quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ainda as SCUTS

A questão parece simples de interpretar:
O governo do senhor engenheiro, pretende isentar os concelhos mais indigentes de pagamento de portagens (uma coisa que chamam de descriminação positiva) para alguns gentios do interior ostracizado. Mas deixa lá ver se eu entendo bem a coisa: e se eu for rico e morar num destes concelhos, tambem estou a ser descriminado positivamente? Bom, os iluminados do PPD PSD, pela voz do melífluo Relvas consideram que devem pagar todos; os ricos, pobres, remediados & afins.
Em que ficamos?

Por que será?

Mais uma vez, a Volta a Portugal vai passar ao lado da Covilhã. O que significa que a subida mitica pelas Penhas da Saúde foi mandada às urtigas pelos organizadores. Tudo indica, pois, que em 12 de Agosto a 7.ª etapa: Idanha-a-Nova - Alto da Torre, os ciclistas vão contornar o condominio, fazendo a subida pelo lado de Seia, como tem sido costume nos últimos anos.

por que será?

Queres "quêtechupe"



No inicio era o sonho para alguns Bonecos 5 estrelas. Queiroz, burocrático, sem alma nem chama, julgou que o estagio em altitude havia de ter algum efeito em África, vá lá saber-se porquê. Depois veio o molho do CR7, que se pudesse estar presente no mundial, tudo teria sido diferente. Por fim, a maldição de Kim Jong hill, por supuesto. De interessante, um ou outro apontamento estético. Sobraram Eduardo, que evitou a cabazada e tornou o 1-0 da derrota num excelente resultado, e ainda Coentrão, que correu o risco de desaprender tudo o que Jesus lhe ensinou no Benfica. Agora, estamos de volta e há algumas contas por pagar. Pois é.

Nota breve

A indisponibilidade momentânea de comentarios deve-se ao instinto pavloviano dos rottweiler do regime, que se instalaram na nossa caixa de mensagens (via administração do condomínio) com ameaças veladas e insultos caninos, reproduzindo-se como um vírus. De maneira que, estamos cheios de medo e a tentar filtrar algumas dentadas, colocar-lhes o açaime e enviá-los de regresso ao canil. Em breve, o cosmos retomará a sua ordem.
Até já.

Vão lá e aprendam

Joaquim Morão autarca modelo, não brinca em serviço e dá uma lição de como se deve captar investimento de empresas com base tecnologica.
Não é por acaso que a Novabase (maior empresa portuguesa de tecnologias da informação) vai instalar em Castelo Branco um centro de apoio ao Plano Tecnológico com a criação inicial de 30 postos de trabalho.
Outros amanuenses, porém, continuam a ver navios, preferindo as guerras intestinas, enquanto se entretém no seu invisível condomínio high tech - Parkurbis, de improvável utilidade. Certamente, estarão a desenvolver uma qualquer teoria inovadora, segundo a qual a Covilhã teria início numa explosão, uma espécie de Big Bang 5 estrelas, emergindo de um estado extremamente denso e quente para um buraco sem fundo nos últimos dez anos. Eheheheh

Aprendam porra. Mandem alguém prá pérfida capital de distrito a aprender como se faz com o sô Morão.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Espectativas elevadas... andou mal!!


"As expectativas elevadas são da responsabilidade de quem as cria. Nós não estivemos aqui perante uma exposição universal. Nós estivemos aqui perante um estágio.

E portanto quem criou essas expectativas andou mal." (Carlos Pinto)

Faltou qualquer coisa ou quase tudo

Gastos com o tanque

Há tanta coisa importante no Verão que não se pode contar apenas com o calor e com a seleção. Por exemplo a Administração do condominio continua a meter água, muita auguinha para o basbaque engolir:
Diz-se no Gremio, que a piscina-praia, comédia emblemática do alcaide, não acabou. Deu agora azo a mais um contrato 5 estrelas, uma verdadeira mina, na base da amizade: 71.236,80 € por 138 dias de prestação de serviços de outsourcing. - Subcontratando fora a peso de ouro, Carlos Pinto bem se pode vangloriar de presidir a uma das câmaras que menos gasta com pessoal: um mago das contas, este rapaz! Pena andar-se a perder por aqui. Por enquanto.

Há dias assim.

Hoje acordei com o espirito da Brites de Almeida

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Qual golo?

Foi anulado e bem, o suposto golo de Lampard. A bola não chegou a ultrapassar a linha de baliza! Esta imagem é elucidativa, porra. Não se percebe tanta polemica em torno da pérfida Albion.

As fifias da FIFA

Uma bola quase um metro dentro da baliza. Mais um fora de jogo (Argentina-México) do tamanho de três generosos metros que não foi assinalado. O recurso à tecnologia poderia atenuar erros de julgamento dos árbitros? Podia. Nada que um cabrão dum chip dentro da bola não resolvesse. Mas a FIFA está-se nas tintas para inovaçoes. Pouco lhes interessa a verdade desportiva. O sistema está montado para dar dinheiro.Muito dinheiro. É isso que lhes importa. Valha-nos no meio do dislate da bola, outras tecnologias tugas

chicken II - Banda sonora

Só para leitores com microchip. Eeheheh.

Dites-moi ce que vous portez te dirai qui tu es...

Este puto, filho de emigrantes portugueses em França foi impedido de entrar na Escola.
Os responsáveis chauvinistas do estabelecimento de ensino, utilizaram o argumentário idiota, que consistia em evitar conflitos entre alunos e pais, que não tinham possibilidades de adquirir tão onerosa indumentária.
Mathis Araújo, de 5 anos, é assim que se chama este miudo: vestia apenas uma camisola da selecção nacional, que custara 5 euros e na qual estava inscrito o nome ‘Portugal’.
Foi assim mesmo. Sem mais nem menos.
É esta merda de Europa que nos querem impingir?

O S.Tiago Gay é possivel

É uma imagem bela, esta do casameinto dos noivos de Santo António na capital tuga. E se fosse na Covilha?
Havia de ser uma festa bonita pá, Abençoados, os noivos pelo santo casamenteiro de tendência gay, que lhes dá o nome. Já imaginou, estimado leitor, os noivos de S.Tiago, darem o nó numa Igreija do condomínio covilhaneinse, perto de si? E que bonita seria a festa, apadrinhada pelo sô presideinte, em desfile na passadeira vermeilha, ladeada de basbaques a atirar florzinhas aos nubentes.
Era lindo lindo, pá.

domingo, 27 de junho de 2010

Filmar o quê?

Interessante debate, este, que pulula na tuga pátria sobre chips nas matriculas, liberdades, privacidades & afins. Falta, pois, instalar um microchip nos testiculos do basbaque, para aferir os níveis de capacidade reprodutiva. Bom, a propósito de basbaques, há uns tempos, os pasquins do condominio exultaram com a preseinça indiscreta de uma webcam live que transmite o pelourinho em directo. Nao deixa de seir fantástico que até eiste momeinto, ninguem tenha explicado pra que serve este dispositivo do Big Brother apontado para o (stonehenge do condominio). Ou será antes, uma pulsão de vigilância securitária reveladora dos teimpos que correm? Não sabeimos quem deu assentimeinto a este tipo de controle social dos cidadãos que fruem daqueile espaço. mas lá que é estranho é. Ou se calhar não. Mas prontos.

Deixamos apenas 4 perguntinhas simples para alguem que saiba respondeir:
1-A webcam live num espaço público como o pelourinho serve pra quêi?
2-Para reduzir os índices de criminalidade urbana no centro da cidade e aumentar a sensação de segurança?
3- Que garantias tem os cidadãos (peoes/automobilistas) da não partilha de imagens ?
4- Quem faz a gestão e visionameinto destas imagens e as monitoriza ?
Nós já enviamos um pedido de informação para quem de direito.



* Teixto escrito ao abrigo do covilhaneinse tecnico para tótós (Linguagem autoctene).

Os polvos nunca se enganam

sábado, 26 de junho de 2010

Gestos incompreensiveis !

Digam lá o que disserem da falta de desportivismo do chauvinista Domenech, mas não é só o bacalhau que está caro; Parreira tinha acabado de coçar os túbaros.Portanto...

As frases

Depois de ter arremessado à deputada dos Verdes uma amalgama de nomes feios como: "pós-modernista", "estalinista" e "marxista-leninista", o senhor engenheiro declarou aos jornalistas que: Sente-se sozinho a puxar pelo país. Tadito do zézito tã triste ... Fez-nos lembrar um pinto abandonado. Eheheheh

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Instruções

Depois da orgia com uma Coreia que perdeu completamente o Norte, ainda sobrou algum ketchup prá picanha. De qualquer modo, não está fácil abrir o frasco para dilirio dos estetas da bola.
Deixamos aqui o manual de instruções: um método infalível para dominar nuestros hermanos nos oitavos de final:

Semelhanças

Há quem assegure com uma certa razão, que até agora este campeonato do mundo tem diversas semelhanças com a II Guerra Mundial:
A França desiste logo no início, os Estados Unidos acabam por ganhar ao último minuto, Inglaterra resiste e fica para combater a Alemanha e os Italianos não servem para absolutamente nada.
Esta bem visto, embora o mundial tambem tenha outras coisas boas

O livro de cipriano

Dizem que o maestro Cipriano vai lançar um livro, que promete polémica com histórias de 20 anos de existência do coro misto. Não será, pois, difícil de adivinhar que, por cumprir, ficou a promessa de ir à Lua fazer um concerto. Mas, principalmente, ficou o boicote da Câmara da Covilhã, ao projecto Zéthoven nas escolas do concelho, impedindo centenas de crianças de o frequentarem. Aguardemos pelas revelações.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A barracada do turismo


Demos conta que afinal o WC portátil não resolveu tudo.

Os utilizadores da barraca do turismo da Covilhã acabaram por amarelar a relva.

E logo a autarquia resolveu replantar toda a extensão para que vestígios não restassem.

Vai dai, mais uma despesa que todos pagamos em nome do prestígio de mais uma invenção do dono do burgo.

Já agora, poderiam dizer-nos quanto ficou por pagar na gaveta da agência de turismo?

Lembrem-se todos os putativos interessados que o passivo da câmara da Covilhã está bem distribuído por vários gavetões.

A festa da basbacagem

O covilhã em feista deiste ano foi mais um deja vu. Ou seija, mais um Carnaval de Verão em desfile Kitsch, com um corteijo de basbaques em estrideinte berraria. Ora, o apeigo às beneisses do poder local, continua a moveir a parolagem, mas tem sido uma má prática com consequências que se tem revelado nefastas, se não meismo letais, para o movimeinto associativo covilhaneinse. Algumas associações transformaram-se num pasto para os basbaques serventuários, onde não falta o habitual chorrilho de agradecimeintos aos beneméritos em forma de busto ou em placa para a posteridade. Maibom. É o que há.

* este post foi escrito em covilhaneinse técnico para tótós.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Não aos "chispes"

Apesar das zelosas declarações de Serrasqueiro, que garantiam à grei o não pagamento pela utilização de uma estrada a que tem direito de borla; a verdade é que ninguem pode ficar descansado, depois do acordo entre o senhor engenheiro e o lider do peipeideipsdei para nos chiparem um microchip simplex nas partes. Com arengas destas, não tarda nada e o sô pinto manda portajar o eixo TCT. É preciso dizer não, mesmo que seja com isenção de pagamento para moradores ou utilizadores regulares controlados por cameras de video vigilância. Orwell já tinha antecipado estas tangas. Resta-nos aguardar para ver o comportamento dos eleitos pela região, em especial dos autarcas, que em vez de se prestarem ao papel de incendiários ou de bovinos prosélitos, deviam erguer já a voz em defesa dos gentios que representam.

Quem paga a conta?

A seleção já abalou da Covilhã. Em breve, abandonará a Africa do Sul. Oxalá com glória. Bom, mas agora é preciso somar as parcelas dos gastos, sem concurso, em nome dum suposto investimento e da amizade. Pois claro. Quem pagará a despesa, feita sem pudor ou pingo de decência do tâo apregoado marketing saloio ? Uma coisa é certa, para memória futura, e à pala da crise, vão ficar os cortes nos "apoios sociais". Ah Pois é !

Artur Florêncio E FS AFF Equipamentos Desportivos, Ldª Fornecimento de um marcador eletronico para o Complexo Desportivo 14.000,00€

Domo Sports Portugal - Comércio e Aluguer de Materiais, Ldª Fornecimento de equipamentos para o Complexo Desportivo da Covilhã 6.200,00€

I-CUT - Produção, Concepção e Elaboração de Artes Gráficas e Similares, LdªFornecimento de estruturas publicitárias para o Complexo Desportivo da Covilhã e Estadio José Santos Pinto 47.213,00€

Vidreira Ideal do Fundão, LdªFornecimento e montagem de serralharias no Complexo Desportivo da Covilhã 34.320,67€

Superveda - Serralharias, Vedações Metalicas e Plásticas, Ldª Fornecimento e aplicação de vedação, alteração de vedação e de portão no Complexo Desportivo da Covilhã 22.581,71€

Exclusivkev, Ldª Aluguer e montagem de bancada amovivel para 6.000 lugares e aluguer e montagem de centro de media para 90/100 pessoas, para o Complexo Desportivo da Covilhã
118.000,00€
RVB - Construção Civil e Imobiliaria, Ldª Fornecimento e montagem de mobiliario no Complexo Desportivo da Covilhã 9.929,61€

RVB - Construção Civil e Imobiliaria, Ldª Fornecimento e aplicação de estrados e pavimentos vinilicos, cantoneira em aço e substituição de palanque, no Complexo Desportivo da Covilhã
7.500,00€

terça-feira, 22 de junho de 2010

Nota do blogue

O carpinteira não está propriamente vocacionado para divulgar eventos festivos do condomínio covilhaneinse ou doutro qualquer. Por isso, tenham dó. Deixem de nos atafulhar o e-mail com pedidos de divulgação de festas. Aconselhamos a colocação de publicidade em outdoors apropriados para o efeito.
Cumprimentos.

Definitivamente - Adieu

Se ele o diz...

O sô secretário de estado, Fernando Serrasqueiro - sem a viscosidade que costuma encimar os amanuenses governativos - afirma, estar convicto de que não há condições para a introdução de portagens na auto estrada da Beira Interior. Dá gosto ouvir assim um governante, com um discurso de resistência, pugnar pela sua região (Castelo Branco) e contrariar a costumeira retórica governativa.Trata-se, acima de tudo, de uma afirmação de carácter, em prol de uma medida indolor para os indigenas.
Se ele o diz, é para ficarmos descansados. Eheheheh

Dentadas

O Rape-aXe. tem nome de desodorizante, mas é um preservativo feminino com deintes para evitar violações. Dizem os entendidos, que este artefacto é completamente medieval e deixa qualquer pila como o chapéu dum pobre. É uma espécie de cão intra uterino que não ladra mas morde.

A retrete azul

Foi-se a tenda do turismo 5 estrelas, ficou o vazio, uma Oliveira e uma passadeira para nenhures. Ou melhor, para a retrete azul, É uma imagem que tem um não sei quê de surreal, pois deve ser um dos locais da Covilha, (rotunda oval) onde dá vontade de fazer uma mijinha, sim, mas ao ar livre. Eheheheh.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um funeral sem chuva

Cavaco mostrou-se tal como é: deselegante, inculto, bronco. Mas foi coerente. Nunca gostou de funerais e muito menos de Saramago. Trocou as exéquias por um cozido nas Furnas. Louça, no entanto, insistiu no apelo patético à hipocrisia do presidente Silva
O Nobel, por certo, dispensaria a presença de tão irrelevante figura, como ficaria indiferente a alguns imbecis. De resto, a ausência dos Silvas só prestigiou e dignificou a homenagem.

Como é que nos havemos de ver livre deles?! E já agora deiste.

Cirineu: um falhanço anunciado

Diz o panfleto informativo do teatro das Beiras, que se trata duma estoria entre ricos e pobres num passado recente. Pois sim. Porém, a forma como a peça foi construida não recupera nem actualiza a vida do bandoleiro Cirineu. Pior do que isso, não lhe confere qualquer dignidade. Pelo contrário. Trata-se duma manta de retalhos sobre uma estrutura geral de farsa, condimentada aqui e ali com um grotesco caricatural de levar às lágrimas. A dramaturgia, per si, comporta evidentes insuficiências operativas e clichés estafados, aliada a uma esquematização pueril, que torna inverosímil a estória de vida de António de Sousa (?), mais conhecido por Cirinéu.
Que dizer então da encenação? As marcações quase sempre frontais, com pouco aproveitamento da profundidade do espaço, onde se fixava um cenário, que de elegante passa rapidamente a monótono e limitativo. O que se pretendia versátil, a partir de uma suposta simplicidade inicial, acabou por aprisionar os movimentos numa estrutura mal aproveitada e que veio a revelar-se pouco funcional. A iluminação é na maior parte das cenas, ineficaz e básica, contribuindo em muito para a má funcionalidade do espectáculo. As vozes em falsete tornam-se irritantes e não adicionam nada, à medíocre interpretação dos actores. A falta de ritmo e a infantilização dos vários quadros cénicos; conduzem o espectador a bocejos frequentes.
Tem a encenadora legitimidade para fazer um resgate da vida do cirineu, através de uma serie de números infanto-circences? Claro que tem. Mas por favor, para a próxima vez, avisem-me que vou assistir a uma peça infantil às 10 da noite. O pior do Teatro das Beiras.
Para eles o premio basbaque cultural.

* O que acabo de escrever é apenas um mero comentário e não um olhar especializado sobre esta peça de teatro. Até porque, sobre a arte de bem representar não entendo patavina

일곱

Os unicos sobreviventes, visivelmente drunfados, na reunião do comité central do 朝鮮勞動黨; 조선 로동당 decorridos 71 minutos do Portugal - Coreia do Norte:

Eheheheheh

Compensações ?

Sei que esta catastrofe ambiental no golfo do Mexico, tem sido diluida pela euforia do futebol na Africa do Sul. Agora foi negociado um fundo de compensação no valor de 20 mil milhões de dólares (16.300 milhões de euros ) que a BP vai ter de pagar em indemnizações aos afectados pela maré negra.
Mas será suficiente? Haverá porventura dinheiro que pague um ecossistema praticamente destruído, que demora a regenerar cerca de 20 anos? Tantas perguntas. Nem sei o que pense.

domingo, 20 de junho de 2010

Bater com a porta...

António Lopes é a prova de que, afinal a Covilhã, não é apenas um alfobre de políticos e dirigentes desportivos medíocres, que mantém uma relação difícil com a verdade; também existe gente com nobreza de carácter.
Num passado recente chegou a manter os trabalhadores a prazo, após terminarem o contrato, por entender que, na crise, o sacrifício deve ser repartido por todos e não só pelos operários. O próprio Sporting da Covilhã tem colhido, ao longo das últimas épocas, bastos benefícios em numerário do antigo mineiro. Mas a paciência tem limites, e agora, Antonio lopes bateu com a porta. Farto das alarvidades do presideinte do clube, o dr meindes, que acumula a condição de presideinte do clube em simultâneo com a de empresário de jogadores. Não estranha, pois, que resolvesse com sabedoria twilight, planear a época a destempo e a seu bel prazer, sem passar cartão a ninguém. Uma vergonha. Antonio Lopes merecia mais respeito

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A derrota do Brasil frente à Coreia do Norte

Qual vitoria do Brasil qual caralho. As imagens do jogo real estão neste video (compacto da TV estatal norte coreana) e já mereceram o assentimento do lider parlamentar do Pei cei pei, o camarada Bernardino Soares, que se congratulou com a reposição da verdade desportiva. Brasil-0 Coreia do Norte-1. Assim é que é.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Em nome da Irlanda - au revoir...

Esta sim, foi uma vitoria convincente, que pode proporcionar um afastamento, realmente importante. Fiquei conteinte com a derrota dos chauvinistas franceses. Heheheheh. Ora tomem lá, que o futebol joga-se com os pés.

Mais prémios

É timbre da administração do condomínio apoiar financeiramente, apenas as associações com a cor política, do sô presideinte. Quem tiver a ousadia, de pensar diferente, está fodido, que é como quem diz: fica à beira da insolvência. O GER Campos Melo, percebeu isso muito bem, e a sua atual direção converteu-se numa enorme omeleta sem ovos. Aliás, como a grande maioria das coletividades da Covilhã, sempre disponiveis para venderem a alma ao diabo, a troco de um prato de lentilhas.
É esta, manifestamente, a funesta sorte das associações covilhaneinses: quando não tem caráter, acabam pateticamente reféns do poder camarário.
Pobre Covilhã que tem tudo o que merece.

Para eles, mais uma vez, o prémio lambe botas

O "emigrante político e sexual”.

Divulgamos hoje três vidas ao espelho, a mais recente obra do escriba erótico MSR, que atribui a si proprio, sem se rir, a extraordinária designação de "emigrante político e sexual”.

Piadas e extensões...

O peipeidei Psdei anda com umas piadolas novas. Mas o que eu gostei mesmo foi das "extensões" prós contratos a prazo. Ehehehehehe!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

Com a Coreia vai ser tudo diferente

O empate a zero de Portugal tem smell a medida de austeridade, logo, devia ser acarinhada como tal. Claro que durante os próximos dias, vamos levar com uma overdose de paineleiros a expelirem análises pra gostos mil e a arrasarem a metodologia queirosiana depois de alcançarmos uma quase vitória com tamanha dignidade. Ganhamos um ponto sim senhor. Até já ouvi cromos indignados, pelo facto de três jogadores tugas não cantarem o Hino no inicio da partida. Por acaso, são os três que não sabem exprimir-se na língua pátria: Liedson Deco e Cristiano Ronaldo. Mas prontos. Eu corroboro da apreensão de Queirós quanto à ligadura do Drogba; uma arma perigosissima que podia ter posto em causa a integridade física dos jogadores portugueses. Pormenores, aparentemente de pouca monta, mas que acabam por influênciar o resultado.

De facto, não jogámos a ponta dum caralho. Porém, se tivermos em conta o empate com a seleçao crioula na Covilhã, até que nem foi uma deceção, este 0-0 com a Costa do Marfim.
Bom, mas o que lá vai lá vai. Aguardemos, pois, por dias de futebol mais vistosos, porque o melhor que vislumbrei neste mundial até agora, foi isto . Embora haja coisas que também me irritaram, como a traição do Toni, um gajo que foi substituir o Mourinho no Benfica. Lembram-se? Eheheheh. Pois. Agora é só aguardar que a Coreia do Norte chame também o camarada Bernardino Soares, que ainda julga que esta tanga de país é uma democracia.

Nobre Povo - memória da selecção na patria covilhaneinse

Nobre Povo - Informação - Especializada RTP N - Multimédia RTP

Portagens para todos ?

Os indigenas nortenhos, andam desnorteados com a tanga das portagens nas scuts. Solidários como sempre foram com a patria tuga, não querem pagar a conta sozinhos e sugerem que o Interior do país também contribua. Não queriam mainada?! Por enquanto, o governo do senhor engenheiro tem mantido algum recato no que toca à A-23. Será por pouco tempo, vaticinam alguns. Eu quero acreditar que a medida só chegará com este cromo. Seja quando for, nós cá estaremos para fazer a marcha lenta de protesto.

Agora vou ficar em recolhimento pátrio, até às três da tarde

segunda-feira, 14 de junho de 2010

E os papeis? Quais papeis?

Consta-se que o DCIAP, anda à procura de um conjunto de documentos relativos ao financiamento da aquisição dos dois submarinos alemães. Mas a papelada eclipsou-se. Ninguem sabe de nada.

Não estaria na altura do CDS/PeiPei chamar o deputado Paulo Portas ao Parlamento?
Eheheheh!

É preciso jogar assim

Desconte-se os 4-0 da Alemanha ao país dos cangurus e os restantes jogos do Mundial, tem sido uma completa apatia. Fiquei feliz, isso sim, com o empate da pérfida Albion com os yanques. Mas tambem, o que se podia esperar duma seleção com um guarda redes de nome Green e um avançado neste estado lastimável. Quanto ao futuro dos tugas, basta um smell de futebol rendilhado como o da seleção de Rui Costa, Joao pinto e Paulo Bento, para ganhar à Costa do Marfim e à Coreia. Sem cosmética ou mariquices do genero. De resto, alcançar o titulo continua a ser uma miragem. Talvez quando Mourinho for o selecionador. Até lá, é preciso jogar assim:

domingo, 13 de junho de 2010

É muito petróleo

Se transportássemos para o territorio tuga a mancha de crude do Golfo do Mexico, ela assumiria uma extensão tal, que o condominio covilhaneinse mais as perfidas capitais de distrito ficariam a nadar em petróleo. Os dados sobre a catastrofe ambiental, podem ser consultados neste organismo yanque, que actualiza a mancha de petroleo derramada diariamente.

Ervas divinas no convento. Maibom!

Nunca tive duvidas quanto ao papel social da Igreja


sábado, 12 de junho de 2010

Ainda um Funeral à chuva

O discurso dos críticos é, na maior parte das vezes encriptado. Tanto podem fazer um funeral a filmes como o “Quem quer ser milionário”, como glorificar tangas do género de "Branca de neve" do Joao César Monteiro: um filme que apenas tem planos a branco e negro. Existe, de facto, uma ambiguidade entre a popularidade do alternativo e o pedantismo do intelectual. Convém, por isso ir ao cinema sem prévia informação do mainstream da cinéfilia. Se não levares nenhuma ilusão nunca te desiludes. Grande parte dos gajos que vieram aqui botar opinião sobre o filme do Telmo Martins (que não conheço de parte alguma) revelaram ignorância qb,reduzindo o filme a formulas maniqueístas do género. “é mau” “muito mau” porque sim. Ainda não dei conta de um cabrão de um comentário sustentado sobre o filme. Estes cromos que invocam os críticos do Expresso e do jornal “i”, precisam de guias espirituais que lhe deem aconselhamento, referências, classificações, estrelinhas, cotações, garantias. São consumidores amestrados, que se recusam a viver novas experiencias e a pensar pela própria cabeça. Tal qual, alguém que vê jogos de futebol em diferido já com a garantia do resultado sabido.

Posto isto. O que tenho a dizer sobre o filme resume-se em parcas palavras.

Eu vi apenas o reencontro no tempo e no espaço de um grupo de colegas da universidade. Vidas com presente/passado que permanecem numa narrativa entrecortada por analepses. É a partir da história de cada um que o filme se desenvolve, sem a qual, a história de todos não se completa. Um grupo de amigos reunidos a propósito da morte de um colega. Recordaçoes resgatadas à volta da mesa de um bar ou num banco do Jardim; memórias de vivencias passadas no desconforto de momentos de silêncio pesado. Em "Um funeral à chuva", vi jogos de luz com as sombras, da vida com a morte, que o cinema máquina de produzir tempos sabe mostrar como ninguém. Mas vi, sobretudo, uma ligação directa ao imaginário ubiano, onde os brilhos da festa precisam da sombra que paira sobre a tragédia de um colega para melhor se revelarem. Vi a Covilha como lugar originário de um tempo feliz, onde a vida e a morte marcaram presença. Como se 10 anos depois, o tempo e a morte tivessem encontro marcado na Cidade sem neve.
Haverá porventura algum exagero na fotografia soturna? É capaz. Os diálogos mais longos ganhariam por certo com alguma economia narrativa? Se calhar. Nada que não possa ser corrigido no futuro. Se houver futuro
Mas isto sou eu a dizer, que nada entendo de cinema.

Se viu o filme faça um comentário. Se não viu, deixe-se ficar quieto.

Outros prémios

Salvo, raríssimas exceções, a bloga do condomínio é medíocre, acritica e pouco criativa, limitando-se a enjoativas imbecilidades e convulsões miméticas.
Para muitos, o simples acto de escrever em português, é uma verdadeira aventura. Ora, sem pretendermos entrar em diálogos tantas vezes inócuos, repleto de insinuações, favores/ reciprocidades, concordâncias/discordâncias, resolvemos num tom curial; atribuir um prémio com a designação de blogue basbaque do condominio, que vai direitinho, ex aequo, para o covilha maior e mafia da cova.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estagios na Guarda - queijos e enchidos

Não creio que os estágios tragam alguma mais-valia prá covilhã. Mas prontos.
De qualquer modo, das seis equipas que escolheram a região para a pré época, nenhuma optou pela Guarda, o que é extraordinário, se tivermos em conta que os guardenses apregoam a altitude como destino de excelência pró treino desportivo. Eheheheh.
Pelo contrário, no condomínio covilhaneinse há quem tenha ecos de que várias equipas, estão prontas pra vir estagiar no CD.
Bom, mas a verdade é que os comerciantes covilhaneinses são unanimes em considerar que o produto NEVE vende mais, muito mais do que os estágios da seleção. Altura em que o queijo e enchidos da região têm mais encantos e fazem as delicias do turista basbaque. Dizem eles, que as pessoas que vieram ver a equipa de todos nós, não sairam do perimetro, complexo desportivo - serra shopping. Acrescentam alguns lojistas, que a cidade não tem motivos de atração no centro histórico. Apesar do horário alargado, as lojas no centro do condominio estiveram praticamente às moscas. Uma autentica chouriçada.

Outros mercados

A CMC vai fazer mais uma reunião com os condominos comerciantes do mercado municipal para lhes dizer, que devem abandonar o local e aguardarem a construção do novo edificio no campo das festas. Mais uma vez e como é timbre da administração, a converseta vai ser realizada à margem e com a exclusão da AECBP, representante natural dos comerciantes.

A propósito desta pretensa mudança do local do mercado, lembramos um excerto sobre a matéria publicado no JF:
Em concreto, compreender o património urbano implica não desvirtuar dois dos locais que sobrevivem ao progressivo desmantelamento da cidade histórica, ainda que de modo simétrico: um a sul e outro a norte das muralhas, um construído e outro vago. Embora toda a arquitectura transcenda a função, temos o dever de respeitar o “Esforço da Grei Municipal", divisa inscrita na fachada do mercado.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os noivos de S. Tiago

Recebemos via e-mail, os primeiros proponentes para o S.Tiago gay, casameintos estivais patrocinados pelo condomínio covilhaneinse. Fica desde já o aviso, de que não temos qualquer intento de caricaturar comportamentos face à moral hetero ou teocratica . Longe d'isso. Tampouco enveredamos pelo discurso político apologético da coisa. Pretendemos, isso sim, desbloquear algumas vivências marginais escondidas, para que os gays normalizados possam viver felizes no condomínio. Só isso.Tudo faremos, pois, no sentido de quebrar esta tendencia hetero, estereotipada, oferecida aos condominos, através dos clichés do costume como a passadeira vermeilha, o bolo de noiva, a bênção no adro da igreja, e outras paneleirices do genero. Vivam os noivos de S. Tiago.

Maibom!

Eu segui o conselho do presideinte silva e já marquei as minhas férias cá para deintro. Agora é só ir à cata dos produtos LIDL; comprar o protector solar e prontos. Eheheheh

Indignem-se porra! 20 anos é muito tempo…

Enquanto na sede do condomínio o entretenimento passou pela cosmética para inglês ver, no Ferro e Peraboa, as populações continuam a sentir-se enganadas com a falta de requalificação da istrada, anunciada há 20 anos, e que nós já aqui demos nota bastas vezes. Vergonhoso. Ou talvez não. Durante o festim eleitoral, houve obras que chegaram a iniciar-se, mas desde Outubro do ano passado que os trabalhos estão totalmente parados. No entanto, outras tangas continuam lá pela paroquia pra distração dos gentios. No meio da apatia generalizada, alguém resolveu fazer um abaixo assinado . Uma acção promovida pelo deputado municipal Reis Silva.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Por conta das audiências

Em Janeiro andou a lambuzar-se com a Meryl Streep. Desta vez foi com Scarlett Johansson. Uma cena pouco espontanea, e nitidamente encenada por Sandra Bullock à conta da ditadura das audiências, causa primeira deste fenómeno beijoqueiro.

Exemplos e condecorações de um autarca modelo

Depois do presidencial apeilo pra que o tuga passe a silly seasondeintro, o sô Presideinte silva resolveu condecorar, entre outros, Joaquim Morão, presideinte da pérfida capital de distrito.
Assegura o sô Morão, que o cartão político de militante do PS, niunca foi impeditivo de negociar com qualquer governo de Portugal. É uma verdade, e por conta disso, tem sido considerado um autarca exeimplar. Tal qual o virtuoso presideinte do condominio covilhaneinse, o sõ pinto, cujo grau de simpatia e afabilidade institucional tem vindo a cativar meio mundo. Meismo assim, ainda não foi desta vez, que obteive o reconhecimeinto pátrio nem o direito à medalhita ou à comeinda. É um ingrato este presideinte silva.

*** Este teixto foi escrito de acordo com o covilhaneinse tecnico *** (pronuncia autoctene)

Prémio basbaque do mês - 2

Pela segunda vez consecutiva vamos atribuir o premio basbaque do mês ao presideinte do SCC, o dr meindes, pela extraordinária capacidade de planeamento da próxima época na liga Vitalis. O Sporting da Covilhã a pouco mais de um mês de iniciar os treinos, ainda não tem treinador nem um único jogador no plantel. Diz o dr meindes, sem se rir, que agora vai de férias e só depois é que pensa no assunto. Teimpo é coisa que não lhe deve faltar. Ehehehe.

domingo, 6 de junho de 2010

Filmes low cost

Há quem use a falta de apoio como desculpa para não produzir filmes em Portugal. O realizador Telmo Martins, contrariou esta lógica de alguns realizadores tugas permanecerem presos ao paternalismo estatal; num inner circle, onde, sobretudo, é preciso ter um amigo bem colocado para garantir o subsídio e a continuidade no sistema.
Tenho para mim que, qualquer projecto cinematográfico deve antecipar, à priori, a angariação de publico que o possa viabilizar, ou então, terá de ser produzido com menos recursos. Em ultima análise, não deve ser realizado à conta do erário indigena. Foi provavelmente o que aconteceu com a produção de Um Funeral à chuva. Tendo por certo que o conceito de cinema reduzido à sua expressão de produto de consumo é tão amputado de sentido como reduzido a mera expressão cultural. A verdade é que a concepção deste filme, no ponto de vista da sua produção (não dependente de subsidio), entre outras motivações, pensa no público que deseja cativar, o que permite ao autor, continuar a fazer cinema nesta lógica de produzir conteúdos audiovisuais low cost e sem pedinchice. Ou seja; quem realiza filmes desta maneira não carece nunca de ser subsidiado. Tiro-lhe o chapéu.

Brevemente num pais perto de si

Estamos perante a possibilidade de uma nova tanga, que será sempre, na melhor das hipoteses um mundo pior para os tugas.
É isto que nos espera: um cromo que colabora no aumento brutal de impostos. Diz que estende a mão ao país e ainda pede desculpa. Puta de vida

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A remodelação Ken

Passos já não sabe o que há-de dizer, perora agora por uma remodelação governamental. entre outras possibilidades, este, seria, obviamente, uma das putativas figuras governativas. Segue-se o raminho de ministeriáveis para o novo governo do senhor engenheiro:

Isto são lá perguntas que se façam...

Esta horda de ignorantes de todas as idades com visivel insuficiencia cognitiva, deviam ser impedidos de exercer o direito de voto, enquanto nao metessem nos cornos, as noções básicas sobre a história recente da democracia na tuga pátria. Isto, para não corrermos o risco de, por exemplo, ver este especimen politicamente imberbe, inculto e desinteressado, a legitimar tretas duma ministra da educação, que resolve fechar escolas por tudo quanto é interior do país, ou até, eleger deputados como este, que vai propor portagens na A23. E, sabe-se lá mais o quê...

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fechem tudo

À pala do insucesso escolar, a ministra vai fechar mais 6 escolas do 1.º ciclo no concelho da Covilhã com menos de 20 alunos. Grande lata, ou não fosse a razão, puramente economicista. Estes encerramentos são, sobretudo, um verdadeiro ataque aos direitos das crianças, dos pais e dos professores. A verdade é que esta medida significa condenar ao definhamento um concelho com evidentes problemas de envelhecimento da população. Nada de novo. Mas também deve haver por aí muita autarquia a quem a tanga vem mesmo a calhar.
Fica mais um aviso do centralismo macrocéfalo de Lisboa/Porto/Coimbra, que há-de arranjar maneira de encerrar o interior de uma ponta à outra. Fechem tudo caralho. E já agora, se nos querem deixar só com os ossos, lavro aqui o meu protesto, erguendo o dedo do meio.

Requiem para uma despedida: fica a saudade e a conta por pagar

Neste momento da abalada da seleção, fica também a comoção colectiva, o vazio, as lágrimas e a memoria de um ruido repetido dias a fio. Enfim, foram tantas coisas boas. Foi tudo tão bonito, que não resistimos à tentação de solicitar à rádio Caria ou à RCC, que dediquem esta musica a toda a basbacagem, que já sente a falta do ronaldo e do simaozinho. Obrigado seleção.


UBI desmente pinto

A UBI em comunicado, vem garantir que todos os pressupostos e objectivos iniciais do projecto “como sejam a fixação de recursos humanos e financeiros” se mantêm inalterados desde Junho de 2009. Confirma ainda que recebeu “no passado dia 27 de Março um email assinado pelo presidente do conselho de administração do Parkurbis a anunciar a sua intenção de abandonar o projecto”. Quanto à entrada do parque tecnológico de Abrantes no plano estratégico Inovida também "não afectou em nada a concretização do Ubimedical" nem o montante de investimento a ele destinado, ou seja, sete milhões e meio de euros dos 12 milhões que totalizam o projecto.

Então, o que levaria o sô presideinte a hostilizar o Ubi Medical e a UBI?
Seria por não ter gostado muito do papel subalterno que lhe estava destinado neste projecto?

terça-feira, 1 de junho de 2010

Temos equipa?!

Estava para substituir o simbolo pátrio pelos camarões na varanda. Mas afinal, a coisa até nem correu mal de todo. Bora lá beber umas bejecas e comer uns minuins . Até já.


Noivos de S.Tiago

Ontem, entrou em vigor a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Ocorreu-me, mais uma vez, a estival festança covilhaneinse: os noivos de são Tiago, abençoados pelo santo casamenteiro, que lhes dá o nome. Era bonito ver a basbacagem gay e quejandos, correrem para o casório com o patrocínio da CMC ou da nova agencia municipal de casameintos e batizados. Por certo, uma forma original de resgatar a simbologia do casamento fecundo, sem desvirtuar, é claro, a heterossexualidade pungente dos covilhaneinses.
Quantos marmanjos do mainstream do condominio - muito castos e monogâmicos - não se poriam a jeito para serem fecundados, perdão, padrinhos “à espanhola”.
São Tiago gay, tornar-se-ia uma festa muito interessante, numa época em que praticamente não há estágios nem se passa nada de especial na Covilhã. Vinha dar um jeito do catano este simulacro da igualdade de *géneros. Pensem nisso. Primeiro estranha-se, mas depois entranha-se.

*Refiro-me, obviamente, ao masculino/feminino. Estou-me nas tintas para conceptualizações do estilo: género tem pouco a ver com os órgãos genitais com que nascemos, e mais com a carga cultural que a sociedade lhes cola. Pois pois.

Mais logo é que vai ser...

Nós já encomendámos as bejecas pró jantar da grande farra tuga