terça-feira, 31 de agosto de 2010

O esplendor tuga

Em passeio na linha do Minho. Extraordinário.

Da varanda para o mundo



É fácil reconhecer em qualquer tuga, um conjunto de características deveras surpreendentes. Honestidade, disciplina, polivalência (entre outras). Mas, principalmente, a sua adaptação rápida a novas realidades como é o caso desta varanda, atractiva e humanamente funcional.

PS: não foi projectada pelo senhor engenheiro.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Rendimentos & afins

Anda por aí muito cromo ofendido com a cena do repatriamento dos ciganos em França. Muitos destes gajos, defensores das tangas do multiculturalismo, mandam estas postas de pescada muito igualitaristas, mas no fundo, bem lá no fundo, querem é ver a ciganada bem longe do bairro onde habitam. Ehehehehe. São aquela trupe do diálogo das civilizações, que é uma coisa muita linda, mas é discutida num resort de luxo com segurança e ar condicionado. Não sei se ria se chore com estes teóricos do caralho, quando apontam, pateticamente, a incapacidade pátria para compreender os quadros mentais desta minoria étnica. Pois pois, chamem-lhe agora nomes. Uma coisa é certa, os ciganos são um “grupo” que nunca se integrou nem quer integrar, tampouco se dissolve; com o agravo de ter uma dedicação exclusiva ao gamanço com inusitada mestria. A grande maioria vive por conta do Estado social, pago pelos impostos tugas, e ainda por cima gozam duma completa impunidade pública. Mas o indigena, por medo de ser considerado racista e xenófobo, prefere o politicamente correcto, numa atitude de grande benevolência perante esta minoria parasitária.
Não me fecundem.

Imagem de marca

As cadeiras acorrentadas nas arcadas do pelourinho tornaram-se já uma imagem de marca desta administração do condominio, que gosta de manter a grei mansa, bovina e aquiescente. A imagem, degradante tem vindo a provocar o riso dos turistas acidentais, mas, sobretudo, reflete um quadro complexo de exercício de poder, sobre o qual nem vale a pena opinar, quando - como é o caso - o ridículo não tem limites e ignora qualquer efeito colateral sobre si próprio. No fundo, a imagem destas cadeiras acorrentadas são uma idiossincrasia local, trazendo á superfície a espuma de um provincianismo bacoco tão característico nestes amanuenses covilhaneinses.

sábado, 28 de agosto de 2010

... e ao 4º jogo

... O Glorioso ressuscitou

E até o Robi defendeu um penalti, depois de treinar toda a semana na nova baliza que o Jesus lhe arranjou. Eheheheehh

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Boom quê ?

Acho piada a alguns cromos que papam qualquer merda que lhes ponham à frente dos olhos. Metade destes gajos stressados e urbano-depressivos que aterram no paraíso campestre da Idanha. não faz sequer ideia de que a Terra anda à volta do sol! Eheheheh. A hipocrisia dos hippies da Arrentela que mais parecem um cruzamento entre os Estrunfes e os Orcs do Senhor dos Aneis, é de partir o coco a rir. O que eu me comovo com os peregrinos do Boom festival quando os vejo apregoar o evento por um bom motivo: um mundo melhor, com menos aquecimentos globais com mais Pandas, Koalas, painéis solares e o caralho. Já agora com mais umas doses de heroína. Não me fecundem, trata-se apenas dum festival de música minimal repetitiva, muito má por sinal e que até pode causar danos irreversíveis em alguns indigenas com capacidades cognitivas debilitadas. É um Boom tipo ZEN, bué contemplativo com alguma canalha à luz da vela na esperança de ser sodomizada por um Tiranossaurus Rex. E prontos, Eheheheh.

Se é por um mundo melhor, então façam o Boom no Paquistão ou no Burkina Faso. Deixem os chaparros da Idanha em paz.

News of condominio

Entretanto o pasquim NC, revela esta semana zelosas preocupaçoes sociais com os condóminos. E adianta, segundo as estatisticas do INE, que a Covilhã lidera desempreigo na Beira Interior. A culpa, dizemos nós, é do governo do senhor engenheiro, que inviabilizou o alargameinto do PIT com (60% de taxa de ocupação), quando o sô Administrador pinto já tinha em carteira um punhado de empreisas para ali instalar. Eheheheh.

Não se fazia.

E tudo o vento levou…será esta a imagem do Turismo da Covilhã??

A Covilhã e uma pretensa maioria do seu povo, em tempos idos, acreditou na panóplia de histórias e fantasmas criados por um líder e uma seita seguidista.

A incompetência é indisfarçável. A verdade é como o azeite, tarda mas não escapa.

O “turismo da Covilhã” constitui o maior exemplo, das muitas revanches, promovidas por Carlos Pinto.

Tubarão à vista

Pra quem tem na ideia passar os ultimos dias do estio na costa Sul, é melhor tirar daí o sentido: Tubaroes martelo avistados no Allgarve. Eles andem por lá e não são dos falsos.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A AAUBI continua a emprenhar pelos olhos


O sô presidente da comissão de gestão da AAUBI, Rui Garcia, diz que está cansado e indisponivel para encabeçar uma lista à Associação Académica da Universidade da Beira Interior. (Pois que descanse em paz). No entanto, é extraordinário como uma associação com bastas irregularidades, coimas imputadas pelo Fisco, sem poder movimentar contas bancárias nem estabelecer qualquer protocolo, tenha já preparado o forrobadó da recepção. Diz o sô garcia, sem se rir, que “tudo está já agendado e escolhido”. Pois, pois. Os outros, que vierem a seguir que paguem a conta. É o costume. Chama-se a isto emprenhar pelos olhos. Maibom.

Parabens ao Sporting

Numa cidade e num concelho dominados por uma oligarquia de empreiteiros e politicos amantes do futebol, emerge uma equipa com jogadores banais, que humilham o Sevilha dos 120 milhoes.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

...Festas realmente importantes

Desde há muito que a Covilha vive num estado de apatia cultural que mete dó. A festa, ou melhor, o espectáculo preferencial e alvo das denominadas políticas culturais da CMC, resume-se ao evento ocasional com os mesmos de sempre: cherovias&afins, cha&biscoitos e farmeville do espaço das idades. A diversidade cultural como exercício de cidadania continua, pois, a ser uma miragem, sem pluralismo nas formas de viver a cidade culturalmente.
Aconselho-os a enviarem alguns amanuenses a Alpedrinha/Fundão para aprenderem com quem sabe organizar eventos realmente importantes.

Em Setembro lá estaremos.

O Vivaci da Guarda é uma pérola da arquitectura?

Sei que a avaliação estetica do que quer que seja é sempre discutivel. Mas caramba! Como é possivel que um mamaracho destes, que mais parece um porta contentores, possa ser nomeado para o World Architecture Festival de Barcelona, o maior concurso de arquitectura do mundo? Comparado com este mono até o caixote da AM do condominio covilhaneinse é uma obra d'arte

O arroz à valenciana e a sua influência no basbaque covilhaneinse

Algumas virgens ofendidas tem revelado indignação por vislumbrarem no termo basbaque uma ofensa à sua condição de covilhaneinses.

Cabe-me, por isso, tecer hoje, (no futuro logo se verá), breves considerações antropológicas sobre a definição do basbaque covilhaneinse, pra descanso de algumas alminhas mais sensiveis. Ora, o basbaque é uma espécie de bardo que bem poderia ser uma triste personagem de Walser, (depois explico quem é este). Aparentemente, é fácil reconhecer o basbaque nesta época do ano, pois passeia pelo condomínio em calções e camisolas de alças durante quase todo o estio e arma a barraca na sua estância balnear de luxo que é o tanque da piscina praia. Este cromo tem uma auto-estima que pede alimento, bué alimento, por isso papa generosas doses de arroz à valenciana todos os Domingos para inchar o ego (delicias do mar, salsichas, um caldo Knorr e frango cozido, basicamente). Estabelece com ele, (o arroz) uma relação quase erótica e bastante ambivalente. Eheheheeh. Está provado que a privação do arroz amarelo tem efeitos nocivos ao nível emocional no basbaque covilhaneinse. Um estudo recente feito pela UBI, revelou que uma grande percentagem basbaque (mais de 71%), fica estimulado sexualmente quando emborca o arroz à valenciana ao Domingo. Mas, basbaque que se preze não perde um único jantar na ANIL, mesmo que o arroz mude de nome e passe a ser acompanhado com pato (ou a falta dele).
Se o estimado leitor, se revê nesta descrição, então, pode crer, que é um basbaque em potência. Eheheheh

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Um indígena de que ninguém fala..porque será?

Mobilidade no sistema de saúde à laia do peipeidei psdei



Já encomendei um para fazer a vontade ao Passos Ken. Não é possível arengar mais em tão curto espaço de tempo. O ken de massamá, símbolo máximo da autenticidade tuga, enveredou agora pelo populismo suburbano e cavalga a crise para responder à sua clientela neocon. Queres saúde? Então paga-a. Ah pois.

domingo, 22 de agosto de 2010

Dos vazios urbanos na Covilhã




Retomo o tema do espaço Goldra, que paulatinamente tem vindo a tornar-se num imenso vazio urbano e que já levou ao encerramento do bar restaurante Soda. O fracasso deve-se, não só à falta de estrategia da CMC para aquele local, mas também à insuficiência de arborização e à má qualidade dos materiais, que potenciam situações de desconforto térmico em dias de calor, convertendo-se num ermo petrificado e inóspito durante o Inverno. Não é por acaso que os covilhanenses ignoram este sitio.
O pior é que a administração do condomínio tarda em perceber que este espaço deve ser visto como algo que só faz sentido a partir do uso que as pessoas possam e devam fazer dele. Mas as luminárias do planeamento urbano, persistem nesta predilecção pelo cinzentismo, em favor de modelos que ignoram ou desdenham o que é característico da Covilhã. Ou seja, em vez dos lugares de fruição publica, assumirem um papel estruturador e unificador, como acontece noutras cidades da região, aqui no condominio covilhaneinse subjugam-nos a critérios abstractos e descontextualizados, passando a valorizar e a concentrar atenções no vazio. Foi nisto que se transformou o parque Goldra: um imenso vazio. É mais um mau exemplo de quem planeia ad hoc o espaço público na Covilhã; que sirva, ao menos, para retirar ensinamentos.

Um chicken de 8,5 milhões...

Uma escolha acertada de jorge jesus

sábado, 21 de agosto de 2010

O que faz falta na Serra da Estrela?

(...) O que falta na serra da Estrela, em termos turísticos, é turismo de montanha como o que se pode encontrar nas outras montanhas da Europa, acho que o que faz falta para o desenvolver na serra da Estrela é tudo aquilo que o alimenta nas outras montanhas da Europa: trilhos pedestres; vias de escalada; alugueres de BTT, de canoas, de cavalos; guias pessoais para caminhada, escalada, interpretação da natureza; documentação (mapas, informação/divulgação sobre locais, trilhos e vias, contactos empresariais) acessível, disponível em supermercados, mercearias e cafés; parques de campismo; múltiplas empresas locais com liberdade de acção, não sujeitas a restrições decorrentes da concessão exclusiva.

Mais estradas (ainda mais, caramba?!), teleféricos, casinos, centros de estágio em altitude, funiculares, e isso tudo? Creio que, para o turismo, não fazem falta nenhuma. Creio até que só prejudicam, ainda mais, as potencialidades da mais alta montanha de Portugal continental para o turismo de montanha. E que outro turismo poderemos pensar em desenvolver na serra da Estrela ? (...) o cantaro zangado

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O novel romance do escriba erótico

Desta vez, o escriba Manuel da Silva Ramos "vai abordar temas actuais associados a uma critíca social muito dura. Porque diz ele: "um dos papeis do escritor diz respeito à denúncia das injustiças da sociedade e há muitas situações para as quais é preciso despertar consciências".
Pois claro. Está bem visto, sim senhor. O sô administrador pinto que se cuide nesta nova tendência engagé do neo realismo de MSR.

Por certo , o escriba municipal abandonou as suas desventuras oniricas e passou a escrever outras tangas, que nada terão a ver com os costumeiros sacerdócios, capelas e sacristãos do condominio covilhaneinse. Mas quem conseguirá decifrar em 400 páginas a sintaxe desordenada que ele debita lá no seu Olimpo surreal, sentado num trono para além do tempo e da história? Deve ser de fugir. Eheheheh.

Outras confrarias

Por muitas voltas que dê na tuga pátria, o meu lugar é aqui, onde mora a basbacagem, o esplendoroso rosto da cidade neve à beira serra plantada. É pois, com este não sei quê poetico, que regresso à casa que me viu parir. Aliás, ao canto pátrio que até serviu de base curricular ao senhor engenheiro o nosso primeiro-ministro. Pois atão. Eheheheh. Mas não é sobre isso que hoje vim aqui falar. Estou aqui no intento de proclamar, uma vez mais, a ideia da confraria do Galho para fazer concorrência leal ao maestro cherovia e demais confrades. Desta vez na versão Oral galho ou Até os galhos dançam

Aniversários

Esta semana celebrou-se um aniversario digno de registo, até parece que foi ontem. A Mónica fez 44 anos. Quem diria! Há tão pouco tempo ainda andava de joelhos a gatinhar pelo chão da sala oval. Lambuzava-se e metia na boca tudo o que lhe aparecia pela frente!!! E agora já está tão crescidinha. Meu deus! Eheeheh

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Solução: Federação dos Partidos Sociais Democratas

Está visto, o líder do PSD decidiu avançar para eleições antecipadas antes que seja tarde.

Num partido onde há mais marés do que marinheiros, a vigilância atenta das ondas e da aproximação de tubarões, determina a sobrevivência do líder, tornando superveniente o interesse nacional.

A verdade é que mais cedo ou mais tarde, vai tudo por água abaixo.

A bem da nação, bem poderia o próximo congresso do partido, acabar com a lei da rolha, e decidir pela convolação em Federação de Partidos Sociais Democratas.

Seria assim possível tornar um saco de gatos, num espaço respeitoso dos inúmeros líderes e facções que definham o actual PSD. Todos sairíamos a ganhar.

Até o Partido da Covilhã seria ratificado, o seu líder devidamente reconhecido e quem sabe até finalmente satisfeito o anseio de partir para um lugar ao sol, libertando um povo que desgraça paulatinamente.

Esta é mais uma proposta concreta que contraria aqueles que nos acusam de não fazer propostas concretas.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vulva em “covilhaneinse tecnico”, trama Queiroz.



Confesso que a continuidade ou não de Queiroz na selecção é-me indiferente.

Indiferente porque os treinadores não jogam á bola. Quando muito, representam e medeiam os muitos interesses que gravitam em torno da maior modalidade do desporto.

Já o frenesim em torno do suposto processo de inquérito, suscita-me interesse e como habitualmente obriga-me a pensar e para isso questionar.

Não esquecer que Queiroz já permanecia e visitava regularmente as terras da Covilhã, havia algum tempo.

O termo que parece ter sido usado para dar as boas vindas aos médicos é autóctone, vulva em “covilhaneinse tecnico” e por isso passível de ser compreendido no contexto e no ambiente proporcionado pelos líderes e elite local.

Pergunto, o que aconteceria á sensibilidade dos ofendidos se a selecção fosse campeã?

Não teriam outro remédio se não pedir eles próprios desculpas às respectivas mães ou simplesmente esquecer? E onde ficava a honra destes?

Pergunto ainda, a haver bloqueio da análise anti-doping, quem foi o responsável que permitiu manter a ida do seleccionador ao campeonato do mundo? Arriscando manchar a reputação da selecção com tamanha heresia no mundo do desporto.

Algo não bate certo. Não será na história da vulva, mas no epílogo pretendido.

-Não se pretende de modo algum terminar com a promoção cirurgicamente estratégica promovida pela CMC.

Derrotados..

O Sporting há 15 anos que não perdia na primeira jornada.
O Benfica há muitos que não começava como campeão.

domingo, 15 de agosto de 2010

Pode ser que o tempo refresque

A silly season é uma estação de idiotices, que é como quem diz um tempo tão fodido, que chega a trazer à tona uma serie de alforrecas na costa espanhola. Tentei, ainda assim, por estes dias, evitar um encerramento compulsivo da tasca mais criativa e concorrida do condominio covilhaneinse. Garanto que fiz algum esforço de modo a que me ocorressem uns postezitos asseados, para fruição de moi meme e de quem tem algum gosto em ler o que por aqui se vai escrevendo, acerca da basbacagem e outros desencantos mundanos. Pois. Mas os teimpos não estão de feição; quer-me parecer que só tenho produzido trivialidades em portugues suave com a mesma utilidade da recente viagem que o sò pinto fez a Angola, em representação do Parkurbis (condominio high tech). Afinal, tambem não consigo fugir ao estado que medeia entre o abúlico e o outro, que não recordo o nome. Estou capaz de me quedar contemplativo e mudo durante este longo período da estiagem ou, se calhar, vou aproveitar para dar um salto á perfida Albion e trabalhar uma semanita nas obras. Os outros carpinteiros que tomem conta disto se puderem. Sei que o condominio sem carpinteira é como a Naomi sem diamantes de sangue, mas não se amofinem, entretenham-se a ler os cartazes no Máfia da Cova.

Até já. Vou ali e já venho.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Inglês técnico

A falta que faz a estes "amaricanos" as Novas oportunidades

Fumos

A julgar pelo mapa de incêndios, a industria do fogo parece localizar-se num canto da pátria tuga. O sô presideinte Silva mais o senhor engenheiro, depois de longas semanas de costas voltadas para as labaredas, despertaram, finalmente, do seu letargo e resolveram aparecer para ver o que é que se passa. Por cá, no condominio covilhaneinse, até agora, é só fumaça. Ninguem se descuidou na roça das matas e a vigilância tem sido redobrada. Não existem incendiários, cacos de vidro espalhados pela floresta, nem churrascos, foguetes ou pontas de cigarro. O covilhaneinse basbaque é, cada vez mais, uma espécie bué civilizada… é sim senhor.

site do European Forest Fire Information System (EFFIS),

À espera da oportunidade

Mantorras espera vir a jogar e diz-se apto para honrar a camisola do Glorioso. Deixem jogar o gajo porra!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Trata-se de uma purga?

Ou cromos como este, já deviam ter sido expulsos há muito teimpo?

Quando os ciclistas passavam no condominio covilhaneinse

A imagem retrata uma das últimas passagens do pelotão da volta a Portugal pela unica subida mitica da tuga pátria : Covilha - Torre. Hoje, os ciclistas vão estar na pérfida capital distrito e irão passar por todas as cidades da beira interior com exceção da Covilhã. Mais uma vez, os covilhaneinses ficam a ver navios. Mas o que esperar de uma camara que nem uma ciclovia conseguiu construir em 16 anos de regência? São feitios. Prontos.

Baralho do condominio - 3

Há quem veja nele o homem de confiança e o sucessor natural do sô presideinte pinto

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Momento único

... do guarda redes que só pode ter mãos invisiveis. É extraordinário como a bola parece passar quase sempre pelo intervalo dos dedos de Roberto. Não é o caso desta foto. Um momento unico, portanto, e digno de registo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tributo ao selecionador nacional

... Diz o povo e com razão que a verdade é como o azeite: vem sempre ao de cima. Mesmo acreditando que não haja justa causa no putativo despedimento de queiroz, estou convencido que haverá, por certo, razões atendiveis pra mandar de vela um selecionador mui malabarista da palavra, mas frouxo e mau de bola. Por mim, pode ir de vez.

As figuras tristes da AAUBI


A AAUBI transformou-se nos últimos anos num escandaloso bando de incompetentes; espécie de gang associativo, sem escrutínio ou avaliação sistemática por quem quer que seja. O resultado está à vista com dividas sem fim, acumuladas pelas sucessivas direções, compostas por gente vagamente descomposta e enxovalhada, que após o primeiro mês de gestão devia ser extinta. Para andarem a fazer estas figuras tristes, mais vale fecharem de vez.

Outros clones

Apesar de perceber muito de futebol, Jesus continua a ver-se aflito para articular uma frase com mais de quatro palavras. Mas se a lingua de Camoes só o atrapalha, também é verdade que tem vindo a acumular alguns erros de "casting" no plantel do Glorioso. Oxalá não venha a engolir o atrevimento com as chiclets que mastiga de boca aberta. No sábado levou uma lição táctica do rapazito semi louro, que dizem ser um sucedãneo de Mourinho. Estou cá desconfiado que depois de tanta pastagem dos maxilares no relvado, o Jorge Jesus, também é um clone, mas desta aqui

domingo, 8 de agosto de 2010

Descendemos do cão. Mainada

Ainda existe uma boa quantidade de indígenas que crê obstinadamente numa suposta evidência científica, que demonstra a transformação do macaco em homem. Uma treta simio antropológica, completamente desprovida de fundamento analitico, mas que tem alimentado a hipótese darwinista que aponta para a possibilidade de os macacos serem nossos primos. Ora, qualquer análise minuciosa do fácies humano destas fotos contraria essa tese e remete, objectivamente, para a nossa descendência canina. Assim é que é. Qual macaco qual caralho.

sábado, 7 de agosto de 2010

Genéricos

O DECUPRAMIM é um genérico substituto do tónico anestésico anal, que torna menos penosa a viagem ao interior ostracizado.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Saldos na loja da lagartagem

Depois da vitoria folgada e exibição convincente do meio campo, frente aos amadores dinamarqueses com nome semelhante ao do vulcão da Islândia: Nordajhguykjfj..., o sportein colocou à venda a preço de saldo, alguns artigos defeituosos, onde se incluem as camisolas do Joao Moutinho com a oferta de um DVD.