa é o significado, não o significante, esse é um avatar. Não vou por aí, porque sei das suas limitações para o entendimento destes assuntos.

Mas eu estou disposto a deixar aqui o meu numero do BI e de contribuinte se por acaso isso o deixa mais descansado a si, que ate me parece uma pessoa de bem.
Pelo menos assim, alguém do regime podia avançar para ataques ad hominem, sua reconhecida especialidade, numa cidade provinciana como a Covilhã. Pelo menos assim, alguém podia chamar-me nomes, arranjar-me uma amante ou impedir-me de ter acesso a um trabalho, enfim, silenciar-me seja como for.
Julgava-o mais ardiloso, com melhor capacidade analitica e não um qualquer sherloque de trazer por casa.

“Engana-se o meu Patrão não é quem refere, muito, muito longe disso.”
Onde é que me viu acusá-lo de tal?

Se como o anonimo diz é “apenas uma pessoa desta Terra Atenta e inconformada quando vejo injustiças” então devia denunciá-las e não vir aqui fazer a defesa serôdia de outrem. Ou você acha que o maestro cavaco é intocável, inatacável e não susceptível de ser criticado?
Mas que raio de democracia é a sua?

Anónimo disse...

Diz um anónimo (o de 5 de Fevereiro de 2010 02:29):

"Falar em liberdade é dar a cara e não se esconder no anonimato para insultar - a isso chama-se cobardia."

De ir às lágrimas (de tanto rir, é claro)!

João disse...

Sabeis quanto valeis vós todos juntos=0
Ainda nunca tinha visto tanta pobreza de espirito junta.
Tenham dó.

moreira disse...

ó joao és um triste.
Desculpa um traste

Anónimo disse...

Pois mas ao contrário de voces ele deu a cara e construiu uma direçao pra banda e era a única, ou seja, voces nao tiveram coragem pra "construir" uma !! e agora pergunto eu PORQUE??
Ahh pois voces nao tem coragem de dar a cara e fazer alguma coisa pela covilhã.. Se nao fosse ele nao havia os concertos que há, nao havia festas nem nada depois queria ver o que diziam.. Diziam que a covilhã nao fazia nada.. Já que falam mal façam voces alguma coisa de jeito , quer dizer tentem fazer pode ser que consigam.. e ja agora avisem-me que eu quero ver.. Nao foram voces que conseguiram juntar mais de 100 crianças.. Deixem de ser como são e respeitem as pessoas que elas tambem vos respeitam..

moreira disse...

Ó anonimo, e tu a dares-lhe com o respeitinho.
Foda-se que o salazar deixou por aqui tanta mazela...

Anónimo disse...

o anonimo que agora disse isso nao foi o dos outros comentarios

silvestre disse...

Ó anonimo o maestro cipriano e o projecto zethoven, já fizeram mais pela Covilha e regiao, do que quantos cavacos ainda estarão para nascer.

João disse...

estás desculpado moreira, tu e os restantes moreirinhas, mas continuas a valer 0, no teu caso posso até dizer k estás a baixo de 0.
Que nulidade, nem cassete consegues ser.
Come on, give me a brake.

Anónimo disse...

e se todos se deixassem de comentários e respostas a comentários e dessem todos as mãos para trabalhar no mesmo projecto que é o CARNAVAL DA NEVE! falam uns, respondem outros, bloguistas com tanta converseta de anónimos, mas que NADA FAZEM. Bolas deixem trabalhar os que querem fazer animar a cidade da Covilhã Ok?