sábado, 31 de dezembro de 2011

prémio sensibilidade social

O prémio basbaque do Mês de Dezembro vai para o sô Bispo da Guarda, (maître à penser do colégio liberal tuga). Sua santidade perdeu uma oportunidade de ficar calado e quieto lá no seu horto perfumado da escolástica. Atão não é que, ao contrário de pregar a justiça social, resolveu o casto, por pura emanação divina, culpabilizar os trabalhadores da Misericórdia da Covilhã (com o obsceno rendimento mensal de 490 aéreos) por não terem aceitado uma redução salarial e cortes nos subsídios de férias e de Natal! Formidável a arenga e não menos o génio imaginativo do clérigo que, aliás, ninguém de boa-fé acompanha ou reverencia. Trata-se, pois, de uma comovida receita de sujeitos pouco habituados a trabalhar, mas sempre prontos a esguichar postas urbi et orbi. Nem sequer há nada de original nestas declarações do santo, o que há, por agora, é que o disfarce caiu de vez e tocou a rebate. Eu sempre desconfiei de gajos que vestem saias e com a tentação de meterem a colherada na política donde quase sempre se retiram besuntados. Enfim, é mais um lampejar espiritual da troika que paira sobre a paróquia regional. O obscurantismo será sempre a nossa tragédia.

(boa noute senhor bispo, a sua bênção).

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Agora é a minha vez ... já venho

Bom, vou por-me na alheta a mando do nosso primêro. E desta vez, não vou de comboio como antigameinte, porque o sô pinto já mandou acabar com aquela treta da Cei Pei. À cautela, adquiri um bilheite na NET, para o laranjinha da Easyjet. AH! Pois é! Maibom ko quei!

Bom ano. Já venho



vamos correir com eiles à vassourada


Carlos Pinto "manda" Governo embora diz o JF. É só rir com eiste presedeinte da cambra. Ainda na passada semana, exultava com a recetividade calorosa do secretário de estado com quem negociou a requalificação da variante entre a Senhora do Carmo e o Souto Alto, e até admitiu a ligação a Coimbra com portagens. Esta semana passou a odiar o gajo e já quer correr com ele. Eiste homem não anda nada bem. Não anda não.

Mas o que é verdadeirameinte cómico, se não meismo trágico neste não assunto, é a forma como o egocentrismo e irreprimível vaidade do sõ Administrador do condominio fica semanalmeinte celebrizado pelas suas celeumas nos pasquins regionais. Tudo tão obviameinte parolo, a ressoar na pequenez destes jornaleiros mesquinhos e pífios. Um nojo.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ar puro com aroma de morcela e outras essências da tanga

Não é para estranhar esta tanga do ar puro guardense, ainda que simbólica (5 euros o frasco ). Lembro-me que há uns teimpos, um ilustre programador cultural da cidade mais-alta, em jeito de comparação com a cidade-neve, reclamava no seu botequim com alguma mágoa, o frio a que a Guarda tinha direito. Um fartote.
Convém, no entanto, observar que este produto tem algumas contra indicações não referenciadas no frasco.Conta quem já snifou o AR, que aquilo dá flatulência e põe um gajo a correr para a sanita num autentico abalo telúrico, devido à forte compressão dos aromas no interior do frasco. A telúrica condição é tão potente que qualquer nobre cagão que se preze, transforma o ar da guarda numa explosão de merda incontrolável. É muito perigoso sim senhor.

*Peço perdão pelo tom escatológico da coisa

a propósito de pagameintos

Questão que me inquieta de sobremaneira, e ainda não obtive resposta das autoridades competentes: Não há dísticos da via verde nas estações dos ctt, uma vez que esgotaram. Desta forma, quem assume os 0,30€ que se têm de pagar cada vez que se faz o pagamento nos CTT? Eu, sei. Mas é de todo injusto. 26,22€ para ir ao Entroncamento e vir? ROUBO!
Agradeço a vossa colaboração.

*Comentário de um leitor

Trabalhadores da EDP em 2013

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

É acabar com a Cei Pei e mainada...

Sem nada de relevante para apresentar aos condóminos durante o ano que passou, o sõ presideinte da CeiMCei entretem-se agora a proclamar boutades numa coluna de opinião, que assina no pasquim NC. Atão e não é que sõ presedeinte propos ao primeiro ministro, sem se rir, acabar com a Cei Pei, tal qual os maquinistas! Podia, ao meinos, o escriba de fim de semana, alvitrar que os camaradas chineises, tomassem posse administrativa deste nosso “câncro publico”, mas não. É acabar com eiles e mainada! É assim meismo, aquilo não serve para rien.

Entretanto, o Carpinteira suspeita que a gestão da ferroviária tuga, possa ficar agora entregue à Comurbeiras ou, em alternativa, à Covibus, empreisa de excelencia no transporte de passageiros no condominio. Consta-se que o dr manny maozinhas (farromba prós amigos) foi sondado para presidir à administração do novel grupo de caminhos de ferro com sede na Covilhã, mas já mandou dizeir que não está disponível. Segundo conseguimos apurar, o dr manny, anda às voltas com o novo projecto arquitectónico da ageincia de turismo da Covilhã, e ainda com os preparativos para os jogos olimpicos de Inverno na pista da Torre. É muita azáfama para um homem só.

...


É bom reflectir neste recente conceito migratório de Passos Coelho e da sua casta nauseabunda; um símile de Salazar que também se sentia orgulhosamente SÓ na tuga pátria. E deus me perdoe que ainda estamos em época pós natalicia.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

palavras para quê ...é um poeta covilhaneinse

... e diz que quer disputar a lideranca do peipeideipsdei com o passos de massamá

Vai em freinte companheiro. Nós estamos contigo, apesar de nunca termos entendido nada do que dizes ou escreves. Apreciámos, sobretudo, as tangas teatrais que andaste por aí a impingir aos indigenas. Mas prontos, para ir ao pote qualquer um serve. E, hoje, como diria o Fernando: ninguém sabe que coisa quer. Ninguém conhece que alma tem, nem o que é mal nem o que é bem. (...) Tudo é disperso, nada é inteiro. Ó Portugal, hoje és nevoeiro... É a Hora! [catano]"

EDP - novo logotipo

Parece que a coisa não está a correr lá muito bem...

Vai andando... e não voltes



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

teimpos de extravagância

Lameinto, mas desta vez não vou ligar peva ao Concilio Vaticano II, que recomenda jejum e abstinência para a véspera do Nascimeinto. Vou indo pró Sul. Os dias que se avizinham obrigam-me a um recato espiritual, mas principalmeinte a consumir uma quantidade obscena de bacalhau e outras gulodices que a tradição, enfim, não me deixa recusar.
Bom, sem mais delongas, deixo uma saudação amiga e solidária para todos os que nos dão o privilégio da sua visita e tornaram, hoje, o carpinteira no blogue mais participado da beira interior. Neles, incluímos basbaques e não basbaques, amanueinses, batráquios e demais cães de Pavlov.
Feliz Natal e até já.

Extinguir a CP, um número circense...

Em época de festa e animação, na falta de argumento e na ausência de protagonismo relevante, tudo serve para ganhar espaço na comunicação social, dividida entre a festa e a desgraça que marca o natal 2011.

Bem ao estilo madeirense, inspirado numa classe politica sem graça, desejosa de cair em graça, o presidente da camara da Covilhã, num exercício bacoco e desprovido de sentido e responsabilidade, pede a extinção da CP.

Qual o resultado? Ridicularizar um bem precioso para as populações da nossa região.

Não se brinca com coisas sérias.

Ainda a propósito de Estaline...ehehehehehe

* via facebook e escrito em inglês técnico. Manifestação de arte publica junto à CMC

é sempre a abrir...



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Diz que o novo posicionameinto da PeiTei é no lixo...

Foi você que pediu um Datacenter em janeiro de 2012 ? Hum! Querem lá ver que o ex-aerodromo covilhaneinse vai tornar-se numa enorme plantação de milho! A coisa está a ficar preta. É esperar para ver


Nunca digam que não vos avisaram..desandem..emigrem e é depressa!!




Agencia com serviços para toda a Europa e PALOPs. Descontos especiais para professores, desempregados & afins


Segundo o que o carpinteira conseguiu apurar, o Passos de Massamá mais o Relvas&Rangel, despachantes oficiais pátrios, aconselham todos os tugas a abandonarem o país, «pelo menos enquanto eles forem governo, depois podem regressar»
Muitos tugas já seguiram o conselho desta agència transportadora, enquanto uma minoria, continua relutante e aguarda pela abertura do DataCenter da Covilhã, cidade onde se prevê o pleno emprego nos próximos 2 anus; um nicho de desenvolvimento sustentado graças ao génio criativo do seu alcaide.
Entretanto, algumas estradas complementares e SCUTs estão a ficar completamente lotadas com camiões e outras viaturas de transporte de mercadorias e pessoas. É um vero êxodo de indigentes lusos por esses caminhos que conduzem à fronteira. Há até alguns cromos confundidos e desesperados, que já se atiraram às águas do Tejo, na esperança de encontrar na outra margem, um país com futuro que não seja governado por passos coelho e a sua trupe.

vá para fora, mas previna-se

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O mistério do arroz amarelo covilhaneinse


Continua a ser para mim um mistério ver gajos em filas ao Domingo no restaurante do Sporting, no Tomás ou na Traineira, ansiosos por levarem o arroz amarelo, mais conhecido por arroz à valenciana. Estranha tradição, esta, do bom povo covilhaneinse.
Interrogo-me, onde e quando se teria iniciado o domingueiro ritual com eiste arroz de aspecto mórbido, composto por (delicias do mar, salsichas, um caldo Knorr, peles de frango cozido e ervilhas, basicameinte) ? O que levará o covilhaneinse a estabelecer com ele (o arroz) esta relação quase erótica e ambivalente?

É que são consumidas generosas doses desta pseudo iguaria, oriunda da zona de Valencia como se fizesse parte da nossa gastronomia regional. Trata-se de um comportameinto dominical preocupante.
Ora, como chegou esta mania ao condomínio covilhaneinse, conseguindo manter-se incólume até aos dias de hoje?
Será que a privação do arroz amarelo tem efeitos nocivos ao nível emocional no covilhaneinse?
Ficará o especimen estimulado sexualmente quando emborca o arroz à valenciana ao Domingo?
Tantas perguntas, mas tão parcas respostas para este fenómeno local. Eu espero que haja por ai um estudioso qualquer que possa aliviar-me com uma explicação plausivel para tão estranha idiossincrasia basbaque.

Porque o teimpo é de paz, amor e concórdia...

... dedicamos este post ao mafia da cova para que regresse da tumba, onde jaz há quase um mês

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pois que descanse em paz o pequeno lider...

Agora é só esperar pela nota de condolencias da comissão politica do PeiCeiPei ao bom povo coreano contra a intromissão abusiva da agencia intervencionista do imperialismo e dos seus lacaios agressores e o catano... mainada.

O nosso património é para preservar



Ocorreu-me a propósito da demolição das torres do Aleixo (para dar lugar a um local aprazível só para ricos), contemplar demoradamente a nossa torre de Santo António, que já faz parte do património edificado de elevado interesse paisagístico na urbe 5 estrelas. É preciso ter alguma sensibilidade e respeito pela história e estética da cidade-neve. Este edifício tornou-se no verdadeiro ex libris da Covilhã, por isso devia constar da rota dos percursos históricos e porque não ser candidato também a património material tuga.
A torre de Santo António pode e deve ser uma referência mítica do urbanismo de qualquer executivo camarário vindouro. Por mim, tratava já de a embalsamar junto com a ponte da carpinteira, outra tanga a revelar uma completa ausência de doutrina urbana sustentável. Oremos, pois, para que estes mestres d'obras desapareçam de vez. Mas dizia eu, que mumificava os dois monos, deixando-os de molho até à eternidade, para que as gerações futuras soubessem quem foi essa insanidade organizada que deu o pontapé de saída para mutilar a cidade com tamanhas aberrações.

domingo, 18 de dezembro de 2011

emigrar é o que está a dar...

... p'lo meinos foi essa a proposta do primeiro ministro em entrevista ao CM, aconselhando os profs. a emigrar, de preferencia para bem longe: (PALOPS e quejandos). É assim meismo. Cá para mim que não sou de intrigas, o Mario Nogueira (aqueille gajo de bigode à anos seteinta) foi dos primeiros a dar o exeimplo, pois já emigrou há meio ano, desde a saída do senhor ingenheiro e da mari' de lurdes.

há estilos que já nascem c'um gajo, pá !


sábado, 17 de dezembro de 2011

do pinheiro ao ovni




No ano passado os amanueinses da Guarda: depois de terem mutilado um ser vivo, colocaram-no no ceintro da praça velha, uma visão deprimeinte pela desproporção, mas não só. Qualquer basbaque ateinto detectava naquela praça fria e inóspita, uma árvein rejeitada, coitadita, Um quadro de ir às lágrimas. Eiste ano, os nossos vizinhos não se ticaram pelos ajustes e em vez da arvenzinha raquítica, encomendaram um ovni em forma de globo gigante e plantaram-no ali no ceintro da praça. Diz que o Sancho não consegue parar de rir com o novo inquilino do ALÈM, com uma reinda de 1.400 euros por dia. Lá como cá, os meismos cómicos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um historico de vitórias que vem de longe...eheheheheh

CMC vai comprar dois limpa-neves... eheheehehe

investir o graveito da basbacagem em dois limpa-neves, numa cidade como a Covilhã, que de neve só tem o epiteto, equivale aquela arenga dos anos 80, quando a Rússia forneceu um navio quebra-gelo à Guiné–Bissau, e a Suécia, casas com o tecto inclinado e lareira, a São Tomé! Maibom, ehehehe. Bom, mas ainda há bem pouco teimpo uns empresários tugas ”venderam” alguns destes exemplares aos angolanos.

Nós é que devemos estar a ver mal a coisa.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

marimbou-se e prontus

Depois do lauto jantar em CB, bem regado com tintol do Fundão ou da Covilhã, (já que a pérfida capital de distrito em matéria de vinho só tem as rolhas), o deputado Santos do PS resolveu dizer o que lhe vai na alma e marimbou-se para a divida tuga. Mainada. Entretanto levantou-se por aí um coro de carneiros indignados contra o homem. Mas não teria o ébrio servidor da res publicae alguma razão no que disse?

A propósito de efemérides comemorou-se ontem...

Isto é só para dar uma alegriazita ao covilhaconsciente, à lagartagein em geral, e para que não digam que somos facciosos

E para que serve um curso superior de guitarra portuguesa?

Regozija-se o JF com o curso superior de guitarra portuguesa no politecnico de CB. Eu ando aqui às voltas com a minha braguilha, perdão, queria dizer braguesa, para ver se consigo vislumbrar a utilidade desta coisa. É que já não bastava a tanga do paisagismo, o Design de jardins, e ainda o Catering em Seia; cursos extraordinários na área cientifica do Bricolage.
Não tarda nada e chegam por aí formações em Speakers e Aluguer de Aparelhagens de Som. O regabofe segue dentro de momentos num politecnico perto de si.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O ataque da águia

quem é que dá os dias santos no condominio, quem é?

Espanta-se o Director do agrupameinto de escolas do Tortoseindo pelo facto da DRE ter acordado com o sô pinto e não lhe ter comunicado a eile, (o director) que os alunos daquela escolinha voltem a frequentar as aulas de educação física no pavilhão do unidos do Tortoseindo.

E nós perguntamos: Afinal o sô director da iscola ficou surpreendido porquêi e com o quei?
Mas quem é que manda na DRE, no condomínio e nesta merda toda, Caralho!
Eheheheeh… Extraordinário.

O presidente da (ULS) da Guarda, diz que a maternidade tem todas as condições





terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Descongelameintos

Se há algo de novo a destacar neste raminho de boas novas pró condominio é, sem duvida, o congelameinto das reindas sociais. Mas se seguirmos com atenção o rol de empreendimeintos para 2012, damos de chofre com o quêi? … Deixem-me adivinhar (?!?!) Pois é, lá está outra veiz, pronta a descongelar, a ISTRADA DO FERRO. Sim senhor. Desta vez é que vai ser.

É uma risada com eiste Administrador.

só o Glorioso continua nas SCUT

...os outros seguem pelos itinerários complementares... ehehehehehe


empresa recruta

... para desenvolver a sua actividade em zonas de grande prosperidade económica e pleno emprego como a região autonoma da Madeira, Covilhã etc...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

casos que a imprensa local vai omitindo...



A estória era conhecida no mainstream covilhaneinse, mas nunca interessou aos pasquins locais. A coisa conta-se por poucas palavras e basta acrescentar um "L" ao nome de dona branca para o puzzle se completar. Ora, leia aqui por baixo o folhetim de um medalhado do condominio, cujo capitulo já vai na domus iustitiae: "Éramos amigos, mas ele abusou das minhas dificuldades para cobrar juros a 18%." , e ainda outros episodios dramáticos da novela covilhaneinse: "Levou-me à falência"

prioridades



São absolutameinte extraordinários os timings e o sentido de oportunidade do sô presedeinte da cambra. Na semana em que são introduzidas as portagens na A-23, fortemeinte penalizadoras para os condóminos locais, o sô presedeinte vai para Lisboa, negociar com um secretário de estado a requalificação da variante entre a Senhora do Carmo e o Souto Alto. Formidável.

Convém lembrar que esta "requalificação" (com ciclovia e tiudo) foi uma promessa eleitoral do sô pinto, obviameinte por cumprir, (Já lá vão 16 anus).

domingo, 11 de dezembro de 2011

sorte a dele...

... ter erguido só um dedo. Tivesse ele levantado o outro e já tinha ido de frosques como foi o Pinho

sábado, 10 de dezembro de 2011

palavras para quê... é a melhor equipa do mundo

Qual fim de ciclo qual caralho, o Barça voltou a dar mais uma lição magistral de futebol no Barnabéu. Não há volta dar-lhe, este futebol é do outro mundo.

O briol está de volta ao condominio

Proteija-se com eiste modeilo criado por nós aqui no carpinteira. Brevemeinte à veinda numa loja perto de si. Teimos vários estilos em ponto cruz e bordado castelo branco.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Diz que estão em rutura natalicia

A ultima arenga destas alimárias foi a crença na eleição de um deputado pelo distrito de castelo branco; um gajo de que ninguém, alguma vez, ouviu falar. Um bando de destrambelhados a revelarem uma completa ausência de percepção da realidade sociológica do distrito. A verdade é que o Bloco nunca existiu como organização politica na beira interior.
De resto, quem poderia acreditar nestes cromos, reduzidos a um grupelho de aburguesados parlamentares. O resultado está vista: a fragmentação num produto gourmet com o nome de FER. É só rir.


esta obsessão do Peipeideipsdei pelo inginheiro deve ter alguma coisa de sexual...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As juntas da cidade só existem no azulejo

Há uns anos, depois de pintarem uma ovelha acéfala na parede da Rotunda do Rato, colocaram ali uns paineis de azulejo (como mostra a foto da época) para dar continuidade ao devaneio kitsch. Agora , o basbaque pergunta-se: com a extinção das quatro Juntas urbanas do condominio, os paineis alusivos a estas freguesias continuam ali a que propósito? Representam o quê ?

Pois é.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

os fait divers do jornalismo de sarjeta

basta subir o tom da contestação à canalha governativa para chegar de imediato a noticia inócua sobre o senhor ingenheiro. Ele há coincidências do catano.

l´euro inculati tutti...

... que em covilhaneinse técnico significa mais ou meinos isto: o aéreo anda a enrabar-vos a todos...




Oásis

Quem disse que a Covilhã tinha o desemprego mais elevado da beira interior? Quem ousou proclamar tamanha aleivosia?




Pois fiquem sabendo que os dados publicados pelo IEFP, rezam que nos últimos 5 anus o condominio covilhaneinse está em contra ciclo. Sim senhor. Quer isto dizer que regista um decréscimo significativo, ao contrário de Castelo Branco e Guarda, que até aumentaram o numero de desempregados. Quem o garante é a CMC. Mais: tudo se conjuga para que a Covilhã goze de pleno emprego, dentro de dois a três anus, altura em que se prevê, que o Data center esteja definitivameinte instalado. É mais um favor, diria mesmo impagável, que a basbacagem fica a dever ao sô administrador do condominio. Mainada.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tal como aqui escreveimos há uns meises atrás, salvo raríssimas excepções, os pasquins online do condomínio são medíocres, desactualizados, acriticos e pouco criativos, limitando-se a enjoativas imbecilidades e outras tantas convulsões miméticas.
Há até meismo alguns em que o simples acto de escreveir na língua de Camões, torna-se numa verdadeira aventura. Ora, sem pretendermos entrar em diálogos tantas vezes inócuos, repleto de insinuações torpes, favores e reciprocidades ou concordâncias e discordâncias, resolveimos num tom curial, atribuir o prémio com a designação, basbaque online 2011, a eistes espaços amorfos, que reflectem bem a pobreza de espírito da basbacagem do condominio.

O que poderíamos ter sido com o Francisco


É todos os anus a mesma merda por alturas do aniversário da sua morte. Ainda hoje, estou para perceber o que é que este cromo fez de relevante na sociedade portuguesa para ser elevado à categoria de mito. Mas prontus. Há muito que nos habituámos a esta especie de reactualização do sebastianismo bacoco e revisionista. Era outra estória. Não creio, pois, que o Francisco como agente político determinasse o ACONTECER tuga, muito menos alterasse o que quer que fosse no curso da história recente de Portugal.
No entanto, tornou-se claro desde há uns 30 anus a esta parte, que uma certa consciência social democrata (Peipeideipsdei) vem alimentando a mitogenia na raiz de toda a esperança. Ou melhor, uma fixação no Francisco, que assenta numa formula simples: o que poderíamos ter sido caso o avião não tivesse caído… e tal…pois...

Já o Fernando (o Pessoa) na sua Mensagem assegura que o mito é "um nada que é tudo“ Eu acredito no Fernando. Mas como não estou disposto a impor limites à minha inteligência, atrever-me-ia a dizer, para já que o Francisco é apenas um NADA, transfigurado numa caricatura. É o que é.

P'lo mesmo motivo: um ri a outra chora


A par disto, Merkel e Sarkozy, na reunião de Paris, apostaram em novo ‘tratado’ da UE, ainda que não inclua todos os países. Está na forja mais um programa que desemboca na austeridade.