terça-feira, 29 de novembro de 2011

minareites e caravelas

Sendo eu um leigo na arte de bem projectar, não posso, contudo, deixar de fazer menção a esta coisa, projectada inicialmente com minarete (108 metros de altura que não saiu do papel) para uma certa "Igreja caravela" no alto do Restelo em Lisboa. A obra d’um tal de Troufa continua a provocar grande alarido aqui na capital tuga. Este homem, só pode ser um ateu agressivo e inconformado. Nem Saramago se atreveria a ir tão longe e a fazer tanto mal à igreja católica com o seu Caim e o Evangelho. O sô arquitecto não percebeu que um templo de deus deve ser um local sério, um projecto puro, evocador de espiritualidade e não de sensualidade balofa tipo bolo de aniversário ou o equivalente a aparecer vestido de Lady Gaga num funeral. Digo eu, que sou um leigo em caravelas Em vez de tanta profusão de signos e das alusões mitológicas em barroquismo kitsch, poderia o arrojado Troufa seguir a ditadura dos sacrossantos triângulos brancos, como na igreja da estação covilhaneinse, (mailinda!) onde reina a mais elementar sobriedade, pois aqui não se discutiram regras que potenciassem o dislate construtivo. Não senhor, aqui, as alminhas basbaques opinantes, não opinam rien. Nisto, como em qualquer assunto a carneirada covilhaneinse quer-se mansa. No condomínio os gostos não se discutem; a intervenção no espaço público está sempre sujeita à subjectividade total do seu criador: o sô administrador do condominio, figura tutelar do bom gosto e esteta de sentido único/indiscutível. É ele quem impõe a estetica ao mais desenfreado pos-modernismo masturbatório com umas pontes sexy/pedonais e outras tretas elevatórias que não servem para nada. De resto, e para não fugir ao tema que hoje me trouxe aqui, o único minarete consentido e que se preze na Covilhã é a torre de Sto. António. Que deus a proteija.

cherovia a patrimonio nutritivo da humanidade


Sempre reconheci no Fado um valor cultural português, mas nunca o desliguei de geinte bêbada, marialvas, boémios e quejandos. Eheheheh. O fado nunca passou de um veículo privilegiado para eternizar a desgraça que nos ensombra há séculos. De maneira que cá para mim, este género pátrio, imaterial, vale muito menos do que a cherovia; algo mais nutritivo e suculeinto para apresentar como candidatura a património material da humanidade. Mas para já prefiro não propor a pastinaca a avaliações extramuros sem falar primeiro com o maestro. Até porque a cherovia tem o seu valor intrínseco e não é um papalvo qualquer da Unesco que nos vai dizer se tem virtudes ou não. Já o fado, no seu conformismo sofrido não passa de património arqueológico, paz à sua alma. Aliás, eu nunca vou ouvir fados para não embaraçar os meus amigos com ataques de riso. Fora isto, a melhor fadista couve foi a Hermínia. pá! ... a Silva pois atão.

Há quem diga que ser português não é só fado, futebol e fátima. Mas ser covilhaneinse é, antes de tudo o mais, gostar da sua cherovia e reparti-la pelos comensais. Viva a cherovia

domingo, 27 de novembro de 2011

isto está a ficar perigoso

Este video que existia na plataforma VIMEO foi mandado apagar pelo governo. É a prova de que a democracia tuga nem sempre é uma coisa segura.

Serviço publico de tv ou exibicionismo bacoco?



é absolutamente extraordinário como em tempo de crise, especialmente gravosa para a maioria dos portugueses, o Herman e acompanhantes façam alarde deste exibicionismo miserável na televisão publica. E andamos nós a pagar merdas destas.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

QUANTO!?

Quanto vamos pagar em juros pelo resgate? - perguntaram os camaradas!
O nosso Gasparzinho mandou os seus serviçais pregarem(-nos) o maior susto:
- "Apenas" 34.400 milhões de euros em juros pelos empréstimos do programa da troika!!
Rico
IRRA, digo eu...
Não seria melhor irmos aos agiotas que mandam partir pernas?

Não esquecer

ainda os comboios



Se ele o diz, que até já foi ferroviário, quem somos nós para o contrariar. Esta gente das beiras tem uma falsa perceção da realidade. Queixa-se por tudo e por nada. É o que é.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

bem-vindo à choldra


Quando um sócio do foculporto não gosta do treinador

* Este video contém linguagem imprópria suscetível de ferir algumas almas mais púdicas

a istrada e a neve

Ontem caíram alguns flocos na serra, aqui por cima de nós e, pasme-se, a istrada dos Piornos para a Torre foi encerrada, logo de seguida, devido à ocorrência deste fenómeno de Inverno, bué estranho e curioso na Estrela, a que se dá o nome de NEVE: precipitação formada pela condensação do vapor de água atmosférico a temperaturas por volta dos 0º C, em que as minúsculas partículas de gelo se juntam em cristais maiores, agregando-se em flocos brancos.É bonito. Prevê-se a continuação do fenómeno, e até há quem vaticine que pode fazer FRIO na Torre, ou CHOVER, um pouco mais abaixo.
Entretento a istrada já abriu.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Palavras para quê? É mais um "poli" artista


Futre dá palestra para estudantes de Economia e Gestão no politecnico de Bragança. Fantástico.


Se alguém ainda tinha duvidas quanto à qualidade destas escolas tugas, tem aqui, neste video, o seu melhor exemplo. Com estes genios da oratória, para quê mestres e doutores. É mais um momento ZEN de um politécnico português. Depois admiram-se quando ficam com mais de 50% das vagas por preencher.

Luzinhas de Natal

Anda para ai um sururu por causa das iluminações natalicias na Madeira, mas existe lá coisa mailinda que este exemplar cristão que ornamentou a Capinha no Natal de há 2 anus? Um produto que se fosse promovido como deve ser, haveria de vender tão bem, ao ponto de esgotar a oferta hoteleira da capinha e arredores. Qual Madeira qual caralho!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

outros aniversários

parabéns pelo 56º


condene-se a ré fofinha do condominio covilhaneinse...



A noticia do Publico: Juiz punido por atrasar processos e tratar a ré por “fofinha” deu azo aos mais variados desvarios opinativos. E, se era evidente uma preguiça absolutamente incompreensível do Meretissimo ao enviar para canto centenas de processos importantes, já não era tão claro que o magistrado tivesse na alma a chama ardente de lascívia e a manifestasse na linguagem processual com um atrevido: “Absolvida a ré fofinha”; como se tivesse proferido qualquer coisa do género: Absolvida a ré que é boa como o milho. Bom, mas foi esse o entendimento dos escribas da iuris prudentia e quejandos, o que atesta bem o estado calamitoso da iustitia tuga.

É só rir com estes conselheiros e jornaleiros do catano. Mas é o que há.

sábado, 19 de novembro de 2011

... e porque não regá-las (sem IVA) para elas crescerem?!

... a ministra Assunção Cristas continua a surpreender-nos com as suas tiradas pueris. Diz ela que esta é "uma altura de os pais reflectirem sobre o que dão às crianças e voltar a dar fruta em estado natural, que não tem IVA’."
Mas o que é grave no desmando da Cristas, é ela desconhecer que a fruta tambem está sujeita a este imposto. Estamos bem entregues.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Afinal o que importa são as praxes e as bebedeiras, não é ignorantes universitários?


... e o pior é que os imbecis ainda se riem e ficam todos contentes com a sua própria e colossal ignorância.

boas festas..?? tás a reinar!!!

eu parto tu partes...

O autarca valente da cidade mais alta diz que não imagina a sua terra sem o bloco de partos. Está bem. Mas como é que alguém pode defender a continuidade da maternidade na Guarda, quando as grávidas da sua cidade escolhem o hospital de Viseu e da Covilhã para o nascimento dos seus filhos?

Crise a quanto obrigas...

Atenção aos novos produtos da banca com spreads completamente obscenos. Ehehehehe

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O corpo Dele é que não pá...

Rezam os livros que o Corpo de Deus é um evento que começou a ser celebrado há mais de sete séculos. Mas agora, tudo indica, que os bispos da cristandade tuga querem ver-se livres dele (do corpo). Quer dizer que a Igreja vai abdicar da sua essência? Oh Tamanha leviandade! Já nem o vosso Corpo escapa à estouvada métrica da austeridade do gaspar e do melchior, perdão, do Coelho!
Como é possível que os representantes da santa madre Igreija abandonem um dos mais admiráveis ritos católicos: a magia da transformação de um corpo, por força do Verbo, de pão em carne divina e do vinho em sangue! Como é possivel oh deuses! Se bem me lembro, na sua ultima ceia, Ele afirmou que quem não se alimentasse do seu Corpo, que era a sua verdadeira carne escondida na codea do pão, nem bebesse do seu sangue, que é, no fundo, o tintol escondido no calice por Ele consagrado, não teria a vida eterna. É o que vos vai acontecer a todos vós, Bispos do catano, porque o corpo de deus não é negociável pá. Amen.
Bom, à cautela, vou só ali rezar as tais três avé marias e já volto.

domingo, 13 de novembro de 2011

Lado a lado

Nunca mais é Verão

Onde é que já vimos esta paridela?



Há uns tempos a saudosa Governadora Alzira, a propósito do encerramento das maternidades, defendeu aqui no carpinteira (via facebook), que a decisão devia ser tomada de forma "desapaixonada e sem bairrismos". Demos-lhe razão e propusemos então que se encerrasse a maternidade de Castelo Branco, não só por registar menos partos, mas também por ser a menos equipada na especialidade. Passado quase um ano os indicadores das três maternidades da BI continuam muito abaixo dos recomendados pela OMS. Entretanto, o sô ministro já avisou que os serviços com menos de 1.500 partos devem encerrar ou ser fundidos. Sim ele disse fundidos. Sendo que, os últimos dados estatísticos contabilizam 654 partos no CHCB, 622 na ULS da Guarda e 473 em Castelo Branco. Ora, os números não enganam, são como algodão e uma coisa parece clara, (nem careço de invocar a existência da faculdade de medicina) numa lógica de racionalização de meios, a maternidade melhor apetrechada em recursos humanos e tecnológicos é sem duvida a da Covilhã. Perante isto, e sem querer fazer grande alarido, a fusão das maternidades dos três hospitais da Beira Interior é inevitável com a concentração dos partos no Hospital da Covilhã. Não há volta dar-lhe. Teimos pena.

Estão abertas as hostilidades: Ó da Guarda! Gritam os da cidade mais alta.

sábado, 12 de novembro de 2011

d'avante illuminatti


A semana passada, este texto saido no jornal Avante, pôs alguma elite opinativa, completamente desatinada. Dizem que é anti sionista e uma vergonha para o PCP, i.e., o Avante usado como veiculo de anti-semitismo e teorias da conspiração.
Depois de uma breve pesquisa no Google, conclui que esta historieta do Protocolo, alimenta uma certa ideia de conspiração judaica com vista à instauração de um governo mundial e da sujeição de todos os outros povos. Há até quem alegue que ajudou uns milhões a irem para as câmaras de gás. Uma autentica novela. Sendo certo que os ingredientes para um romance do Rodrigues dos Santos ou do Dan Brown estão lá todos: “os sionistas, o Vaticano, os illuminatti e a Maçonaria”. Certo, é que o"atrevimento" do escriba do peiceipei está a transformar-se num verdadeiro código D'avante com tanta teoria esoterica. Não tarda nada e à boleia desta polémica, os milhares de fãs das narrativas encriptadas, ainda se convertem em leitores compulsivos do Avante, e, provavelmente, tornam-se fanáticos de um tal Jorge Messias, o comunista que escreveu esta tanga. Quanto a mim, o texto só está a suscitar desarranjos cerebrais pelo seu evidente anti-semitismo ao evocar as teses do tal Protocolo dos Sábios de Sião. Trata-se de um assunto, confesso, totalmente desconhecido para a minha pessoa, e reconheço, de interesse praticamente nulo, para a maioria dos basbaques que nos lêem. Todavia, se houver por aí alguém que queira dar uma achega, o que duvido, faça favor.

palavras compostas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ele há montagens do catano...

... e o atrevimento pode ser fatal como o destino. É uma estória à moda da direita castelhana com contornos de alguma perversidade. Pode ser lida aqui

Este é que a sabe toda



Enquanto os amanueinses do condominio vão destruindo o espaço publico e as infra-estruturas aeronáuticas, Morão, visionário, consegue em pouco mais de meio ano lançar na pérfida capital de distrito, aquele que vai ser o futuro aeroporto regional. Ponham aqui os olhos, caralho.


Medvdev com o olhar centrado na crise


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Está bonita a festa pá


sugiro que o INEM e congeneres montem um hospital de campanha perto do pelourinho. Eheheheh. Pelo meinos, assim, evitavam a despeisa das ambulancias a transportar bebados para o hospital. E ainda que mal pergunte. como diz o carpinteira: quem paga estas borracheiras?

Avemus idiotas

Neste texto do pasquim online da UBI, dentre um rol de disparates, damos de chofre com uma pérola de um tal de Pedro Guimarães, Praxis Imperatorum, que não tem pejo em afirmar, sem se rir, (que a “praxe Ubiana, é uma praxe muito intensa e curta, e tem como principal objectivo a integração dos caloiros." (atão não tem coração!) Tudo isto e muito mais, promovido neste pasquim da UBI, conotado com a Igreja Católica e assumidamente de inspiração cristã, mas agora seduzido pela redenção praxista e por um romantismo de ir às lágrimas. É ler para crer : "Durante sete semanas as ruas encheram-se de caloiros de mãos dadas, invocando cânticos, brincadeiras, e gritos estridentes apelando aos seus cursos..." Ui! Maibom.
É, pois, com um esgar de repúdio e de incredulidade que o indigena fica a saber que a praxe na UBI é bué integradora. Pois atão. Além da promiscuidade opinativa, este panegírico parolo e acritico, dá aval e branqueia o insulto institucionalizado, numa das praxes mais violentas do país. Nada a fazer com gajos que vivem fora da realidade e ainda se dão ao luxo de legitimar uma praxis generalizada de bullying pelas ruas da Covilhã.
Aquilo que deveria ser visto como uma questão de higiene e segurança públicas é tranformado no elogio ao obscurantismo mais primitivo a que se assiste na UBI de Setembro a Novembro. Ou seja, quando o momento impunha alguma reflexão critica sobre o assunto, o urbi aduz argumentário falacioso ao devaneio e ainda o publicita a gosto. Pró ano há mais com o patrocínio do pasquim. Um nojo. Tenham vergonha.

convocatória

principais jogadores convocados pelo Brazil

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ora aqui está uma obra prioritária...

... e ainda que mal pergunte: um quartel da GNR nas Penhas da Saúde serve para quê?

Mais obras 5 estreilas



Agora que o regabofe autarquico vai continuar, ó sô presideinte da cambra! Desencante lá algum graveito e mande arranjar aquilo que estragou no ramal de são joão, porque as pessoas que ali vivem não tem culpa dos desmandos da administração do condominio, (e não é dentro de dias, é já). No minimo, estas pessoas tem direito à mobilidade e a um espaço condigno à saida das suas casas. Vergonha.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

só me saem duques de Penamacor

Diz que ficou em «estado de choque». De tal maneira abananado, que decidiu abster-se! E logo com uma "abstenção violenta". Formidável ó Zé tó. Esta deixou-me a rir às gargalhadas durante alguns minutos, apesar de trágica. Eheheeheheheh. Digamos que é uma perfeita idiotice, mas como todos os idiotas em Portugal, um dia destes arrisca-se a acordar como Primeiro Ministro. Nada a fazer com esta tugagem.

quando uma grade separa a negligencia da tragédia




Palavras para quê, é mais uma obra notável no condomínio. Esta rua liga o Lar da São José ao Calvário e está neste estado há mais de um mês. Pior ainda, é que durante os proximos dias prevê-se que chova a potes, estando iminente o seu colapso. Aliás. aquilo já não é uma rua, aquilo é um troço todo-o-terreno e o perigo já não é só para os automobilistas, mas também para os peões.
Urbanismo cinco estreilas ou a negligência no seu esplendor?

domingo, 6 de novembro de 2011

Um mês e meio a brincar às praxes

Sobre as praxes já dissecámos por aqui bué argumentário, assunto sobre o qual, nunca haverá grandes consensos, nem isso me importa um átomo porque considero não haver boas nem más praxes. Elas são estruturalmente aberrantes. Ponto final. Mas o teimpo agora vai ser festivo com o apogeu do pugrama de "recepção ao caloiro"; é mais uma semana de concertos, bebedeiras e a Latada para o aplauso babado dos pais da crianças. Ficou para trás o desvario pidesco, levado a cabo por uma turba de idiotas precocemente decadentes. A ultima semana é o culminar triunfal da boçalidade, que é como quem diz do triunfo dos porcos, onde o espírito da varada, acéfalo e acrítico foi ofertado ao transeunte durante, pasme-se, um mês e meio, diariamente. A praxe da UBI converteu-se na mais longa e agressiva de todas as universidades portuguesas, pondo em causa a imagem da própria instituição. Pois é, não basta proibir o desvario dentro de portas e atirar com ele para as ruas da cidade perante um melancólico encolher de ombros. É preciso por fim, definitivamente, a este longo e inqualificavel ritual fascista.

sábado, 5 de novembro de 2011

familia covilhaneinse pós Datacenter




Nós já fizemos as contas. É mais do que certo, que depois de ter recebido praticameinte de borla o Aerodromo da Covilha, a PeiTei deva agora, o equivaleinte a um Pei Cei a cada covilhaneinse basbaque e não basbaque. Os primeiros tablets já começaram a ser entregues a quem os merece.