quinta-feira, 30 de abril de 2009

Os candidatos?

Há um estranho silêncio no condomínio covilhanense sobre as autárquicas. Não brotou ainda qualquer suspiro, nem se ouve nenhum tartamudear nas mui nobres Concelhias, onde parece rarearem formas de vida inteligente. Desde o BE ao CDS PP, estarão todos a poupar o gentio, ao palavreado inútil, e à propaganda pífia dos candidatos? Hum!

Uma coisa parece certa, os fiéis seguidores da corte, mais os pastores da IURD no movimento associativo, já estão no terreno a montar o cenário para o pagode eleitoral que se avizinha. Não é, pois, difícil adivinhar que o escrutínio vai, mais uma vez, transformar-se num mero acto político, sem nenhuma substância e com o protagonista do costume; por certo, a mesma capoeira. Com esta medíocre sociedade civil do condomínio, não há volta a dar-lhe. Resta-nos que a oligarquia do embuste fique esmagada na sua própria essência e pela sua própria gesta. Haja fé, esperança e caridade.
Amen.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Melhor que nada

Da série - o mistério das paragens do autocarro

foto via blog do katano

Ser ou não ser um frango

Antes que Abril finde, recordamos o blogue Chicken Charles, censurado por queixa de um tal de Pinto, que na altura tinha a mania que era um frango. Um caso psicanalítico que só Freud poderia desvendar. Muita gente pensou, que o sentido daquela sátira se inscrevia num plano de criação livre e representação imaginária, dada a sua natureza ficcional. Mas não. Afinal, tudo seria real ?
E mais não digo.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Desta vez a escolinha abre mesmo

Desta vez, garantem os responsáveis, a Escola Internacional da Covilhã vai mesmo abrir em Setembro... de 2009 claro.
As mensalidades baixaram dos 295 euros no pré-escolar e 1.º ciclo para 220 euros, e dos 390 para os 290 euros no 3ºciclo.
“uma correcção adequada à Covilhã e à actual situação económica.” Dizem.
A ver vamos.

Uma Escola que não está isenta de polémica.
Segundo o SPRC, "São públicos os números do financiamento da autarquia da Covilhã, traduzidos na alienação de um terreno (com um custo aproximado a 1 725 000 Euros e isenção de taxas de valor nunca inferior a 150 000 Euros, totalizando verbas próximas dos 2 500 000 Euros, isto é cerca de 500 000 contos*)

Da série - eu é que sou o presidente da junta

O patrono da favela de S. Martinho, o dr Tomás, de quem não se conhece uma obra que seja, ou uma ideia prá favela, veio agora com grande desvelo, congratular-se com a apresentação do que considera ser duas obras literárias:
“Toponímia da Freguesia de São Martinho” e “História da Freguesia de São Martinho da Covilhã” de António Garcia Borges.
Acrescenta ainda que:
“Um dos meus desígnios enquanto autarca nesta junta de freguesia, foi precisamente, o de tudo fazer para colmatar uma lacuna histórica que existia”

Fantástico desígnio, este, de quem passou quatro anos a enviar cartas de parabéns aos condóminos aniversariantes, e assistiu impávido, à decadência urbana da favela, por entre ruas e casas a ruirem de tédio.
Lá iremos, por alturas do escrutínio popular.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

press release - a conspiração contra o parque de feiras

O dr Abreu distinto tortosendense e mor promotor da fauna autóctone, vem através deste press release vislumbrar diligentes manipulações da TVI e do proeminente Aguiar Branco, figura incontornável da tribo laranja; quais tenebrosas entidades, numa dupla conspiração para esmagar o parque de feiras do tortoseindo. Um must do cortador de Sobreiros, Pinheiros & afins, que tem tanto de cómico quanto de trágico.
Leia no Gremio da estrela, alguns detalhes do arranjo conspirativo. Uma risada



Metodologia para uma canonização

O Condestável Pereira, humilde servidor da res publica, e ainda por cima, putativo candidato do PS à câmara da Covilhã, também merece ser canonizado. De maneira que, achamos por bem aconselhar alguns apoiantes e quejandos, a fazerem um uso correcto da gordura vegetal para que a beatificação se concretize

I - Nunca utilize margarinas ou óleos rascas do tipo VÊGÊ ou VAQUEIRO; em último recurso, opte pelo FULA. Se bem que o melhor, é usar uma gordura genuinamente tuga como o AZEITE. Se tiver que fazer a coisa, faça-a com alguma dignidade.
II- Deixe-o ferver até atingir uma temperatura de ebulição.
III- Pegue num copo e encha-o com agua bem fria.
IV- Ponha um dos olhos (de preferência o direito) por cima da frigideira e deite o copo com água lá pra dentro.
V- Aguarde que um ou dois salpicos lhe atinjam o olho. Não atingiram? Então repita a operação [IV] mas agora com o olho esquerdo bem aberto, e não se arme em esperto. Se mesmo assim não conseguiu, então você não gosta mesmo do Condestável Pereira.
VI - Resta-lhe, por último, a prece insistente. Ainda assim não consegue ver nada?
Bom, nestas coisas dos milagres nunca se deve desistir, nem ir ao médico; por isso, continue a ter fé, e principalmente reze, reze muito e espere sentado, até que o Condestável lhe abra os olhos. É preciso acreditar.

PS: Se recorrer a este método e as coisas lhe correrem mal, não nos responsabilize por eventuais nódoas de gordura na roupinha que traz vestida.

sábado, 25 de abril de 2009

Coincidências de Abril

A câmara de Santa Comba Dão escolheu as comemorações do 25 de Abril para inaugurar a Praça Oliveira Salazar, com porco no espeto. Claro que, o facto de ser um autarca do PSD a promover o fascismo, é mera coincidência.

Mas a propósito de coincidências e do significado da data - embora isso nada tenha a ver com a matança do porco - veio-me à memória aqueles especímenes pendurados pelos chispes na Piazza Loreto, em Milão, aquando da derrocada do fascismo em Itália, também em Abril, mas de 1945. Ele há coisas!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

No ar


A propósito da divida dos condomínios do Fundão/Covilhã; registamos como admiráveis os depoimentos oraculares dos Administradores camarários dr Frexes/dr Pinto. Por certo, declarações provocadas por algum episódio traumático, ou ao abrigo da suspensão da democracia com orientações misteriosas da Manela.

O primeiro, o dr Frexes, sem se rir, e para entretenimento da canalha, considera pouco importante a divida da câmara, desde que o Fundão faça parte da lista de cidades do interior com maior qualidade de vida.
O segundo, o dr pinto, para além de satisfeito com os resultados, diz que a divida da câmara é virtuosa e sem importância, porque a Câmara da Covilhã está melhor do que o País.
Pois. Falta apenas um pouco de música de fundo.

É bem provável que o dr Frexes e o dr Pinto, estivessem a falar sobre aquacultura, ou do aproveitamento da energia das marés, dramaticamente enjoados nesta viagem ás nuvens.
Ficou-lhes bem, mais uma tentativa falhada, com vista à expropriação da consciência indigena.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sensibilidade social

Enquanto os gestores públicos pagam as multas com dinheiro dos contribuintes, os pensionistas que ganham 300 e 400 euros mensais (muitos analfabetos) nem preencher o respectivo impresso sabem, são agora obrigados pelo governo do senhor engenheiro, a pagar uma multa de 150 euros por incumprimento fiscal.
Bem feito. Alguém tem de pagar a crise. Viva o PS

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Viagem ao futuro

Falhado o acordo com o Montepio-Geral, no ano de 2006, que permitia concluir o processo de negociações para o arranjo urbanístico da zona envolvente da torre de santo António, a administração do condomínio transladou o edificio, (visível no meio da matéria húmida) para a zona da ANIL no ano 2087

Empregos para todos

A propósito da criação de emprego, e para quem julgava que o condomínio permanecia em estado calamitoso ou em difuso mal estar, enganou-se redondamente. Segundo, o gremio da estrela, a ADC-Águas da Covilhã subcontratou à F. Batista - Tratamento, Controlo de Águas e Saneamento Básico, Lda, o serviço de 7 cabouqueiros e 7 cantoneiros pela módica quantia de 149.000,00€ (quase 30.000 contos). Não é o presidente da Junta de São Jorge da Beira que gere esta empresa?

Bom, mas há precisamente um ano atrás,(Abril de 2008), e depois de um período de míngua, em que o único acontecimento relevante foi a abertura d’um call center, que já começou a despedir; eis que d’uma só penada e com um toque de mágica, a Administração debitou empregos à fartazana prá canalha. O sô Administrador, em jeito de celebração pós pascal, temperou o condominio com postos de trabalho para todo o gosto. Tudo em prol dos condóminos, pois claro; sem manhas nem chico espertices, porque estas coisas do negócio devem ser tratadas em silêncio e no manto diáfano da transparência, tal qual a próxima instalação do Mercado Municipal.
Tomai lá tiros de fantasia e tromba calada:
Ele eram, pousadas, casinos, mercados, superfícies comerciais, escolas internacionais, pontes pedonais, empresas virtuais, e até um elevador que passa o tempo avariado e ninguém sabe para o que serve. É um fartote.
P’lo andar da carruagem, tudo faria crer que em ano de eleições autárquicas, a Covilhã passaria a gozar do estatuto de pleno emprego. Era tanta a farturinha que o indígena nem desconfiou. Parece que já estamos a ouvir o rinchar dos gentios bajuladores na mira duma oportunidadezita. Maibom!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Ainda estou em negociações…

- Depois de uma ausência prolongada, que aproveitei para tratar da Quinta e dos meus produtos RUDE, decidi na reunião do condomínio, que APPACDM é que vai ocupar os terrenos junto ao cemitério, para onde estava previsto o Mercado Municipal. Disse bem: estava previsto, mas já não está. Quer isto dizer, que resolvi mudá-lo de sítio, porque EU é que decido o que é melhor para o meu condomínio. Pelo menos assim, calo já alguns labregos, que andam por aí a criar factos políticos artificiais com estas merdas sem interesse nenhum; qualquer dia ainda me acusam a mim e à Câmara de termos uma divida de não-sei-quantos-milhões-de-euros, ou de estar a fazer uma casita, onde mais ninguém pode construir.
O que move estes gajos é a inveja e o ressabiamento em relação a quem tem um projecto próprio e claro prá Covilhã.
Bom, não pensem que vou adiantar a localização específica do novo mercado, mas posso garantir-vos, que irá instalar-se algures no centro histórico, e será na Covilhã.
só não digo onde é, porque ainda estou em negociações…

- Mas ó sô presidente, e os abrigos das paragens dos autocarros?
- Tás burro ó Barretes! Tu não vês que estamos na Primavera
- E depois sô presidente?
- Depois vem lá o Verão, porra! E na melhor das hipóteses só deve chover em Outubro. É preciso explicar-te tudo! Dassss!

O mistério das paragenes do autocarro

Hoje vínhamos para falar sobre a aceleração das partículas, quando de repente, demos de chofre com uma das paragens de autocarros, desaparecidas misteriosamente da Covilhã.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A endogamia universitária

Em entrevista ao semanário, O interior, o actual reitor João Queiroz manifestou a intenção de que “a primeira grande medida com reflexos a médio e longo prazo fosse a implementação de uma cultura de qualidade, não só no ensino e na investigação, mas também nas pessoas.”

Teria, neste sentido, alguma utilidade, a leitura do artigo de opinião do professor Mário de Carvalho no público de Sábado. Cuja abordagem à endogomia nas universidades e politécnicos nos conduz para a necessária reforma universitária.

sábado, 18 de abril de 2009

Dos monumentos e sitios

D’entre outros recantos covilhanenses, onde o desmando urbano faz lei, nós escolhemos para o DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS, esta pérola reflectora, espelho do património arquitectónico no condomínio 5 estrelas.

Torna-se claro que a visão estética e futurista que os iluminados presidentes de câmara nos legaram, ficarão como a mais perene imagem de uma certa Covilhã que floresceu em meados do XX. Um primor da monumentalidade na cidade neve, com décadas de autêntica barbárie construtiva que ainda estão por avaliar.
No princípio foi a torre de Santo António, agora, por conta do pintismo estrutural, a cidade vai começar a dar à luz elevadores e pontes pedonais. Marcas que se vão fixar na paisagem e que constituem um bálsamo para as laboriosas gentes, pois reconciliam-nas com as suas ilusões e enganos na cidade prenhe de fantasias.
Sendo certo que, para tal peditório ninguém será arrastado com inocência.

A verdade é que a Covilhã está cada vez menos harmoniosa, e não adianta fazer intervenções no espaço público com palhaços e acrobatas, enquanto não houver disponibilidade para incluir todos os agentes no processo de reabilitação urbana. Como refere o gremio da estrela, esta é a herança: a cidade nova vive um momento de pré-colapso; à cidade velha não há SRUs que valham. As feridas espalhadas pelo condomínio são facilmente identificáveis.
No entanto, os responsáveis pela degradação da cidade parece que não tem rosto. Ou tem ? Há dias, num texto aqui publicado, alguém apontou os nomes que ficaram associados aos contínuos dislates urbanísticos na cidade:

Anil, Plano Pormenor, Jorge Pombo.
Saudade, Lopes Teixeira/Alvaro Ramos
Calçada Alta, Rodrigo, Mateus Fernandes, Lopes Teixeira
Sto António, não uma, três torres, Lopes Teixeira.
Mamaracho ao lado da Igreja da Misericórdia, Lopes Teixeira.
Rua da Indústria, Lopes Teixeira.
Ou seja, o actual presidente que governa a Covilhã, não teve nem tem qualquer responsabilidade no caos urbano da cidade.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

...E mais não digo

- Quero avisar os condóminos, que regressei hoje, sexta-feira, 17 de Abril de 2009, passados quatro meses, à presidência das reuniões do executivo, que é como quem diz ao meu condomínio 5 estrelas. Ausência que, como todos sabem, se deveu a uma participação enviada pelos invejosos da DRAPC, acerca de eventuais irregularidades na construção da minha casita. Pois agora, já tenho em meu poder respostas suficientes, e os dados necessários para estar aqui a presidir novamente às reuniões, e mais não digo. Até ver.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

crítica ao blogue

« Caro carpinteira
Embora não tenha que me intrometer na prioridade que dão á publicação dos vossos textos. Gostava de fazer uma critica ao blog

Muito me espanta que, numa semana marcada pela luta pelo emprego, e sendo a Covilhã o concelho com maior desemprego 3.241, e em risco deste vir aumentar significativamente nos próximos meses, o carpinteira e a blogoesfera em geral na Covilhã, anda entretidos com o urbanismo, e outros fait divers de dividas da câmara e a futura localização do mercado municipal. Estranha prioridade a vossa quando nas ruas da Covilhã se manifestavam cerca de 300 mulheres trabalhadoras, em luta contra os salários em atraso. E da blogoesfera chegou apenas o silêncio. Quando muitas destas mulheres já nem se lembram de receber salários dentro do prazo, nem de ter em dia subsídios de Natal e férias de 2008. Quando o governo socialista disse que havia 850 milhões para o sector, mas o que assistimos é agonia das empresas que estão a lançar no desemprego dezenas de famílias da região »

Texto enviado via email pelo leitor Gomes

Qual dívida?

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano de 2007, foi arrasador no que toca ao endividamento dos condomínios do duo, dr Frexes e dr Pinto. Mas isso pouco importa. Como já é habitual, as contas do Anuário foram com certeza mal interpretadas por quem as leu e só podem estar mal feitas. Sendo certo também que, qualquer leitura dos números pouco objectivada, é própria da politiquice e pouco adequada a exercícios intelectuais sérios.
Pela parte que nos cabe, cuidaremos de nos reservar na nossa ignorância matemática, deixando a análise numérica ao cuidado dos amanuenses camarários.

Bom, o ónus de rebater os números e as contrariedades da Administração, estiveram sempre a cargo do espigado vereador Barretes - alma-mater do espírito covilhanense - que agora caiu no erro de se levar a sério. Desta vez, encarregou o pomposo serviço de comunicação da CMC, de elaborar um aturado exercício contabilístico, que é de levar qualquer condómino às lágrimas.
Ora, nesta arquitectura do deve e haver camarário, há dimensões que nos são invisíveis e inacessíveis. Prometemos no futuro, tirar um curso nesta área, para reduzirmos a ignorância na interpretação de tão estranha oratória financeira.
Mas para que não restem dúvidas para os condóminos, d’entre as bastas acrobacias numerárias, os escrivães da Administração, quais cultores da ciência contabilística, lavraram esta arenga conclusiva que nos deixa, sem dúvida, mais descansados:

“A divida total do município da Covilhã, num quadro de liquidação sem investimento significativo simultâneo ficaria liquidada em três anos”

Ou seja; com um pouco de sorte, boa vontade e esforço qb, a leitura deste documento, ainda pode levar um incauto a concluir que a CMC não deve nada a ninguém. A CMC teve sempre uma gestão positiva e exemplar, o que não acontece com a maior parte dos municípios portugueses.
Só ficamos preocupados pela derrocada de “inocência” que os espera, a eles, e ao condomínio.
O pior é que mesmo que nos apeteça, não dá para rir.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A ocasião faz ...

O (PIC) Parque Industrial do Canhoso tem sido alvo ao longo dos anos, de vários assaltos como foi o caso do Banco Totta e Açores, em Janeiro de 2005, um dos mais graves, registados no local.
Desta vez, na madrugada de Domingo de Páscoa, ocorreram assaltos em série a várias empresas no PIC; um parque sem vigilância.
Apesar do aumento substancial deste tipo de crimes, a Covilhã continua a ser uma cidade segura?!

Fonte: Diario XXI

terça-feira, 14 de abril de 2009

Era para ser, mas já não é…

Em Fevereiro de 2008 a Administração do condomínio covilhanense notificou os comerciantes que tinham as suas bancas de venda no piso cimeiro do mercado, a abandonarem o mesmo. Vítor Marques, o vereador fantasma, especialista em Mercados e Feiras, disse na altura que “ia reunir com os comerciantes mas desconhecia os motivos que levaram a câmara a exigir a cedência das instalações”. Pois pois.
Em Abril do mesmo ano, a Administração do condomínio toma a decisão de abertura de concurso para a construção do novo mercado junto ao Gameiro : (local onde a inteligentzia construtiva da urbe 5 estrelas, ergueu edifícios praticamente dentro do cemitério).
Bom, agora o dr pinto vem anunciar que o novo mercado da cidade já não vai ficar localizado na antiga garagem de São Cristóvão ao Gameiro, e que o assunto vai voltar a ser apreciado. Hum?

Então, este espaço nobre no centro histórico da Covilhã vai ser transformado em quê?
As pedras aparelhadas da antiga fábrica (na foto) foram para onde?
E os condóminos não terão o direito de saber onde é gasto o dinheiro dos seus impostos?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Diz-me quem bajulas, dir-te-ei quem és

As últimas 3 edições do JF, tem servido de pasto para alguns acólitos arregimentados malharem num tal de Brito, que desmontou neste jornal, a oferta da sopinha prós pobres, que a Administração do condomínio tem vindo a distribuir no refeitório camarário.
O primeiro a desancar no condómino foi o erudito vereador Roças, verdadeiro arauto do pensamento contemporâneo covilhanense. Esta semana chegou a vez da brigada do reumático, mais o génio reverencial do escriba erótico (MSR), de cujas boquinhas apenas brotam insanidades sem fim; cromos que o remoto Plutarco, já tinha caracterizado como uma espécie de bajuladores baratos; i.e., um género que não possui nenhuma ideia, mas que segue sempre a opinião de quem deseja obter algum benefício. Maibom.
No entanto, nenhum deles conseguiu desmentir o tal de Brito, pois o homem não pôs em causa a justeza da medida, apenas apontou o dedo acusatório ao eleitoralismo, e aos oportunistas que se fazem ao repasto por 1 euro. (Leia-se a propósito, as "Benesses" do "dr. Carlos Pinto" no gremio da estrela )
Ora, a reacção corporativa da trupe pintista, demonstra bem a indigência cognitiva e a supina ignorância deste aglomerado de basbaques com opiniões tão volúveis quanto interesseiras, mas que são dignas de comiseração pelo adiantado estado de pele-e-osso com que se apresentam no refeitório. São estes serventuários do regime, que não enxergam as coisas na sua totalidade e na sua essência, mas que tem sempre qualquer coisa d’importante para dizer, não ao mundo, mas em prol da glorificação do bondoso sô dr. Pinto, Administrador do condomínio e da politica do chá&biscoitos.
Já não se trata apenas do condomínio continuar pejado destas figurinhas imberbes. Trata-se de vivermos no meio de cretinos e de não sabermos como nos vermos livres deles. Puta de vida. (Nosso Senhor nos perdoe, que ainda estamos em período pascal)

domingo, 12 de abril de 2009

Orientações pascais

Este blogue não seguiu as orientações da dona Pulquéria da loja do cidadão de Faro, no que respeita ao uso de decotes pronunciados, mini saias e perfumes agressivos. Contudo, não condescendemos na utilização de roupa interior clara, como as fraldas que escondem as partes podengas deste cidadão aqui pregado na cruz.
Consideramos perigosa a identificação do SENHOR, com certos grupos e personagens radicais, que impõem linguagens, imagens e atitudes desadequadas a uma boa disciplina católica, e que reconhecidamente não se adequam à qualidade e responsabilidade de um exigente desempenho moral.
Por outro lado, achamos que não é possível gerir esta imagem pública durante tantos anos, sempre com a mesma pose intima e exibicionista das partes. Há cada vez mais necessidade de investir num JC qualificado, com uma imagem decente e de preferência mais (bem) vestido.

Daqui por uns dias, quando o HOMEM ressuscitar, havemos de falar também sobre os ovos da Páscoa, coelhinhos e demais ritos pagãos da fertilidade. Aguardemos.
Dominus vobiscum

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Um doutor reconvertido na UBI

«Uma vez que JQ ganhou, voltei a ouvir a sua audição com o CG.
Há uns dados que devemos reter:
- cerca de 20 doutores são responsáveis por 50% da produção cientifica da UBI;
- cerca de 50 doutores são responsáveis por 90% da produção cientifica da UBI;
- a UBI tem 250 doutores
Pergunto: o que andam a fazer os outros 200? Onde eu me incluo!!!!
Fiquei mesmo com peso na CONSCIENCIA.
Pois eu digo: passamos demasiado tempo na conversa, demasiado tempo em reuniões e demasiado tempo em tarefas que são inócuas para aquilo que se EXIGE a uma Universidade moderna. Perdemos tempo com cursos CET; com investigação que fica na gaveta; a produzir teses de mestrados repetitivas que não tem espaço de publicação; mais preocupados em saber se temos disciplinas suficientes para a “nossa” carga do que em escrever; a tentar “lixar” o parceiro; a vir blogar em vez de trabalhar; a ler páginas de jornais na net; a fazer reuniões sem resultados; a conspirar para dar a vaga X ao docente Y e a tentar eliminar o Z; a levar semanas para ler um paper (é verdade, infelizmente, há mtos colegas que não sabem inglês… como é possível que não tenham aprendido qdo há escolas de inglês na Covilhã????); … etc, etc, etc, etc.
Não será difícil aumentar a produção científica. E mais, é NECESSÁRIO. Como é possível que, em termos de produção científica (papers, comunicações, teses, patentes e projectos) estejamos ATRÁS de todas as universidades públicas com excepção da U. da Madeira? Até politécnicos como o IPP, IPL e IPC estão à nossa frente. Não acredito que os 200 doutorados, onde me incluo, não consigam melhorar o seu desempenho. É uma questão de OPTIMIZAR o tempo e deixarem de fazer actividades que não são para as universidades.
VAMOS TRABALHAR MAIS !!!!Escrevam artigos (em jornal ou conferencia, em inglês, alemão, francês espanhol ou português, não interessa, interessa é que a publicação seja classificada como ISI). Escrevam livros. Cativem alunos para fazerem teses.
Tenham ideias inovadoras para patentear.Acabem com as bloguices.Vamos todos melhorar.
Eu estou reconvertido.»


Comentário enviado pelo leitor Reconvertido, que elevámos à categoria de post

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Das insolvências & afins

200 postos de trabalho em risco no Tortosendo

Estão em dívida 40 por cento do salário de Fevereiro e o salário de Março, bem como metade do subsídio de férias e do subsídio de Natal de 2008.

À pala das nóveis siglas regeneradoras com designações de insolvência, precariedade, deslocalização, lay-off e outras merdas do género, o governo do senhor engenheiro lá vai atirando com mais uns quantos prá miséria. Na verdade do que se está a tratar é de institucionalizar a proletarização da enorme fatia de trabalhadores desempregados em Portugal. Com estas e com outras é que eles conseguem sempre transfigurar as formas de acumulação em benefício dos mesmos de sempre, mas com o prejuízo evidente dos trabalhadores.

O abandono das operárias do Tortosendo à sua sorte, é bem o exemplo d’isso, e fica também ilustrado no alheamento dos deputados eleitos pelo distrito, juntamente com a governadora civil, (figura arcaica da administração tuga) que praticamente não serve para nada. Basta-lhes o uso politico do discurso cínico, entranhado em exercícios de propaganda para fazerem crer aos incautos, que as migalhas chegam para todos. É mais uma mentira descarada.
Pra que servem afinal tais servidores, senão para manter apagada a consciência desta classe proletária, que geneticamente herdou os brandos costumes do salazarismo?

terça-feira, 7 de abril de 2009

Tiros

Se alguém tiver de fazer uma leitura politica desta eleição para o magnífico da UBI, nota que há, claramente, um partido derrotado, ou não fosse o ilustre servidor da República - deputado com saber pacientemente construído e trabalho partidário escrupulosamente organizado - o primeiro a dar conta da sua preferência pública por um dos candidatos. Um encómio que, apesar do notável esforço, não entusiasmou ninguém, pelo contrário, adensou ainda mais a tragédia. Já só falta refazer o convite para candidato à câmara. O pior é que ninguém com dois dedos de testa aceita ser candidato a uma câmara como a da Covilhã, com um poder mais macrocéfalo que um ministério e com o inefável Pinto preparado para se eternizar no lugar como uma lapa.
Como diria Montaigne: pior do que caminhar para o fim, é fazer de conta que ainda estamos no princípio.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Habemus reitor

Depois de duas votações, o actual presidente da faculdade de ciências da saúde, João Queiroz foi eleito reitor da instituição

Há noites assim!


No dia 2 de Abril, ainda a noite era uma criança, um ex-inspector do trabalho, foi brutalmente agredido por três indivíduos junto às antigas instalações da PSP da Covilhã no centro da cidade.
Diz quem assistiu, que a cena parecia tirada da rodagem de um filme. Mas não foi.
No entanto, a Covilhã continua a ser uma cidade segura.

sábado, 4 de abril de 2009

Idiotices paroquiais

Há uns tempos escrevi aqui, que a Covilhã esteve desde sempre ligada ao ancestral centralismo manipulador de Castelo Branco. Contudo, não deixa de ser verdade, que a cidade neve, nunca teve uma estratégia que lhe marcasse o destino como capital regional, devido, entre outras coisas, à ausência de uma planificação com racionalidade sociológica/funcional, e algum sentido económico. Bom, mas aquilo que me traz aqui hoje, é o costumeiro paroquialismo serôdio dos nossos vizinhos da Guarda. De visita à bloga da cidade mais alta constatei, mais uma vez, a animosidade dorida dos nossos amigos contra a Covilhã.
Há tempos, o ilustre programador cultural, Américo Rodrigues queixava-se de algumas dores, e através de uma notável sensibilidade critica, mas de improdutiva utilidade, pronunciou então no seu blogue cafe-mondego, judiciosos pareceres sobre a matéria; a pontos de reclamar para a Guarda o frio a que tem direito. Um fartote.
E eu a julgar que a regionalização significava reduzir assimetrias e estabelecer complementaridades entre as cidades do interior, puro equivoco. Segundo o raciocínio destas luminárias, o problema, em si mesmo, não é a regionalização, mas a possibilidade da existência de um poder executivo centralizado na Covilhã, o que para além de uma idiotice, revela uma manifesta ignorância sobre o ordenamento político do território.Também o autor do blogue Guarda Nocturna afirma em jeito de desmando paroquial na sua caixa de comentários:

“ (…) O conceito, que pretende aglutinar pobres com pobres, duas regiões tão diversas, só serve os interesses centralistas da Covilhã, como já toda a gente já percebeu.“

O que propõe então o nosso guarda nocturno: um Governo regional via net ou videoconferência, sedeado numa off shore regional?
Claro que não. Só pode tratar-se de um delírio quixotesco a vislumbrar ameaças numa cidade que nem sequer se dá conta que a Guarda existe.

(Aí que muyto vos tarda o juyzo na Guarda)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Há por aí muita inveja escondida

- Sei que na condição de vereador da acção social do condomínio, devia ter vergonha de malhar num condómino, que ousou por em causa os almoços caritativos a 1 euro para alguns carenciados com reformas de 1000; como se estes não tivessem igual direito de se refastelarem, alarvemente, por conta do erário indígena! Há por aí muita inveja escondida.
Mas agora que aprendi a dizer “habitualidade adjectiva”, (expressão que utilizo muito no Facebook), a modos que me subiu um luzimento até ao córtex, e vai dai, deu-me para desancar nesse labrego, possuído de inveja da sopa dos pobres.
Eu não sou assim muito virado para estas coisas do pensamento, prefiro acoitar-me na invisibilidade, mas o Barretes já me tinha dito, que estes almoços dos pobres fazem parte da ética da administração em campanha eleitoral, i.e., tem muito a ver com a caridade(zinha) indulgente, enquanto que no plano da estética atira mais pró melodrama.
Não sei!?
Eu inspiro-me mais no espírito evangélico, procuro contribuir com o meu trabalho e presença, na construção de um condomínio cada vez mais justo, fraterno e humanista, pelo menos até Outubro de 2009. Depois logo se vê. Até porque não é contraditório praticar actos altruístas e revesti-los de mediatismo e auto-promoção. Só os indigentes de espírito desconfiam de tamanha obra, em prol da solidariedade social covilhanense.
Embora tenha cá pra mim, qu’esta preocupação da Administração, em aliviar a pobreza com almoços a 1 euro, não vai ser suficiente para fazer ir até à mesa de voto alguns condóminos mal agradecidos.
Bom, agora tenho d’ir fazer uma sopinha, e depois vou até ao hi5 a ver se me distraio com umas pitas.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O presidente da junta

O assessor Martins vai avançar com a recandidatura à presidência da junta de freguesia da Conceição, que tem dirigido zelosamente através de telemóvel. Depois de dezasseis anos à frente do condomínio da Conceição, os últimos quatro de costas voltadas para os condóminos, o sô presidente da junta, concluiu: "não posso virar as costas às inúmeras provas de carinho que as pessoas me têm dado. Este será o último mandato”. A sério? D'onde sacaria ele tão douta inspiração ?

Este caminho por que envereda o PS local não é, seguramente, o melhor trilho, mas também não carece de grande roupagem explicativa, pois demonstra uma persistente e séria debilidade na política de renovação dos seus quadros, ao manter os jurássicos de sempre nos lugares costumeiros, Como se não bastassem já os sucessivos tiros no pé, com as trapalhadas na extinta (CP), este PS local é a expressão mais acabada da patologia originada pelo desabamento socialista, tanto no plano partidário, como no plano ideológico. Mas essa, seria já outra estória.

As escolhas rosa, continuam a ser feitas pela simpatia pessoal, que é como quem diz pelo amiguismo secular. Isto não quer dizer que a democracia de via reduzida no PS Covilhã, tenha de ser uma simples troca de pessoas, mas devia em muitos casos, permitir a possibilidade de mudança de projectos políticos. Sem esmiuçar grandes pormenores, o mercado político-partidário deste PS não é concorrencial e transparente; existem barreiras à entrada de novos actores, pois o aparelho instalado e os oportunistas funcionam como lapas, não olham a meios para garantir a sua sobrevivência. Se não vejamos: qual foi o trabalho desenvolvido pelo sô Martins durante estes últimos quatro anos na freguesia da Conceição? Quem o contestou?

Há uma tendência no PS da Covilhã, que tem vindo a acentuar-se pela falta de democracia interna, comportando-se como um pequeno grupo recreativo, cuja participação carece da aprovação de um ou vários padrinhos, mas sobretudo, tem revelado uma completa incapacidade para atrair novos valores, nomeadamente entre as suas crias.