sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Momentos zen 2010 - Prémio de arquitectura basbaque

... vai para o novo edificio da Agencia de Turismo. Um conceito pós moderno importado do Haiti.
Tem a particularidade de ser invisivel . Mas, por outro lado, teve em vista o financiameinto do parque de esqui urbano (outra fantasia) mais uns jobs para os apparatchiks do condominio. Foi uma tanga bem vista sim senhor.

Em 2011 a Volta vai passar no condomínio


Tudo indica que a próxima edição da Volta a Portugal em bicicleta vá passar pelo condomínio covilhaneinse. As negociações entre a Agencia de turismo da Covilhã e a organização da Volta seguem em bom ritmo, tendo sido satisfeita a ultima exigência da Administração. Em declarações à impreinsa, o director executivo Manny mãozinhas assegurou:

- “ Estou muito conteinte, sim senhor, não chegámos ainda a acordo quanto à quantidade de nevoeiro, mas desta veiz, o Jaquim gomes não pôs qualquer objecção à participação das oveilhas nos últimos quilometros entre o condomínio e a torre".

E continuou:

- “ O nevoeiro é, de facto uma matéria muito húmida, intimameinte ligada à paisagem covilhaneinse, mas as oveilhas, quer dizer o rebanho é um elemeinto mais natural e figurativo do condomínio, sem o qual não seria possível teramos chegado a acordo neste patrocinio . A Covilhã está de parabéns e a Ageincia de turismo tambem ... estou muito conteinte com este desfeicho."

A pobreiza da blogosfera covilhaneinse


Tal como aqui escreveimos há uns meises atrás, salvo raríssimas excepções, a bloga do condomínio é medíocre, acritica e pouco criativa, limitando-se a enjoativas imbecilidades e convulsões miméticas.
Para muitos, o simples acto de escreveir em português, ou meismo em covilhaneinse técnico torna-se numa verdadeira aventura. Ora, sem pretendermos entrar em diálogos tantas vezes inócuos, repleto de insinuações torpes, favores/ reciprocidades, concordâncias/discordâncias, resolvemos num tom curial, atribuir mais uma veiz o prémio com a designação de blogue basbaque 2010, ao mafia da cova. Um espaço intragável que reflecte bem a pobreza de espírito da basbacagem covilhaneinse.
Pró Máfioso que administra aquela bosta, os meus parabéns. Ehehehe

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Momentos Zen 2010 no condominio

premio solidariedade basbaque

Em Março, os amanueinses da Câmara da Guarda aprovaram, sem se rirem, o ante-projecto do novo aeroporto da covilhã, qual corte de provincianos, deslumbrados com os putativos voos low cost no condomínio covilhaneinse através da Tarlamonte airlines. Foi absolutameinte genial esta arenga dos guardeinses, amigalhaços do catano, que seimpre cultivaram por nós, covilhaneinses, um odiozito de estimação, vá lá sabeir-se por quêi. Nem a pérfida capital de distrito na sua reinante macrocefalia perdulária, destila tanto fel contra a Covilhã. Mas eistes, apressaram-se a aprovar uma coisa que não serve rigorosameinte para nada e que nunca se fará. Foi mais um momeinto ZEN, ou um numero circeince para adicionar ao anedotário regional, e enlear o bando de idiotas do costume. O paroquialismo segue deintro de momeintos: lá com o Governador(atchim!) Santinho, e cá com o Administrador do condominio. Maibom Kó quei !

Mais uma vitima

Isabelle morre aos 28 anos com 31 kg. Era Modelo de profissão.
É mais uma vitima da Indústria da moda e do lobby gay a ela associado, que continuam a promover um arquétipo estético com base na magreza extrema e a difundir imagens de corpos ao estilo de Auschwitz. Muitos acham que é o poder da imagem, o certo é que a idiotice da moda e das passereles, constituem hoje, o drama de inúmeras mulheres com transtorno psicológico e a percepção distorcida, que acabam como Isabelle, por encontrar a morte ou o desequilíbrio mental num processo irreversível.

Pontes realmeinte importantes em 2010


O carpinteira manifestou a sua discordância contra a domolição da ponte do Corge e tomou a iniciativa com outro blogue de fazer chegar a sua indignação à Assembleia da Republica. Hoje, já não estamos sozinhos. Sabemos, no entanto, que a REFER, contrariando a senda dos talibans anti-budistas, abandonou o intento de destruir a ponte. A memória histórica da Covilhã continua assim preservada.Mas esta é tambem a prova de que vale a pena lutar contra a indigência de espirito. Continuaremos atentos na defesa do nosso património, que só os ignorantes poderão subestimar.
A Covilhã seimpre.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O silêncio da imprensa local



Tinha cá pra mim que o jornalismo devia interrogar, pensar a noticia, chamar as coisas pelos nomes, como o primeiro requisito de qualquer abordagem comunicacional e de mediação do espaço público. Mas isso era eu iludido. Na verdade, os pasquins regionais continuam a entreter-se com a notícia anódina, acrítica, promotora de discurso fácil, funcionando, quase todos, à laia da "putain respectueuse" de Sartre.
É absolutameinte extraordinário que esta noticia : - Autarcas da Covilhã mandam avançar obras ilegais -. publicada pela imprensa escrita nacional, na passada semana, seja omitida, ostensivameinte nos jornais do condominio. É que nem um, deu nota desta acusação, que o sô pinto considera como uma fantasia juridica.
Qualquer olhar ateinto para esta pasquinagem, constata uma imposição de relativismo moral e uma censura que parecem conferir a si próprios, afim de manterem essa fidelidade canina ao poder local. Trovas do regime que a tipografia basbaque tece e espalha pelo condomínio. É o que há.
De quem terá medo a imprensa local ?

A frase

"Para ser mais honesto do que eu, tem de nascer duas vezes", Cavaco Silva


Eheheheh

O ano de 2010 a olhar pró boneco

Fala o Jf em obras novas para o condominio no próximo ano.
Então e o ano que finda: 2010? Não valeu? Ou passou em branco?
Alguem vislumbrou por aí uma obrazita desta câmara em 2010? Que se saiba, a unica obra de vulto a ser adjudicada foi o ex sanatório para Pousada de portugal, através do Turismo da Serra da Estrela do sõ patrão. De resto, nicles.

A verdade, porém, é que passado mais de um ano de volumosas promessas para o condominio, não há uma alminha, que consiga enxergar por aí, uma única ideia; repito, uma unica ideia que seja. No entanto, eles continuam com a meisma imagem austera e lacónica que cultivaram durante os últimos 16 anos; sem limitações e equívocos. Quais prestidigitadores a fazerem transitar, num toque de mágica, o futuro duma cidade da forma mais descarada de um mandato para outro.
As obras estruturantes continuam todas por fazer.
O receio de chegar ao seu ultimo mandato sem que nada de especial tenha realizado, ou que o recorde como presideInte da Câmara da Covilhã, levou o sô Administrador pinto a comemorar os 140 anos com uma pompa inusitada. embalado pela demagogia comemorativa e disposto a promover este exercício inútil de, subitameinte, reflectir sobre a urbe, para depois, como de costume, continuar a fazeir de conta que a cidade existe.
É este género de provincianismo bacoco, que torna a cidade neve, segurameinte, mais periférica e absurda do que já é. No fundo, bem lá no fundo, o sô Administrador pinto tem um lindo futuro atrás dele.
E a Covilhã também.

Uma perda de teimpo

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quando reclamar não é um direito para a Ensitel


Empresa enfrenta chuva de criticas por intimar ex cliente a apagar textos de blogue.

A história é simples e aparenta contornos pidescos: a autora do blogue jonasnuts, adquiriu um telemóvel que apresentava um problema e a Ensitel não quis proceder à troca durante os primeiros quinze dias da compra, como se compromete fazer publicamente. Insatisfeita com o serviço, relatou os detalhes no seu blog pessoal. Apenas isto.
A autora acrescenta agora, que «querem que o tribunal me mande apagar os posts que escrevi sobre a Ensitel» (post completo). A solidariedade com a autora do blogue segue na blogosfera e redes sociais

Ora, aqui vai mais uma alegriazita prá lagartagein...

São estas pequenas coisas que fazem felizes os tristes sportinguistas. Eheheheh

Presente de Natal ou esperteza saloia?


Dizem que as novas regras da lei do financiamento partidário, suportadas pelo erário indigena, vão permitir que os partidos acrescentem as multas do partido ou a dirigentes, às despesas, uma parcela que é subsidiada pelo Estado; ao que parece através do uso de subterfúgios legais para conferir legitimidade à coisa. Está bem visto.
Mas deixa lá ver se eu entendo bem esta tanga: o dinheiro que os partidos (todos os partidos) pagam pelas coimas, regressa de novo aos seus cofres mais tarde, sob a forma de subsidio? Hum! Quer dizer, a multa deixa de ter qualquer efeito punitivo, o que é verdadeiramente extraordinário.
É claro que com esta trupe dos partidos, não pode haver qualquer réstia de esperança para a tuga pátria.

Originalidades em urinois

Dispomos de vários estilos, deisde o modeilo azul mais tradicional, até eistes, em exposição na nossa loja. São tipologias da indústria do mijo, bastante mais arrojadas e vocacionadas para diversos eveintos festivos, como estágios de selecções e outros que agora não conseguimos lembrar. Deixamos à atenção da Agência de Turismo covilhaneinse:

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Anibal Yo!

Pode ser que o Glorioso seja campeão esta época

foto e titulo enviados via e-mail por um leitor atrevidote e com falta de senso. Mas para que não digam que sou tendencioso, aqui fica:

acontecimeintos realmeinte importantes em 2010

Estamos de regresso, e para que não nos acusem de maledicência compulsiva, vamos hoje relembrar mais um acontecimeinto importante do ano de 2010 no condomínio covilhaneinse. A verdade é que nem tudo correu mal. Apesar de ter chovido copiosameinte no Outono, o muro da Goldra, famoso pelas sucessivas derrocadas em dias de chuva (na foto) manteve-se intacto e não voltou a cair. Parabéns aos amanueinses que conseguiram estancar a obra. Eheheheh

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL





A todos os que fazem o favor de nos visitar, compartilhar o elevado respeito e consideração especial, pela Covilhã e a região,

negando a morte lenta, com sentido de cidadania e governança.

Desejamos-lhe um Feliz Natal , celebrando a sua tenacidade e existência,

Dedicando a todos nós Pablo Neruda:

Quem morre?

Morre lentamente
quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajectos, quem não muda de marca
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente
quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente
quem evita uma paixão,
quem prefere o preto no branco
e os pontos nos "is" em detrimento de um redemoinho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos,
sorrisos dos bocejos,
corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente
quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida,
fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente
quem não viaja,
quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente
quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente,
quem passa os dias queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.
Morre lentamente,
quem abandona um projecto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando o indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior
que o simples facto de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos
um estágio esplêndido de felicidade.

Festas aconchegadas

A festança da fogueira é mais uma manifestação (tal como a arvein de natal) com raízes nos ciultos pagãos, na celebração do solstício de Inverno, que a Igreija tentou cristianizar ao fixar o dia do nascimeinto do Jasus, obviameinte com o fito de impor o seu dominio. Cá para mim, ignorante em matéria religiosa, só pode tratar-se duma reminiscência inquisitorial católica. Mas prontus, isso agora não interessa.
A verdade é que o Madeiro faz parte da tradição aldeã com fogueiras aceisas no centro da aldeia, ou no adro da igreija na véspera de Natal. Digamos que niunca foi uma festa urbana. Mas o profícuo maestro Cavaco acha que sim e faz muito bem. De maneira que nós também vamos lá estar para cumprir a tradição e beijar o Menino nas palhinhas deitado. Avisamos, no entanto, a basbacagem, que o teimpo vai ficar frio por eistes dias, (incluindo noites), por isso, o espírito da época impõe um certo recolhimeinto. Boas feistas. Nós regressamos após a consoada e o madeiro.

Agasalhem-se.

Informação aos seguidores com deveres profissionais


Atendendo á folga natalícia,

Reconhecendo o direito a ferias,

Reconhecendo o esforço e necessidade,

Daqueles que nos seguem sistematicamente por obrigação e dever de prestar informação superior;

Vimos informa-los:

Em respeito pela quadra não faremos critica aos vossos superiores, ficando assim dispensados de reports hierárquicos e envio de comentários grosseiros, ameaçadores e insultuosos á equipa do carpinteira.

Ide ao vosso merecido descanso, na certeza de que o vosso posto de trabalho não estará ameaçado depois das férias de Natal.

(É claro se preferirem poderão continuar a ver gajas nuas!!)

Presépio SLB

... felizes festas para toda a familia do Glorioso


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Limpar a neve


Diz que a Câmara da Covilhã está disponível para gerir com eficácia o Ceintro de Limpeiza de Neve, e acabar de veiz com o costumeiro feicho de estradas no Maciço Central. Ou seija, em teimpo de contenção orçamental, e a juntar à divida dos 100 milhões, a CMC disponibiliza-se agora para assumir mais uma despeisa para o erário indigena. Fantástico. Mas, verdadeirameinte extraordinário, é que 5 cm de neve e às veizes meinos nas ruas do condominio, é quanto basta aos amanueinses para fechar escolas e paralisar a cidade.

Alguem anda a brincar às limpeizas.

Com os chispes de molho

A vera fisher diz que não gosta de escrever para pobres

É um daqueles desatinos que definem uma alma imbecil. Mas não deixo de concordar com a vera; deve ser pouco interessante a vida de indigeinte. Torna-se, obviameinte, bem mais aliciante, escrever inanidades para gente rica.
Eu é que já não tenho pachorra para ler livros de merda.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O pinheiro mailindo é o nosso no pelourinho...

É sim senhor, com luzinhas aceisas e tiudo

O pinheiro da Guarda

A arvenzinha de Natal, ao contrário do que muita boa geinte peinsa, é uma tradição pagã. Pois é, os ditos, costumavam cortar as arvenzinhas, trazê-las para casa, enfeitá-las, e desse modo exercerem uma espécie de culto pagão à natureiza, mais especificameinte à árvein. Se não acreditam, consultem ( Jeremias 10:2-4).
Ora, foi precisameinte o que fizeram os amanueinses da Guarda: depois de terem mutilado um ser vivo, colocaram-no no ceintro da praça velha, num quadro deprimeinte pela desproporção, mas não só. Qualquer olhar ateinto vislumbra na paisagem, uma árvore rejeitada, coitadita, no meio de um sitio inóspito, petrificado, vigiada apenas pelo palhaço do Sancho.
É de partir o coco a rir.
Ay que muyto vos tarda o juyzo na Guarda...

Fim

Lá como cá, a meisma estória. À semelhança do que acontece no condominio covilhaneinse, os condominos guardeinses, esperam agora, que o poder político local cumpra as promessas de dar andameinto às candidaturas para novas empreisas, e atrair investimeinto. Podem esperar sentados. Empreigos só na pérfida Castelo Branco, onde o poder local tem dinamismo, Pois é. É o que há.

Luzinhas e compras no comércio tradicional



Meismo em teimpo de austeridade , ninguém fica indiferente ao ornamento natalicio no pelourinho com as luzinhas festivas, que por certo, servirão para atrair os condóminos ao "comércio tradicional". Acontece que quando as luzes se acendem as lojas estão praticameinte a fechar e o único basbaque visível a partir da 19 horas é o iluminado Pêro da Covilhã mais o cromo monarca que outorgou a elevaçao do condominio.
A morte do Pelourinho há muito que foi anunciada e chega a meter dó com aquela espécie de comércio, ou o que resta dele; sem originalidade, nem mostra de talento, e que tem vivido ao longo dos últimos anos uma laboriosa via crucis. Mas o momeinto, presta-se a mais uma campanha da Administração com aquele notável dom, que lhe permite multiplicar as cores natalícias em longas e aparentemeinte sensatas efabulações sobre o destino trágico do comércio tradicional na Covilhã. Trata-se, pois, de mais uma tentativa luminosa de colorir um centro da cidade, que anda há muito a preto e branco e infinitamente desertificado. Pró ano há mais. Maibom ko quei!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ainda a propósito de presidenciais...

Tou chateado mais uma vez... prontus...

- Epá, já não bastava o amigo Manel ontem ter feito o jeito à lagartagem em Setúbal, ainda aparece o Pinto da Costa a dizer que o Jorge Jesus é um grande treinador … Hum! Aqui pra nós que ninguém nos ouve, esta foto, explica tudo.
Jà agora, prá coisa ficar compostinha só faltava tirarem-me a águia Vitória... Uff !

Um oásis de emprego



“De Janeiro de 2005 até Outubro de 2010, o desemprego no concelho da Covilhã decresceu 10%, enquanto que na Guarda aumentou 10% e 33% em Castelo Branco. Se o estudo fosse aos últimos 4 anos o desemprego já não estava a crescer.” Fantástica esta pérola de Manny.

Palavras para quê, são arengas do excelso vereador Farromba, contestando os números do desemprego no concelho divulgados pelo observatório para o desenvolvimento económico e social da UBI.
Mas o que ressalta de tão insensatas e atabalhoadas declarações "politicas" é o assumir do ónus do desemprego no concelho por parte da câmara. O que é verdadeiramente extraordinário e revelador de desnorte deste executivo. Por outro lado, fazendo jus à incontinência verbal que tem caracterizado os amanueinses camarários, lá prosseguem apostados no conflito institucional com a UBI.
E não se podiam mandar calar…

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

correntes de neve - ... cornijas da conspiração...

Há limites para a paciência de um beirão... fruto de uma criatividade impetuosa, anda por aí uma corrente ideológica a preparar-se para obrigar o pessoal a usar correntes de protecção de pneumáticos, em dias de neve, que como todos sabemos são, por aqui, a maior parte do ano. Há semelhança do assange, mas na modalidade automobilizada, o pessoal ainda vai parar à cadeia por não investir uns "míseros" 70 euros, que,no dizer de alguém, acérrimo defensor das ditas correntes: "70 euros é uma ninharia, são dois cafés". Na minha opinião, pelo atrevimento, este cabrão deveria levar logo um murro nos cornos e levar com as correntes pelas trombas, e não me apontem como mal educada ou incorrecta, para estes casos eu não conheço outra forma de tratamento, e em questões desta delicadeza eu só me sei expressar com delicadeza igual e com súbtil sentido de estado.
Quiçá também se preparam para nos obrigar a andar com uma vassoura para limpar a neve da estrada, pá e saco de areia para desmantelar o bloqueio... quiçá a vassoura, pá, saco de areia e correntes (tudo em kit) venham a ser certificadas e comercializadas por mais um dos amigalhaços, sentado à esquerda do pai, nesta nação que se quer profana (de profanar), que o povo vive nesta escandalosa amorfia, "resistindo à tortura sem um sequer gemido", e vai tardar arranjar energia para a rebelião.
No embaraço da sua incompetência, no seu hálito de altivez troglodita, não vamos lá com estas câmaras e esta protecção civil,tenhamos fé na era da nanotecnologia, que descubra alcatrão repelente de neve. Chiça... lembro-me agora da célebre frase, que se pode aplicar ao grotesco desta república: "às vezes quando levamos porrada da bófia, somos levados a pensar que o estado nos está a proteger.", neste caso é o próprio estado a esmurrar-nos. manufacturas

20 anos depois: a istrada

Diz que as obras vão ter inicio em Janeiro. Nós queremos acreditar que seja de 2011. Eheheheh.

Outras fantasias de 2010 no condominio

"O sonho da primeira liga"

Uma passadeira para nenhures com retrete ao fundo

Esta, foi sem margem para duvidas, uma das grandes realizações da Administração do condominio covilhaneinse durante o ano de 2010. Uma marca indelével na paisagem urbana da cidade neve para a contemplação do basbaque, qualquer basbaque. Admirável.

Da origem

Prefácio,
Nunca poderíamos compreendeir, de todo, a complexa e diversa característica dos povos e cultiuras basbaques, que pastaram pelo condomínio covilhaneinse, se não fizéssemos menção à vinda dos Celtas; povo Indo-europeu que povoava grande parte do noroeste pátrio, e que à época já praticava a procriação medicameinte assistida.
Os Celtas chegaram ao condominio em meados do Século XIII aC, se a memória não me atraiçoa, instalando-se inicialmeinte por toda a encosta serrana ate ao limite da actual freguesia de Cantar Galo (...) Por essa altiura já os basbaques Lusitanos cá moravam, que é como quem diz os covilhaneinses primitivos, com um smell mais pró leite do que prá lã. No princípio, a basbacagem até achava uma certa graça a estes cromos loiros, de olhos azuis, e altos, tão altos que em muitas ocasiões superavam um metro e 76, e, ainda por cima, tinham uma dieta baseada num arroz amarelo acompanhado com a pastinaca, que por evolução semântica veio a chamar-se cherovia. (…) Bom , mas isto era no principio, onde reinava uma certa coexistêincia pacifica eintre os dois povos ...
Ora, algum teimpo depois, (aproximadameinte cinco séculos), os basbaques, deisde seimpre subjugados pela exótica beleiza das mulheres celtas, haveriam de fazeir jus à célebre expressão idiomática: quem não se seinte não é filho de boa geinte. Vai daí, e apesar da sua tolerância multicultural, resolveiram indignar-se com as sistemáticas piadinhas de mau-gosto dos celtas, ora sobre as carências da virilidade covilhaneinse, ora sobre a sua baixa estatiura, em média um metro e 50 e com bigode. (A paciencia tem, obviameinte limites). Foi então que os basbaques, iniciaram as hostilidades, e uma guerra sem tréguas com a vizinhança. De meimbro em riste, untaram as pontas das suas espadas, flechas e lanças com o letal ácido fálico e distribuíram friuta por tiudo quanto era rediuto do inimigo; de tal maneira que, como recompeinsa pela vitória, puderam fornicar à fartazana com o mulherio Celta (o que permitiu que a partir de então os basbaques ficassem um bocado, só um bocadito menos baixotes (...) Assim se inicia o longo periodo proto histórico basbaque, até à entrada em cena de outro cromo, o covilhaneinse Viriato. (Lá ireimos um dia deistes)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Publicações

Esta primeira publicação faz parte de uma trilogia inspirada no beste célere Diário dos Infiéis do escritor Morgado. Não se trata de mais um costumeiro exercício retórico de quem acha que tem qualquer coisa de importante para dizer ao mundo. Diário dos Basbaques é uma narrativa anti erótica, escrita em covilhaneinse técnico, que aporta um retrato fidedigno do modus vivendi basbaque no condomínio.
Se ainda lhe falta uma prenda de Natal, não hesite.
Há venda num blogue perto de si.

Este ano não haverá arroz de pato na ANIL

As dividas, os cortes orçamentais a juntar a um 2010 sem festança eleitoral, levaram a administração do condominio a anular o tradicional jantar de Natal (o arrozinho de pato) na ANIL para a basbacagem.
Fica prá prostata.

Pedidos ou ameaças?

Dignidade

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Uma galinha e pouco mais no debate presidencial...

... sobrou uma galinha com bocados de pão no bico perseguida por criançinhas famélicas. Foi no minimo, deprimente, o debate entre Nobre e o camarada Chico Lopes. Sendo certo que ver os candidatos presidenciais botar argumentário gasto, de pouco adianta já para o cidadão comum. O mais importante, é ouvir o aviário de comentadores que vem a seguir, no pós debate, produzir alarvidades de tamanhos mil. E ainda faltam 40 dias…

Diz que são fantasias juridicas...

Autarcas da Covilhã mandam avançar obras ilegais. É mais um filme a preto e branco com os meismos do costume.

A UBI quer a obra nasce

O tal projecto que a CMC desprezou. Se bem nos lembramos há poucos meises atrás num comunicado o parkurbis dizia que as explicações da UBI sobre o projeto Ubi medical "enfermavam de omissões", revelavam "falta de rigor" nos factos e "escamotiavam uma mudança de objectivos que fragilizava o projecto".
Ora, o avanço do Ubimedical contra veintos e marés, é um bom exeimplo para os criadores de ilusões da administração do condominio e para claque de apparatchiks, que preteindem transformar a paróquia numa espécie de Musica no Coração. A verdade é que o projecto Ubi Medical, um dos maiores investimeintos cientificos de todo o interior do país, segue em freinte sem o aval da CMC e Parkurbis (condomínio high tech) de improvável utilidade. Dito assim, a cru, isto significa apeinas, que o sô pinto mais o seu ersatz farromba, foram mandados às urtigas e remetidos para o pífio papel do coro das tragédias gregas. Ah pois! Numa cidade seimpre à cata de mitos e de heróis mal forjados, esta, foi uma boa lição para o ayatola do condominio, que nunca admitiu ingerêincias na teocracia paroquial e esteve sempre habituado a pôr/dispor a seu bel prazeir. Habituem-se. Seria bom, pois, que os amanueinses continuassem a dedicar-se, nos próximos teimpos, mais à pose - engenhosameinte sublime, decadeinte, mas glorificante - do que propriameinte às ideias que nunca tiveram.
O Ubimedical é uma vitória para a Covilhã e uma derrota para a CMC.

* texto escrito ao abrigo do covilhaneinse tecnico

Apanhado

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O zézito avatar

As ocultações de Mona

Desde sempre que o mais famoso quadro do Mestre Leonardo esteve associado às mais intrigantes especulações. Desta vez, um investigador italiano, um tal de Vincenti, acredita que encontrou "mensagens ocultas" no mais conhecido quadro de Da Vinci, a Mona Lisa. O investigador, depois de ter analisado os três olhos da Mona, defende que as iniciais da modelo estão registadas muito subtilmente no seu olho esquerdo. revela em declarações ao "The Guardian".
Hum! Cá para mim, que sou um ignorante em arte pictórica, parece-me mais plausível, que Da Vinci tenha empregue uma técnica especial para reproduzir a sua propria imagem no quadro. Da Vinci pode ser, quanto a mim, uma reencarnação do emplastro, revelado por detrás da obra de arte. Ou seja, se observarmos directamente o sorriso de Mona, este desaparece, e só reaparece quando nos fixamos no espectro do filho de Pinto da Costa no canto direito do quadro. É uma teoria como tantas outras, que tem surgido na interpretaçao desta obra. Não sendo, pois, de descurar esta possibilidade, realmente impressionante, do mestre ter ocultado a sua identidade nas traseiras da misteriosa Lisa. Trata-se obviamente de uma especulação. Vale o que vale. Hehehehe