quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ora aqui está uma medida inteligeinte

Estou em crer que no condominio covilhaneinse, vai aconteceir exactameinte o meismo com eistes sorvedouros do erário basbaque. Ou não?

O tozé é o maior



No principio era o capitalismo ético" e "abstenção violenta". Agora a Austeridade inteligente ? Confesso que ando aqui às voltas - já lá vai uma semana - com eiste conceito do tozé e não consigo entender a arenga. Se o tozé algum dia for primeiro ministro, já o estou a imaginar a propor uma "tolerância de ponto inteligente”, “cortes de subsidios inteligentes”, "despedimentos inteligentes"… eu sei lá… É uma inteligeincia o nosso tozé de peinamacor.

Sacha Baron Cohen protagonizou mais um momento hilariante

...O unico momeinto importante da noite dos Oscares...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

outros carnavais - a Avó e a Neta eheheheeh

atão não é que a PUB resulta!

Segundo informaçoes da leitora manufactura, o CHCB registou um afluxo anormal nos últimos dias com utentes empilhados pelos corredores.
Curvamo-nos, assim, perante o génio criativo do assessor desta instituição.
Retiramos tudo o que dissemos num post anterior, sobre a inutilidade do cargo. Estamos hoje convencidos, que qualquer unidade de saúde deveria contemplar nos seus quadros, um técnico de filosofia hospitalar. Chapeaux.

aero club da covilhã promove batismo de voo



O aero clube da covilhã, depois de condignamente estalado pela administração do condominio, dá o exemplo da negação da pieguice e continua a promover batismos de voo a partir dos seus excelentes e adaptadas estalações five stars..

da-lhe c'o barril..

imigrem para o condominio covilhaneinse porra...

... e quando chegarem não percam teimpo no IEFP. contactem o parkurbis na pessoa de manny mãozinhas. Ele resolve.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tava a ver que o jasus não vinha com desculpas!

“Há uma grande penalidade sobre o Aimar” Diz o jasus... UFF! Atão mas cabe na cabeça de alguem retirar o Aimar do campo, que estava a jogar bem para meter o Djaló?

Violencia piscologica...


Vou hoje, aqui contar a história de um marmanjo fino, bem vestido, engomado, bem-falante, controlador e sedutor, engenhoso e ardiloso, esperto e típico manipulador, que se pavoneia escondendo o mais degradante da condição humana.
Na praça disfarça o mau íntimo, a predisposição para o conflito, a agressividade e intriga, o autoritarismo, o egoísmo, o contraditório, o quezilento e agressivo, o intriguista que atribui os males do mundo, ao que as pessoas ouvem, e á importância que dão a “quem lhes faz a cabeça”.
Cheio de dívidas, jogador barato, gastador procura parecer o que não é, nem tem, mantem os seus pequenos e vulgares vícios, á custa da pressão e chantagem sobre aqueles que nele ainda querem  confiar e a quem por necessidade miserável, recorre.
Não apenas aproveitador da fraqueza, usa a confiança, …como escudo das suas trambiquices, e tem especial capacidade de atribuir responsabilidade e culpa a terceiros.
Em casa, onde todos o conhecem, pelas diversas razões, esconde o mundo atribuindo culpas a tudo e a todos, conseguindo a proeza de demonstrar que o mundo se resume á casinha onde ainda é rei. Oportunista, mantem refém a sua companheira por usurpação do pouco que lhe resta.
Um belo dia, o marido da vizinha, a quem este marmanjo atribui a responsabilidade de ameaçar"o bem estar do seu lar" e a confiança que a companheira disfarçadamente e assustada lhe manifesta, contava eu, foi fazer uma viagem.
Nasceu-lhe, mais uma vez, uma alma nova. De imediato com o afastamento da pessoa, não hesitou, assegurar á companheira que "a vida dela iria ser muito melhor e que não teria de sofrer mais", porque os alertas daquela gente apenas eram perniciosos á alegria do lar onde ele era rei e ela súbdita das maroscas entroncadas numa vida de enganos e embustes do marmanjo.
Esta é a história de um agressor e mestre na violência psicológica, não te deixes burlar.



PS: não gostei de ver esta semana atribuída possibilidade da Covilhã e o Fundão, finalmente poderem estar de mãos dadas, graças á partida de Manuel Frexes.

encontro em Cabul

Aviso

Um blogue como o carpinteira não sofre a erosão do teimpo porque é um espaço habitado, livre, ainda por cima, com o podeir de atrair basbaques, nada lhe cobrando pela participação nem lhes exigindo prova de identidade. Permitindo-lhes isso sim, uma experiência única de utilizar o espaço público para dizeirem de sua justiça.
A covilhã, como todos sabem, é uma cidade sem cultura pública e participação civica, democrática, onde existe uma espécie de ideologia domestica, que incita à credulidade e à idiotia. O tal condominio povoado de pequenos poderes de desarticulados mentais e assassinos do verbo e das ideias.

Contudo, não foi nem nunca será nossa intenção converter o carpinteira num espaço popular como o defunto máfia da cova [paz à sua alma!] com idiotas a granel. Ora, a pandemia de basbaques que ultimameinte tem assolado o blogue começa a ser preocupante.

Os leitores que teimos bastam-nos, por isso, apelamos, mais uma vez, a quem nos lê: por favor, não digam a ninguém que nós existimos. Desapareçam, caralho! Não abriguem os proprietários deiste estabelecimeinto, a reduzir o carpinteira a leitores convidados. Fica o aviso.

desde que começou a crise passei a comprar apenas o essencial...

domingo, 26 de fevereiro de 2012

o futuro mora no condominio


Mas ainda há uma ténue esperança de que o gigante tecnológico ianque se mantenha em Portugal. O carpinteira sabe que o sô administrador do condominio e seu ersatz mãozinhas, já foram à capital tentar convenceir a Microsoft a instalar-se no silicone valley do condominio - Parkurbis como é conhecido entre a basbacagem.
Interpelado por uma jornalista da rádio caria sobre a importância do investimento, mãozinhas, o génio empreendor do condomínio, saiu-se com esta:
«Ó minha senhora! A Apple perdeu o seu cérebro, Steve Jobs, o Magalhães também já tinha ficado sem o seu inginheiro, que vendeu o negócio e decidiu estudar Filosofia em Paris … mas nós vamos conseguir fixar aqui na Covilhã a Microsoft pela segunda vez
- E onde vai ficar instalada? Questionou a jornalista.
«Bom, o único problema é o espaço, de facto, mas já estamos a negociar os terreinos ali junto à entrada da Covilhã sul … em principio vamos expropriar parte da A-23»
- O senhor Administrador tinha anunciado no ano passado, que havia outros projectos de grande envergadura para o condomínio … quer adiantar alguma coisa?
«Ainda bem que me faz essa pergunta, - exultou manny - pois tenho outra grande novidade para vocês: - (pausa) - quero comunicar-vos aqui, em primeira mão, que o parkurbis adquiriu o vaivém Discovery. É verdade, conseguimos antecipar-nos à trupe do godinho. Depois de ter efectuado, a sua última viagem e antes que acabasse num museu em Seia, trouxemo-lo para a Covilhã, ficando agora ao serviço da CeiMCei nas deslocações da Administração».
- Mas qual é a utilidade do vaivém para a cambra? - Interrogou a jornalista
«É simples: prevê-se que nos próximos teimpos o sô administrador tenha de se deslocar muitas veizes à Capital para acabar algumas cadeiras do cursozito, entendeimos por bem, que o vaivém Discovery sempre é mais rápido que a automotora do Intercidades ou da que a Renault 4L da presedencia » - explicou maozinhas, que diz já ter concluído o negócio com um sucateiro em Alcaria

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Diz que não veio para o Sporting da Covilha para perder

Sp. Covilhã vai no quinto jogo sem ganhar. Palavras para quê ... é um artista da bola

Fumo branco na AAUBI?

Se bem me leimbro, o principal objectivo da anterior preseideinta da AAUBI era pagar as dívidas da associação. Não sei se conseguiu. Já o novel chefe da casa azul, cujo nome não consigo lembrar, vai dizeindo, sem se rir, que quer devolveir a coisa aos estudantes. Vai lá vai…
Uma coisa é certa a AAUBI transformou-se nos últimos anus num escandaloso bando de incompeteintes; espécie de gang associativo, sem escrutínio ou avaliação sistemática por quem quer que fosse. O resultado ficou bem à vista com dividas sem fim, acumuladas pelas sucessivas direcções em festanças patrocinadas por uma qualquer central cervejeira. Foram anus e anus com geinte sem trambeilho, vagameinte descomposta e enxovalhada, que após o primeiro mês de gestão devia ter sido extinta. Agora vou ficar à espera da desejada mudança. Entretanto vou ali buscar uma cadeira. Eheheheh

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aí Anibal ! Chapéus há muitos...

Avalanche

No próximo sábado realiza-se uma coisa no condominio com o nome que está neste pneu, que obriga a produzir 150 toneladas de neve artificial.
Ainda que mal pergunte, dada a minha ignorância na matéria, mas tendo em conta que o condominio vive teimpos de seca severa, estando à beira da rutura no abastecimeinto: questiono o leitor ateinto:quantos litros de água serão necessários para produzirem esta avalanche?
Quem paga a factura do precioso liquido ao preiço do ouro?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

não há prosa para ninguem

Eh pá! Um gajo lê o JF todo - de uma ponta à outra - , e não vislumbra vestigio da prosa do sô Administrador do condomínio, nem do jurisconsulto pimeinta. Ora porra, logo agora, que o indigena começava a divertir-se com as diatribes destes dois. Cada um, especialista na sua respectiva forma de ignorância, como é, aliás, próprio do ser humano, qualquer ser humano.
A geinte sabe como as simplificações levam a conclusões toscas e francameinte questionáveis. Mas prontes, seimpre nos íamos divertindo com estas duas alminhas; naquela elegância de quem sabe estar a viver um momeinto cerimonioso com um chazinho valeriana em intercâmbio de inteligêincias superiores. Em boa verdade se diga, que as croniquetas do sô administrador versus jurisconsulto pimeinta, não eram propriamente uma fonte de aprendizagem ou de reavaliação da realidade, - lá ireimos um destes dias - mas davam para encontrar na opinião escrita, o entretenimeinto, a gargalhada basbaque: um a escrever sobre filmes que não viu e autores que nunca leu, o outro a falar sobre coisa nenhuma. Momeintos francameinte inspiradores, para quem como eu cumpria o nobre e incontornável exercício orgânico de expulsar os detritos. Agora, até há quem garanta que artigalhada do Homem vai dar em livro. Eu vou esperar pela edição em português.
Apesar de tudo era uma prosa que lia todas as quintas à noite com agrado, tal como Henry Miller, esse garanhão, que também lia na sanita. É uma peina

eistes gajos é que mandam nesta merda toda !

pausa para publicidade


Estou para aqui às voltas, a pensar, por que raio um hospital publico, gasta dinheiro em publicidade, como esta, aqui por cima, no pasquim O Interior, quando a dívida e o défice público da pátria atingem a obesidade mórbida.
Certamente, a leitura do anuncio de um hospital pode ter um efeito catalizador para doentes potenciais do CHCB, como por exemplo: derreter-lhes os lípidos e colesterol, desentupir-lhes artérias e enrijecer-lhes os gémeos, ou então diminuir o número de consumidores de barbitúricos. Só pode.

Aquela gente hospitaleira acredita que a publicidade do CHCB nos pasquins, torna os doentes mais saudáveis e, eventualmente, permite-lhes viverem mais tempo. E tambem deve funcionar como auto-medicação espiritual; uma espécie de mezinha caseira para alívio das dores da alma sem efeitos secundários. Basta ler e pronto.

O inicio da novel administração com esta largueza de horizontes, promete.
Agora é só esperar pelos seguintes para apanharem os cacos e arrumarem a casa. É a vida. Perdão, é o costume.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

um oasis de empreigo, diz ele...

manny maozinhas fez as contas e concluiu, que o condominio covilhaneinse é um oasis de empreigo. É sim senhor. E ainda acrescenta, sem se rir, e para gáudio do seu imeinso umbigo, que a “Guarda aumentou o desempreigo 47%, Castelo Branco 30% e o país 22%”. Estamos, pois, a caminho do pleno na Covilhã. eheheeheh
E a que se deve eiste suposto decrescimo de desempregados no condominio? Adivinhe lá estimado leitor? Pois é... esta performance empregadora, deve-se, nada mais nada meinos, que a eisse nicho tecnologico, chamado parkurbis, de que manny se julga o excelso mentor. Pois claro. Como é que alguem pode levar eiste cómico a sério?
E queria o cromo ser candidato a presedeinte da CeiMCei...Eheheheheheeh

um artista para politecnicos

Depois do poli de bragança, Futre dá palestra para estudantes do IPCB na pérfida capital de distrito. Extraordinario.

Se alguém ainda tinha duvidas quanto à qualidade destas escolas , tem aqui, neste video, o seu melhor exemplo. Com estes genios da oratória, para quê mestres e doutores.Eheheheheh. É mais um momento ZEN de um politécnico português. Depois admiram-se quando ficam com mais de 50% das vagas por preencher.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O discurso "covilhanense basbaque"..

Caros amigos carpinteira e covilhaneince , estava eu neste tedioso, non fare assolutamente nulla, (sim porque ainda há quem tenha a tolerância por feriado), quando os vossos posts me entusiasmaram a participar nesta espécie de carnaval da neve.
Vou mascarar-me de “covilhanense basbaque”.
Escreverei com grande entusiasmo do carnaval 2012, como sendo um grande evento, e não esquecerei agradecer pessoalmente ao Lino, Farromba, ao Silva que se disfarça de "ausente", e claro ao Sr.(dr.?) Carlos o enorme prazer que proporcionou a todos os covilhanenses, reforçando que sem eles não seriamos nada.
E claro, os milhares de pessoas que desfilaram e deram brilho a esta cidade, contarão sempre com eles como os únicos com experiencia e saber para continuar a grandiosa obra nesta cidade, e que nunca mais encontraremos ninguém que tanto faça pela nossa terra, podemos todos ter a certeza que mesmo depois de não haver covilhanenses continuarão a iluminar e brilhar por estas bandas.
Graças a eles jamais acabaremos, é notória a experiencia num tempo em que não teremos tempo para fazer experiencias elegendo outra gente que não sejam eles, tal como refere o JF.
Podem contar comigo, mascarado de “covilhanense basbaque” para vos aclamar, simplesmente porque são do melhor que qualquer cidade pode ambicionar, não há carnaval como este.
Gostaram?! Assim espero não vir a ter a caixa cheia de impropérios pouco dignos.
E agora tenho que ir ao enterro do entrudo, que espero inumar os farsantes que têm enganado o povo covilhanense, com verdadeiras brincadeiras de carnaval.

carnaval na neve 2013: ainda terá um novo formato..

Pela mão do melhor prasideinte de sempre, o carnaval ainda terá
um novo formato.

Podem decorrer contactos, na sequencia de muitas visitas do
eileinco camarário ao istrangeiro, para que no “urban festival snowbord” ,
possa haver um ensaio do que poderá ser o moderno carnaval da neve em 2013,inventado
pelo administrador do condomínio e que dará o nome ao evento, apadrinhado pela
Merkel.

Poderá não haver Covilhã solidaria, nem cavacos, nem encalhados
nem coisa nenhuma,muito menos carnaval no pé, a coisa será mesmo“carnaval na neve 2013”.

Será mais uma inovação do tipo “empurra pr’á freinte”, a que
o referido elenco nos tem habituado e apesar dos sucessivos falhanços, eles que
não desistem de entrateir o pessoal, vão finalmeinte (mais uma vez) apreseintar
e mostrar que pr’ó ano é qu’ei bom.

O destino covilhaneince poderá ser surpreendido a qualquer
momeinto..há que teir esperança…

- cá para mim o Glorioso mascarou-se de sportein este carnaval...Uff!

E a barragem das penhas senhora ministra?

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

COVILHÃ E FUNDÃO: FUSÃO NO TURISMO

Tá bem! E a sede da organização continua a seir no meismo sitio? Eheheheh

São uns comicos eistes amanueinses. O que seria de nós, se estes cromos não existissem. O condominio não tinha graça nenhuma Eehehehe

Afinal é em março... eheheeheh


As obras do datacenter, que era suposto terem inicio em Janeiro deste ano, afinal vão começar em Março. O engenheiro farromba, impulsionador e o rosto deste mega projecto para o condominio, explica

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nome de código:"o criquilar da Valeriana" (I)


Pronto, não se fala mais nisso, o homem não serve…e assim terminará  o episódio BPN á moda da Covilhã. Desconhecidos por enquanto os “montantes “ envolvidos, ficamos a saber da importância da valeriana na vida e modus operandi do caudilhismo covilhanense.
De quando em vez, o condottiero, não tantas como merece, enfrenta uns desaguisados entre os interesseiros e interessados apoiantes. Solução? Compensar melhor, mais valeriana!!
E deste modo, estou em crer que o rol de ironias e acusações, nos textos mal escritos e atabalhoados terminará. O próprio hospedeiro desta ladainha, reconhecerá a perda de prestígio a que se associou e “recomendará” uma trégua pelo bom nome dos caudilhos envolvidos.
Vejamos, se a uns corre bem a vida a dar conselhos do tipo,
-Epá como posso construir uma vivenda?
-Precisas de 5000m2…
-mas isso eu não tenho…
-Opá, declaras que tens e depois logo se vê… ninguém vai ver isso pá, eles só querem pasto para nabos… e se coiso, corriges a declaração!!
Outros há a quem a vida ainda corra melhor cantando e dançando a tanga.
A tanga é uma importante variante do tango, depois de consumida a famosa valeriana, pois é!!... o consumo excessivo tem efeitos secundários importantes…
O povo fica como sabemos, há  vereadores de tanto consumo, tal foi a moca caíram para o cesto dos papéis, onde hibernam há anos, outros ainda, acordados assarapantados, dão o corpo às balas e correm como lebres para reconhecimento dos atiradores, para não falar dos que estremunhados, precisam ir a Moscovo para reganhar o balanço do comboio e mais dia menos dia, com o delírio da rela,  todos se entreterão  como grilos, qual seja a espécie, disso falaremos mais tarde…
Valeriana deve consumir-se com moderação.

...


Dificuldades do Anibal

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

...


chicken ? A que propósito?

O blogue arrastão intitulou este post de chicken, devido ao cancelamento da visita do Anibal à Escola Antonio Arroio, em Lisboa. Este assunto da fuga do presidente silva por causa de uma manifestação pode até ser interessante para o blogue do Daniel Oliveira. Mas a usurpação do nome Chicken não lhes fica nada bem. Consideramos até abusiva a sua utilização neste
post. Chicken há só um porra !

a tragedia, o drama do abastecimeinto de água

Quem visse ontem a TVI ficava com a sensação de que se vive na Covilhã um cenário apocaliptico de falta de água e inevitavel racionamento do precioso liquido. A Administração de condomínio brada aos céus por causa da seca invernal e pouco deve faltar para convenceir os condóminos de um possivel colapso no abastecimeinto, se não chover durante os próximos "45 dias". É a costumeira arenga, à volta da falta de chiuva, perdão, do sexo dos anjos como diz o sô Administrador.

Certo é que, perante um hipotético cenário de racionamento da auguinha prós condóminos, a Administração continua a meter água e, mais uma vez, fica mal na fotografia com esta tentativa de alarmismo tacanho, que visa um unico proposito: pressionar a tutela para desbloquear o processo kafkiano em torno da construção da nova barragem. Não tarda nada e encomendam uma procissão de basbaques para reclamar o precioso liquido ao Criador. Eheheheh. Ora, este aviso, traz à memória a colecção de mentiras, de que nós já aqui demos conta, e que se foram avolumando durante os ultimos anus. Tangas.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

- epá, o glorioso não jogou lá grande coisa...

- ... mas aquele Bruto Alves, discipulo do paulinho santos, provou, mais uma vez, qual é a sua verdadeira escola de futebol. Estamos bem arranjados com estes caceteiros. Isto está a ficar perigoso. Muito perigoso... já não bastava o sá pinto no sportein. O Glorioso que se acautele e contrate já o Mike Tyson

Relvar é o que está dar

No momento em que os portugueses estão sujeitos a forte austeridade, a pátria pasma com os desmandos obscenos deste cromo: 100 exemplares do programa do governo, com capas de fundo cinza-prata e ilustração em alto relevo no valor de 12 000€, repito 12 000€, equivalentes a 120€ por cada tuga em papel couché semimate. Uma edição exclusiva ao preço do ouro, só para os meimbros do Goveirno. É o perpetuar da obesidade governativa pela cabeiça do "rapaz" de Passos Coelho, o maçon Relvas, que aos poucos se começa a tornar num Dias Loureiro em potência

Manny descarta candidatura ao PSD e à CeiMCei, mas...

O verdadeiro ersatz de manny maozinhas, assegura, sem se rir, que "apenas quer continuar a trabalhar na Covilhã Hum!
É uma decisão sensata que só vem dar razão ao que nós aqui escrevemos sobre o putativo candidato, sem perfil adequado que o recomendasse para tamanha função. Era uma ferramenta demasiado pesada para tão enigmática criatura, que até se deu ao luxo de recusar um espectral cargo governativo. Eheheheeh

Pasteis de nata Alvarinho e ainda outros produtos...

Na recente visita à região, o Álvaro promoveu o pastel de nata como o grande designio tuga, assegurando que já se encontram à venda em qualquer pastelaria do condominio. O ministro garantiu ainda que o Governo vai apresentar um conjunto de programas de desenvolvimento específico, onde se enquadra o pastel de molho covilhaneinse. Questionado por um jornalista da RCC sobre o apoio à cherovia - Álvaro respondeu enfadado : «Ó meu amigo! a pastinaca é um tubérculo e não está abrangida por este pugrama ... e tudo o que não esteja abrangido por este pugrama é tratado na RUDE ... Portanto tenham paciencia porra, se querem informações sobre assuntos da lavoura, dirijam-se à sede desta associação e perguntem à senhora que lá está sentada porque é ela que decide sobre o futuro das frutas da época, tubérculos&afins. Nós no governo é mais massa e pastas» ....

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Na Holanda com os Silvas

o que eles fazem para perderem a maternidade...eheheheh

todos os dias

Eu acho que namorar é uma coisa boa. Lamento contrariar-te Tecelão, mas aquele teu post sobre o Valentim é uma lástima. Compremos peluches, cartões, perfumes, chocolates e balões. Porque não? Celebremos uma das mais gratificantes manifestações do jogo do amor e deixemo-nos de tangas. Rendamo-nos, por um dia, e em tempo de crise, à sublime sensação de cortejar.

promessas

Não tenho por certo que a construção de uma ciclovia numa cidade com a orografia da Covilha, tivesse um efeito inceintivador e convidativo para que a basbacagem trocasse a viatura pela bicicleta. Mas deisde a década de 90 que o sô Administrador do condominioo anda prometeir uma ciclovia na variante (souto alto- Senhora do carmo) e até agora nicles.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

a imagem de marca do novo treinador do sportein...

há meio ano a tentar moldar o PS à medida da sua cabeiça...

Ehehehehee

Definitivameinte o Tozé - figura forjada em Penamacor -, não existe como secretario geral nem como líder da oposição. Eiste socialista enlatado, que foi o mais calculista e eficiente opositor interno ao zezito (o inginheiro), faz agora discursos, que são um fartar de falar sem dizer nada. Eu já nem consigo rir com aquilo. Desde que saiu da zona de conforto do partido, distritais, gabinetes e dos amigos, o tozé ficou à deriva e ainda não deu uma para a caixa, como se diz lá por peinamacor. Ou seja, quem pensar,hoje, que o tozé está vivo, corre o sério risco de passar ao lado da realidade, pois o mais provável que se tenha passado, é que o Seguro morreu de novo…. eheheheh
… E não haverá no peiesse da Covilhã uma alminha que lhe preste alguma assessoria e lhe escreva os discursos?

PS:
Aprendam com as cronicas do pinto&pimentel no JF porra! Ehehheheh

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O esplendor do "distrito"

O recente modelo de Paula Teixeira da Cruz para a justiça veio resgatar o conceito obsoleto de DISTRITO, atribuindo-lhe agora a importância que vinha a perder, após o colapso dos governos civis. Esta medida é mais um retrocesso histórico, programado pelo governo PSD-CDS,que levou à localização do tribunal na "pérfida" capital de distrito. É, sobretudo, uma decisão politica, intencional para reavivar conceptualmente a capitalidade administrativa de C. Branco. Nada que não tivéssemos adivinhado e alertado por aqui. Mais grave: tudo isto está ser feito perante a complacência da COVILHÃ. Há mesmo quem alvitre num futuro próximo, outras perdas ao nível da saúde e do ensino superior. A ver vamos.
Nunca considerámos a necessidade da Covilhã adquirir o ESTATUTO de capital de distrito. Fundamental, no entanto, seria Castelo Branco perdê-lo, quanto mais depressa melhor. Também é verdade que não tem surgido até agora, fortes alternativas ao modelo tradicional que sustém a divisão administrativa pátria, em redor de um modelo de Estado unitário, decretado no século passado, sem qualquer racionalidade geográfica e sociológica. Se bem que a partir de agora, espera-nos mais do mesmo com um distrito concentracionista, burocratizado e artificial, que apenas serve os interesses de uma minoria de amanuenses e de lóbis instalados na cidade de Joaquim Morão. O centralismo de capital de distrito vai dar continuidade a esta espécie de colonialismo interno, em desfavor do resto da região com efeitos bastante nocivos para a Covilhã, criando evidentes assimetrias no seu espaço jurisdicional. Agora queixem-se. Temo é que cheguem tarde demais.

Bom fim de semana

Acordai piegas do catano!

conservar no frio

Dizem que a pele de uma mulher de 86 ou 87 anos, com o calor, tende a ficar vulnerável à propagação de eczemas, micoses e outras dermatites seborreicas. Deve ter sido por isso que a duquesa de Alba escolheu a vaga de frio em Portugal para apresentar o seu livro. Eu aconselhava-a a fazer a apresentação nos Piornos ou na Torre, pelo menos aí, não corria o risco de lhe caírem as pálpebras e outras partes pudendas.