quarta-feira, 31 de março de 2010

Ir ao fundo e voltar

Querem lá ver que o espertalhão do Cônsul se abotoou sozinho com o carcanhol e o Portas não teve nada com isto?
Ou teria sido o outro cromo do CDS, que fez uma doação ao partido de um milhão e pouco... um tal de Jacinto Leite Capelo Rego?
Sai mais uma comissão de ética faz favor, enquanto penso cá para mim, quanto é que valeriam estes submarinos em robalos. Eheheheheheeh!

Outras dividas

A divida grega e os distúrbios a ela associados podem originar a versão contemporânea do Maio de 68. A comparação ganha relevância, e é tanto mais significativa, se tivermos em conta que em 2010, os focos centrais da actualidade já não estão situados em Paris, Londres, Berlim ou Nova York. O que agora acontece com o protesto massificado dos trabalhadores e estudantes gregos, não é mais que a caixa de ressonância de um mal-estar social profundo. A unanimidade dos protestos na Grécia, ainda que, aparentemente, pareça não existir uma relação directa de causa/efeito, reflecte um profundo desconcerto daquele país, mas também da Europa onde se inclui Portugal e restantes PIIGS. A Europa neocon, acomodada ao paradigma das classes médias, assiste incrédula a tudo isto, perante a pior crise económica do capitalismo moderno. Pelo meio do turbilhão foram apanhados os jovens sem emprego: aspirantes irremediáveis a uma proletarização anunciada, pois serão sempre eles a pagar as favas. Enquanto os sindicatos e os partidos vão assobiando para o lado. Portugal está, seguramente, em lista de espera.

terça-feira, 30 de março de 2010

Breve definição do basbaque covilhaneinse - versão reduzida

Este gentio, tem constituido ao longo do teimpo a base social d’apoio da administração do condomínio covilhaneinse. Algumas pinceladas na memória colectiva da Covilhã, desenharam este indígena, ainda hoje a passear virtudes, qual bajulador confesso do regime, que dá assentimento a todas as obras de fachada no condomínio.

Trata-se dum pateta; exemplar máximo do tuga manhoso, cheio de vícios na forma de reflectir os assuntos da urbe; pode tambem ser encontrado nas paginas do Cafe Montalto, livro de costumes escrito por MSR. Em jeito de reconhecimento, a administração oferece-lhe amiude, umas matines dançantes com chá&biscoitos, e de quando em vez, proporciona-lhes um repasto com o popular arrozinho de pato. O basbaque covilhaneinse não apresenta diferenças significativas em relação ao seu antecessor, o ancestral pastor luso, pois segue a sua natureza contemplativa e estática.
A criatura foi evoluindo é certo, mas a partir duma espécie de feios, porcos e maus, designada por Tonhos, uns cromos que viviam recostados nas antigas grades do Pelourinho: lugar propício ao lançamento de piropos a gajas desprevenidas, enquanto expectoravam pró ar e sacavam bolinhas de pingue-pongue das narinas...

Covilha Consciente...4100 !!!


As redes sociais constituem no mundo moderno um ponto de encontro, de partilha de opinião e informação.

O nosso espaço no facebook, mereceu hoje a atenção de 4100 amigos e continua em crescendo.

Quem são os nossos amigos?

Covilhanenses, residentes, emigrados e imigrados, ubianos, gente a quem a Covilhã toca ou alguma vez tocou , cujo carinho pela cidade é um apelo á sua participação neste espaço.

Outros, simplesmente se interessam pela nossa intervenção.

A todos os nosso agradecimento, esperando continuar a merecer o interesse.

segunda-feira, 29 de março de 2010

ASFIXIA IDEOLÓGICA

Numa cidade com tradição democrática, é estranho que tenha sido apenas o Bloco de Esquerda a condenar abertamente o trato discriminatório da CMC em relação à ACBI. Este acto censório, obviamente anómalo em democracia, merecia censuras públicas por parte de todos os partidos à câmara da Covilhã. Anda por aí muita gente distraída.

Léxico zeinal

Desconte o estimado leitor a inutilidade/ idiotia das comissões de ética, ou o exercicio de estratégia competitiva do boy zeinal e centre-se nas pérolas lexicais que este cromo vociferou. Um manancial de parvoíces baseadas em neologismos?/estrangeirismos, que contemplam não só palavras formadas na língua inglesa como são também uma manifestação explícita de subdesenvolvimento cultural, bem mais gravoso para estrutura da língua pátria, do que qualquer acordo ortográfico. Mas tem piada.

domingo, 28 de março de 2010

Alguém ficou a marcar passo...

Embora a Manela tenha afirmado que esperava que o próximo líder do PSD não fosse escolhido pelo seu aspecto físico. A verdade é que ganhou o estilo plastico e neoliberal de Passos - sem uma ideia pró país - contra a pose de Rangel, espécie de tribuno da primeira Republica apoiado pelo só Pinto, o que constituia, desde logo, um mau presságio para qualquer lider laranja.
Por isso, esta vitória do Passos, é também uma derrota para o Administrador do condomínio covilhaneinse que, diga-se, viu mais uma oportunidade perdida, com vista a um putativo cargo governativo. É a vida.

sábado, 27 de março de 2010

Temos aqui um caso

Não sei se é caso único na tuga pátria, mas parece-me de todo despropositado, se não mesmo abusivo, que a Câmara da Covilhã promova rituais religiosos católicos como a Semana Pascal. Ou será que a CMC não tem noção que deveria ser neutra nestas matérias e deixá-las para a consciência de cada cidadão e respectivas irmandades paroquiais?
A não ser que os principios básicos do ordenamento jurídico português não tenham aplicação no reduto sacrossanto que é o condominio covilhaneinse. Porventura, o poder local não faz parte de um Estado, ao que parece, ainda laico? Caso contrário, estamos perante a violação do princípio constitucional da laicidade em prol de uma religião. E, que eu saiba - correndo o risco de me enganar -, a noção de laicidade consagra justamente a separação entre o Estado (poder local incluído) e a Igreja. Ou não?
Não tenho memória que a CMC tenha patrocinado outros eventos religiosos direccionados para mulçumanos, budistas, evangelistas, IURD, ateus, agnósticos… e por aí adiante. Sendo que, nestes casos é a igualdade e não a proporcionalidade que deve ser observada.

Ámen.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Mais 220 pró call

O clássico conceito do proletariado pode já não fazer sentido, mas os novos proletários estão aí nos nóveis licenciados bolonheses e quejandos. É uma evidencia de que a previsão de Marx não estava correcta quando afirmava que o trabalhador iria ficar cada vez mais miserável. Ora, hoje em dia, tal teoria é fácil de rebater, desde que exista um call center perto de si. Ou seja, uma nova geração, confrontada com a falta de oportunidades de trabalho na área da sua formação académica, fica agora refém do telefone e micro ao ouvido, horas a fio, com contratos precários. É o triunfo e a consolidação do neoliberalismo, patrocinado pela cartilha do costume.
Antes assim do que ficarem desmpregados.

quinta-feira, 25 de março de 2010

ortografia 5 estrelas

E depois do Adeus?

Manifesta o dr Fiadeiro, zelosas preocupações com a sucessão do sô Administrador do condomínio, e aventa mesmo, sem se rir, que os próximos dois anos "têm que trazer trabalho e reflexão".

Ora, perante tão reduzida piolhada sucessória, a escolha só pode vir a recair no contabilista Barretes, no despedido Esgálhamos ou no Manny Mãozinhas Farromba. Sendo que, ao pé destes cromos, até o Roças se torna um rapaz inteligente.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Paga o que deves

Está explicada a razão do aumento da água no condomínio covilhaneinse
Diz o responsável da Resiestrela que “O grande problema tem sido a falta de colaboração do município da Covilhã e Águas da Covilhã em relação ao cumprimento das suas obrigações.

A AdC pagou algumas facturas relativas aos meses correntes. Mas por exemplo em Julho e Agosto só pagou parte do valor da factura apresentada. Tendo neste momento uma divida de um milhão de euros." Uma vergonha ou talvez não. O tribunal que resolva. Mainada.

É o teatro universitário, estúpido

Eu que apenas analiso a arte de representar na óptica do utilizador, dispenso bem este género de teatro performativo, experimental ou outra merda qualquer que lhe queiram chamar para a qual já não tenho pachorra. Esta espécie de luminárias culturais do teatro universitário fazem questão em recusar estruturas conceptuais como as dramaturgias convencionais do teatro vicentino, Moliére, Tchekov ou Brecht, para as substituirem por aldrabices, que modificam os componentes no palco e criam novas conexões diluídas em processos de combinações interactivas.
No fundo, o que eles pretendem é exterminar a noção popular do teatro, uma arte que nunca constituiu um fenómeno de massas, e que agora querem reduzir a exercícios masturbatórios.
Estes ciclos de teatro universitário são uma verdadeira seca, que vegetam por estas tretas designadas de novas linguagens com a desconstrução do texto e a fragmentação da geometria dos espaços, que manda às malvas a ordem cronológica dos acontecimentos. E tudo isto para quê? Para o espectador vislumbrar no evento, todo o tipo de tangas: desde relações de dominação/servidão, ruptura com as convenções, denúncia da economia capitalista e da globalização... e por aí fora, até ser convocado a associações que desencadeiem outros significados absurdos. Mas então, e a arte de representar ficou onde?

Fealdades

O bom-gosto pode até ser uma categoria normalizadora burguesa, sempre discutível, é certo, mas há uma coisa que se foi perdendo na cidade, o gosto pelos espaços verdes e/ou espaços abertos. Basta olhar para os galinheiros da ANIL para trazer à evidencia esse exemplo normativo de como se continua a banalizar a construção urbana, reproduzindo uma espécie de bairro com prédios despersonalizados, sem espaços, e uma estética efémera. Meros exercicios de fealdade compulsiva, que parece não terem fim.
O próprio centro histórico, onde a paisagem urbana apresenta características marcadamente de montanha, continua a ser enxertado com monos e outros pastiches em forma de caixote. Há uma inclinação natural para o mau gosto nesta administração, que tende a nivelar tudo pela bitola aculturada da modernidade balofa. Desde o 25 de Abril que nenhum amanuense teve visão suficiente para proteger o condominio da boçalidade dos patos-bravos, por isso ele está e vai sendo desfigurado. E o pior é que existem por aqui uns cromos, que querem dar continuidade ao aviltamento de memórias de séculos, e extinguir heranças ainda vivas da cultura e génese dos covilhaneinses

terça-feira, 23 de março de 2010

O engano ou o desnorte?

Afinal o convite enviado pela câmara municipal da Covilhã à associação cultural da Beira Interior (ACBI) afim de participar numa actividade cultural foi um engano. A explicação chegou à associação através de um ofício assinado pela chefe de divisão de cultura da autarquia. (via RCB)

Uma verdadeira fantochada e o equivoco de uma ternura apaziguadora da administração, pela mão desse vulto da intelligentsia local e cultural, o vereador Roças; desautorizado pela chefe de uma coisa chamada divisão de cultura. É só rir.

Mais uma pose de estado...


(publico) Será a fobia de ser 1º ministro?

Honoris Causa para Guterres

A atribuição do doutoramento Honoris Causa, que a UBI decidiu entregar a António Guterres no próximo 30 de Abril, é de inteira justiça.
Goste-se ou não do estilo, este foi o primeiro ministro, que mais fez pela região.
Dentre os investimentos que me ocorrem e que foram essenciais para o desenvolvimento da Covilhã destacam-se:

- Hospital da Cova da Beira, (pêro da Covilhã)
- Faculdade de Medicina
- A 23 (sem portagens) Guarda-Covilhã-Fundão-Castelo Branco, coluna vertebral do Interior e eixo fundamental para o desenvolvimento de toda a região
- Cybercentro, o primeiro a ser instalado em cidades de média dimensão, que desapareceu num ápice não se sabe bem porquê.
- O investimento na renovação da via férrea
- Rede de gás natural para toda a região.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Alguém vai engolir um destes na Sexta


Limpar a Covilhã



É de louvar a missão voluntarista/benemérita de limpar o condomínio. Mas não posso deixar de fazer um reparo à distracção dos Almeidas. Este resto de casa ou amontoado de pedras, mantém-se ali, há cerca de um mês, desde a sua derrocada, em pleno centro histórico. Um cenário degradante, que espelha bem o estado de ruína a que chegou a zona antiga da cidade.

domingo, 21 de março de 2010

O gajo esteve a ver outro jogo

Depois dos deslizes opinativos da Manela e dos holigans anormais das claques, (onde se inclui o Bruno Alves), só faltava mais esta alarvidade do treinador do porto:

"Os golos acabaram por marcar o resultado.(...)
Mas acho que nenhuma equipa foi superior à outra.»
(Jesualdo Ferreira ao repórter da SIC)"



O certo é que depois do desgaste com o Marselha este foi um bom jogo treino. E como diz o outro: baiserumberset'abias

Eheheheh.

Pose de estado..


sábado, 20 de março de 2010

Hoje é dia de limpeza no condominio

No dia do pai...

Deixaram-me estas palavras abandonadas à porta do blogue. São o género de palavras que beijam como diria o’neill; são palavras belas numa noite de Março com chuva.

Era pequeno, mãe, era pequeno mas sofria como os grandes, sofria como o pai sofreu antes de morrer, como o pai sofreu em silêncio, às escondidas, no quarto. Por vezes não adormecia logo e ouvia um choro, uma melodia constante. O pai não chorava como as crianças, o pai não tinha espasmos de dor, mãe, o pai chorava um choro único, um choro tão leve e tão constante como a dor que o obrigava a chorar, uma dor pequena, venenosa, uma dor que o foi levando, que o foi agarrando, que o foi possuindo como uma formiga vai possuindo a sua comida: ao longo de muito tempo a amealhar para depois descansar. A dor pequena era uma formiga que passeava nele e que lhe ia levando a força, uma formiga que conseguiu ao fim de algum tempo de trabalho árduo levá-lo de vez, levá-lo todo. Um dia ouvi o choro e levantei-me da cama e fui ao quarto. As lágrimas caíam-lhe, mãe, as lágrimas caíam-lhe como tu sabes que caíam. O meu pai a chorar escondido no quarto para eu não o ver, um pai a esconder que chora do filho. Naquele momento hesitei entre ir lá e abraçá-lo e apoiá-lo e nada fazer, apenas ficar ali, a ouvi-lo chorar e a sentir aquele choro a ser também o meu choro. E depois lembrei-me de ti, mãe, lembrei-me de te abraçar e de te pedir ajuda, lembrei-me de te abraçar e de te perguntar o que é que deveria fazer, o que é que eu podia fazer para o pai ficar bem, para o pai parar de chorar. Fui à sala e encontrei-te, mãe, encontrei-te tão dor como o pai, tão choro como o pai, e fiquei ali, entre o teu choro e o choro do pai, a chorar o meu choro, e a nossa casa era o que sempre foi: uma casa de choros escondidos, uma casa de dores guardadas, de dores cobardes. Ali dentro, na nossa casa, todos sabíamos que sofríamos e que tudo era sofrimento: o pai, eu, tu. Cada um com a sua doença, cada um com a sua mentira.

sexta-feira, 19 de março de 2010

O centro d'artes já lá vai...

A Administração resolveu adquirir o Teatro Cine e fez bem. Para trás ficou a despesa e a miragem de um centro de artes de má memória. Depois de anos a fio a dormitar em pleno estado bovino, em que o condominio primou pela ausência de equipamentos públicos de fruição cultural ou d’uma programação regular. Aguardemos, pois, que a trupe de incultos que pulula no mainstream camarário, não venha no futuro, submeter este espaço nobre, a favor do mercantilismo balofo e com merdas do genero do chá & biscoitos e outros desfiles etnográficos de entretenimento prós basbaques. O condomínio está mais do que atolado em pimbalhadas patrocinadas pelos horacios e rosas, desfocados nos lugares que lhes foram destinados e sem inclinação para o métier. O exercicio do "magistério cultural” destes cromos revelou serem uns zeros à esquerda ou uns tristes verbos de encher. A ver vamos o que nos traz o futuro. Se houver futuro.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Tomem lá e embrulhem..cada um com o seu garruço!!!

Antes de mais uma partida para os states, para relevantes serviços,onde já foi, desde muito novo, muito feliz em representação da serra da estrela, o agora, quase último vereador, amado e estimado pelo presedeinte, deixa-nos uma reflexão importante e até inovadora do vocabulário pintista.

O mesmo seria dizer: “Quem não é por nós é contra nós”.

Toma lá e embrulhem, esgalhados, psd´zitos e outros mais que, afinal inspiram o brilhante camarista.

"Quem luta contra nós reforça os nossos nervos e aguça as nossas habilidades. O nosso antagonista é quem mais nos ajuda." - Edmund Burke

Mai nada!! por nós só esperamos que os nervos não acabem com tão prestimosa figura do partido da Covelhãn!!!

(facebook)

Não há barragem pra ninguém

O sô pinto acusa o sô engenheiro de sabotagem e de querer matar os covilhaneinses à seide. Adianta mesmo com prolixa argumentação, que o condomínio ainda não tem a nova barragem pelo facto da Covilhã não ser uma câmara socialista. Está bem visto. Neste aspecto, o governo tem muito a aprender com a CMC, que nunca descriminou freguesias ou associações por serem de cores diferentes.

Mas regressando à barragem. Terá a recusa a ver com inscrições pré-históricas, descobertas no local da construção? Provavelmente não. A razão, aparentemente, parece simples: a CMC andou perdida num emaranhado burocrático demasiado tempo, e agora o governo chegou à conclusão que seria um investimento ineficiente ou desnecessário. Eles lá sabem.
De qualquer modo, isto não vai ficar assim, depois de desprezar a inteligência do sô pinto, a obstinada cruzada do senhor engenheiro contra a Covilhã só pode ter uma saída: a comissão parlamentar de ética. Mainada.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Olha, olha… a istrada do Ferro! - (comentário de um leitor)

ò meus caros vamos então falar sobre ela…Já aqui referi que o arranjo da estrada para o Ferro não é um problema de agora. Ele arrasta-se há pelo menos 16 anos (que se traduzem na JFF em 3 mandatos PS e 1 PSD).Pela bico torto do sr. Pinto e de quem era/é seu bajulador nesta terra, sabia-se que a estrada não era reparada enquanto a junta não fosse da sua cor. Aliás, em período de eleições o argumento de: “votem em nós que somos apoiados pelo Carlos Pinto, e portanto, arranjaremos a estrada”, foi paleio recorrente de quem se candidatou à JFF pela cor do cacique.A população, chutando o bico ao pinto, não lhe fazia a vontade e durante 12 penosos anos resistiu como irredutíveis a esse penar.Mas… O máximo que o Homem consegue é ser do Ferro. De ferro ninguém é!Depois de muita despesa em jantes, pneus, acidentes e afins, as pessoas fartaram-se de resistir. Por Deus e pelo Diabo querem a estrada arranjada, com ou sem a ciclovia.Foi então que apareceu um vaidoso dr. enf. pelo Ferro, a aldeagar que com ele é que a estrada iria finalmente ser arranjada, visto que gozava do apoio incondicional do sr. Pinto.As pessoas cansadas de lutas inglórias, venderam o brio e a honra a este forasteiro meia-leca, com a esperança que a dita cuja se resolvesse.O desespero falou mais alto…No entanto o resultado foi este.No primeiro mandato do sr. Dr. Enf. Paulo Tourais, começaram uns sururus na estrada a 5 meses das eleições seguintes. Notem, a 5 meses… Depois de finalmente termos feito a vontade ao sr. pinto, demorou pelo menos 3 anos e 7 meses para que alguma coisa de nada se visse…Para acabar com a barraca – não fosse ela cair antes de começar -, deu-se novo mandato ao sr. Tourais, para ver se então o sr, dr. Enf. consegue finalmente terminar a obra… Isto se o sr. Pinto deixar…È isto que se passa. Não concordo com o carpinteira quando diz que tem o que merecem, no caso do Ferro, as pessoas foram vergadas a uma vontade superior à delas…Democracia, liberdade, escolha… Neste caso volta Salazar estás perdoado! Tenho ainda muito mais para contar, esperem…Ah! Se alguém achar que isto é mentira, desmintam se conseguirem.

Arredondar com tostões que dão milhões

Não raras vezes sou solicitada a contribuir com dinheiro ou em géneros para causas caritativas. Participo quase sempre de bom grado e sem relutâncias de maior. Um dia destes quando me aprontava para pagar as compras no continente (hipermercado), a funcionária perguntou-me se não queria arredondar para ajudar a Madeira. Naquele momento,lembrei-me dos abusos que algumas televisões estão a perpetrar, através das chamadas de valor acrescentado com vista à angariação de fundos. Mas apesar disso, ainda hesitei entre o gesto de oferecer uns cêntimos que podiam contribuir para resolver o problema da Ilha e a dúvida que me assolou sobre o destino que ia ser dado àqueles “trocos”. Sendo que uns cêntimos são uns cêntimos, mas muitos cêntimos juntos são milhões. Resolvi “jogar” pelo seguro e a resposta foi não, perante o olhar estupefacto da empregada do caixa.
Não me parece aceitável, entre outras razoes, que um hipermercado tenha esta inusitada responsabilidade social.
Nem sei o que pense.

terça-feira, 16 de março de 2010

Vai falar quem?

DIGNIDADE

Que o Carlos Pinto é tirano, absolutista, ego... qualquer coisa, já todos sabemos. Agora, que os seus súbditos se arrastem pela lama, qual cão sovado pelo dono, é muito penoso de ver/ouvir para qualquer pessoa que tem assistido aos acontecimentos. O Esgalhado poderia dar a desculpa de falta de tempo... de doença... de dedicação à família... de outra ocupação... Mas nem isso: acarreta com ele um silêncio que o culpa de tudo, mesmo daquilo que não cometeu. É legítimo exigir-se então - e partindo do princípio de que o João tenha esboço de carácter, vontade própria e dignidade - que venha a terreiro limpar a sua honra, caso a mesma ainda exista.

(comentário de um leitor)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Como sacar uma rolha

Tenho cá para mim que o grande culpado desta diatribe da lei da rolha é o senhor engenheiro. O Sol já deve estar a preparar-se para revelar a historieta na próxima 6º feira: telefonema de Sócrates ao patusco Santana pressionando-o para meter rolha no PeiPei Dei PSDei (tribo que incorpora o pior dos genes tugas). Algo só visto no PCUS dos anos 30 quando queriam expurgar Trotsky. Afinal a Coreia do Norte continua a iluminar a bovinidade.
E queriam estes gajos, ser governo. Dassss!?

Se por acaso for militante do PPD/PSD veja neste video, algumas indicações úteis para sacar uma rolha:

É preciso ter paciencia...

foto: covinet
Continua a inadequada programação/temporização dos semáforos no pelourinho. As filas de transito, avolumaram-se na tarde de Sábado e Domingo desde a Rua Ruy Faleiro até à saída da Covilhã. De resto, um cenário que se repete com frequencia. Em alguns períodos, registaram-se paragens de 15 a 20 minutos.
Como é possível que ainda ninguém na Administração, tenha entendido que o triste espectáculo, oferecido todos os fins de semana, dá uma má imagem do condomínio covilhaneinse a quem nos visita?
E andam estes cromos a criar agencias de turismo.

domingo, 14 de março de 2010

Quem anda a brincar com o Sporting da covilhã ?

Já o tinha aqui dito; não é admissível que o Sporting da Covilhã, financiado pelo erário indígena, com os salários dos jogadores em dia - caso raro no futebol tuga -, continue a fazer figuras tristes como a que fez hoje na Vila das Aves, onde perdeu por 3-0, realizando uma exibição que meteu dó com os jogadores completamente apáticos e desmotivados.
Para quem tinha o sonho da primeira liga, os resultados até agora são bem esclarecedores e deixam muito a desejar: a actual equipa directiva tem demonstrado total incapacidade para conduzir os destinos deste clube com uma história impar no futebol nacional, e que merecia mais respeito.
À falta de visão estratégica, acrescenta-se um rol de problemas de indisciplina mal resolvidos, desde o inicio do campeonato, com esta gente armada em jogadores de futebol, que vieram para a Covilhã passear ou passar umas férias de montanha. O que se tem passado neste clube é uma vergonha e o resultado está bem à vista: nesta altura do campeonato já não há muito a fazer, a não ser acreditar na providência divina. O SCC está de regresso à segunda B, donde nunca deveria ter saído.

sábado, 13 de março de 2010

Fragilidades e agressões

A ESCOLA tem sido noticia nos últimos tempos pelas piores razões, como é o caso da recente agressão de um professor de TIC a um aluno de 11 anos da escola do 2º ciclo Pêro da Covilhã, que teve de ser assistido no Hospital. Como não fosse já suficientemente triste e preocupante o suicídio do aluno de Mirandela, como foi o do professor de música em Sintra. Casos sustentados pelas mesmas histórias, as mesmas tragédias anunciadas.
já aqui tinha feito referência, mas é caso para reflectir novamente: os colegas, professores e estruturas intermédias da escola não sabiam de nada? E se sabiam, o que fizeram, então para impedir este trágico desfecho? E quantas vezes muitas das direcções das escolas, abafam, calam e são coniventes com os abusos e se escondem no bullying ideológico quais teóricos de pacotilha.
Tantas perguntas, que ficam sempre sem resposta.
É triste constatarmos que as pessoas com quem trabalhamos há anos são cobardes, que se recusam a olhar para nós, que nos evitam, que não querem falar connosco só para não se comprometerem, e depois ainda justificam os nossos actos com a fragilidade psicológica.
Só falta dizer que os infelizes - professores e alunos - não se ajudam o suficiente a eles próprios, e por isso optam pela saída mais trágica. Há escolas que são uma vergonha.
Nem sei o que pense.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Se calhar tem o que merecem

Se existe um exemplo de demagogia descarada da campanha eleitoral do partido da Covilhã, ficou bem patente nas copiosas promessas pró futuro das populações da vila de Unhais e do Ferro. Mesmo que tudo não passe d’uma encenação arquitectada com requintes de abusivo festim eleitoral, as fantasias anunciativas do sô pinto, foram sempre revestidas como simulacro de acção. Mas se no primeiro caso, a promessa de um teleférico, provocou um bocejo e riso no indígena, no segundo, a construção da “Istrada”(na foto) adiada sine die, assume foros de escândalo.
Não deixa, contudo de ser estranho, que a população do Ferro fosse, pelo menos, quatro vezes no engodo, rendida à lábia enganadora desta gente, que tem uma forma de fazer politica, onde o pudor se desvaneceu e deu lugar à mentira mais repugnante.
Como é possivel que alguem seja enganado desta maneira tantas vezes? Só é entendivel num concelho profundamente inculto como o da covilhã.

Se calhar tem o que merecem.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Lisboa, 20 de Março - Tangerine Dream

Precursores da música electrónica junto com os Kraftwerk e os Van der Graff Generator,os Tangerine Dream percorrem um universo sonoro através da improvisação e do minimalismo. O som que se extrai, por exemplo deste Stratosfear, é bem ilustrativo desse registo, ao invadir atmosferas inéditas com derivas sonoras oniricas e por aí fora.
Digamos que não é propriamente um som ao jeito dos basbaques.

Tão amigos que eles são da Covilhã

Os amanuenses da Câmara da Guarda aprovaram, sem se rirem, o ante-projecto do novo aeroporto da covilhã, qual corte de provincianos, deslumbrados com os putativos voos low cost no condomínio covilhaneinse. É absolutamente genial esta arenga dos guardenses, que sempre cultivaram pelos vizinhos do sul um odiozito de estimação, vá lá saber-se por quê. Nem a pérfida capital de distrito na sua reinante macrocefalia perdulária, destila tanto fel contra a Covilhã. Mas estes, agora, apressaram-se a aprovar uma coisa que não serve rigorosamente para nada e que nunca se fará. É mais um momento ZEN, ou um numero circence para adicionar ao anedotário regional, e enlear o bando de idiotas do costume.
Não tarda nada e a nova agência de turismo do sô farromba, está ai a reclamar os apoios estratégicos do Estado para organizar a Red Bull Air Race.
Uma risada.

A ponte do Corge vai ser demolida

Infelizmente, esta decisão vai delapidar ainda mais o patrimonio historico da cidade, mas, acima de tudo, revela a perda de influência politica da Covilhã, o alheamento e a fraca participação civica de todos nós. Parabéns à REFER e à Camara da Covilhã.


A vinda do PAPA e os pecados da santa madre igreja

Enquanto a Igreja se prepara para nos impingir a histeria beata com a vinda do papa, a família Cavaco e quejandos, já devem estar prontos para se sentarem na 1ª fila de todas as homilias papais.

Mas enquanto o Bento vem e não vem, em todo o mundo vão-se avolumando as denuncias contra a padralhada pedófila. Depois dos Estados Unidos, Irlanda, Itália e Holanda, agora chegou a vez da Alemanha, onde, por exemplo, existem descrições de abusos a crianças durante a confissão. A informação é da revista Der Spiegel, que revela relatos impressionantes, em que o Vaticano chega ao cumulo de proteger os infractores, ignorando as vítimas. Aliás, na Igreja Católica da Alemanha, surgiu a informação da existência de um documento confidencial em latim, oriundo do Vaticano, exigindo aos bispos segredo eterno para os casos de padres que cometem abuso no confessionário. Por entre, os dislates do clero, também há quem avente explicações várias para os abusos dos pedófilos. Um professor de Teologia afirma que o problema "não é o celibato, mas sim a falta de maturidade sexual de sacerdotes e seminaristas". Imagine-se.
Estes cabrões de batina a mim nunca me enganaram.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Arte do tacho


Ainda pensei colocar no blog estes dois sapatos no dia da mulher, mas depois achei a ideia demasiado pirosa e desisti …
Não sendo eu propriamente versada em arte, observo com alguma perplexidade esta escultura da artista plástica Joana Vasconcelos:
Dois sapatos de grandes dimensões, concebidos através da junção de elementos da cozinha tradicional portuguesa: as panelas e as tampas em aço inox , que muitos referem como símbolo do glamour e da vida doméstica feminina.
Certamente por ignorância, a mim esta peça nada diz. Porém, foi vendida pela leiloeira Christie`s por cerca de 505.250 libras (573.964 euros). Nem sei o que pense.

comentário de um leitor:

"Gosto mesmo deste Blog, é o local ideal para encontrar "covilhocos".Espécie em vias de multiplicação, vive e nidifica na encosta da Serra da Estrela virada a Espanha, tem um sotaque entre açoriano e madeirense, gostam de andar em grupos fechados a olhar e a criticar constantemente os outros grupos, são invejosos por natureza, vaidosos por defeito e muitos são ocos. Continuam a viver no passado à espera que as fábricas do têxtil reabram, enquanto isso não acontece, procuram um lugarzinho de funcionário público (de preferência na câmara, hospital ou ubi), não dispensam o fatinho ou casaco, no verão a bejeca com caracóis e uma idas às Penhas da Saúde para desanuviar são obrigatórios, já me esquecia do arroz à valênciana aos domingos durante o ano todo e visita em romaria a todos os centros comerciais do burgo. Moro com eles à muitos anos e nada disto me choca, o que que me continua a deixar mesmo admirado é tanta cagança, maledicência e vazio numa espécie só, tanto nos acusados como nos acusadores. Felizmente nada disto é contagioso e cada um se quiser pode fintar o destino.
Saudações covilhocas "


(SEi Quem Ele É Um Pouco)

terça-feira, 9 de março de 2010

Ainda a retirada dos pelouros

Regresso ao tema da "entrega" dos pelouros do Vereador Esgalhado, porque achei um must as justificações do sô pinto em quatro frases lapidares:

"Eu limitei-me a deferir", "É um fenómeno normal","não se passou nada de especial" "A vida continua". Dixit.

Não carecemos, pois, de esmiuçar a esponjosa verticalidade de tão esfumada inteligência, nem retirar qualquer preciosa ilação do seu carácter declarativo; o dr pinto deixa bem à vista a vacuidade do argumentário e o fino trato, como exemplos ou "fenómenos" abonatórios do regime e dos seus fiéis servidores. Ou seja, a substância das coisas vai por certo ficar para sempre num limbo. Depois de ter corrido com o Matias e agora mandado às malvas o nulo vice-presidente Esgalhado, só faltou o sô pinto dizer, que o conflito não passou de má-língua e que os amanuenses abandonaram o cargo porque lhe apeteceu. Espantoso.

Não há benzina que chegue para limpar tanta nódoa.

O santo teve uma ideia...

Já lá vão oito anos, neste lugar que o sotô tomás, tem como quinta das suas miragens e ambições, mas a quem não se conheceu uma ideia ou uma obra na freguesia.
Pois agora, Eureka, o genial sotô tomás, o santo-mais-santo da favela de são Martinho, inventou uma homenagem para gaudio de todos os dirigentes associativos do condomínio. Um evento que, até hoje, ninguém se tinha lembrado de fazer. Formidável. Fica mais uma vez o registo subtil da sua inaptidão.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O Esgálhamos foi de vela

Já o tínhamos aqui dito: Feuerbach nunca conheceu o sô pinto, talvez por isso, tenha afirmado que deus é uma projecção da essência do homem. Mas não é sobre isso que vamos falar. O assunto que nos traz aqui, de momento, é a retirada de todos os pelouros atribuídos a João Esgalhado e a cessação de funções a tempo inteiro. Pois que pinto assim o quis.
Nada que nós não tivéssemos também adivinhado.


Claro que a debandada dos amanuenses, a conta gotas, não acontece por acaso.
Há nisto tudo, um modus faciendi que nem sequer é sustentado por nenhum pensamento político excessivamente elaborado, mas que sorri aos tolos e alimenta um bando de Egos incompetentes e subservientes que tem vindo a conduzir o condomínio a um estado patológico. No fundo, o sô pinto acaba por ser uma circunstância feliz, sobretudo para si próprio, e no meio de tanto folguedo e tanta idiotia, basta-lhe promover alguns basbaques de confiança para assegurar a seu bel-prazer as rédeas da paróquia. É o costume.

...e não se podia acabar com alguns semáforos no condominio?

fotomafiadacova

Esta fila vai desde a rotunda do hotel santa eufémia, até ao polo I da UBI. Repete-se, praticamente todos os dias entre as 8’30 e as 9’15 da manhã.
O acesso ao Pelourinho (centro da cidade) fica completamente entupido, dando origem a grandes constrangimentos no tráfego automóvel indigena, e obrigando muita gente a chegar atrasada aos locais de trabalho.

Será que nenhuma luminária autárquica deu conta que o imbróglio se deve à deficiente temporização dos semáforos?

domingo, 7 de março de 2010

Fim da birra

Desde 2002 que uma BIRRA do sô pinto inviabilizou o projecto Zéthoven nas escola do concelho, impedindo centenas de crianças de o frequentarem. Em Agosto de 2009, um assessor do sô Administrador do condominio, ameaçou a anulação do programa da SIC na piscina praia da Covilhã, caso o projecto zethoven estivesse presente. Um acto revelador do poder autocrático e fascizante desta câmara, com a complacência de um canal de televisão independente. Mas também do próprio maestro, que teve a oportunidade de denunciar a censura imbecil em directo e não o fez.

Pois agora, num laivo de ternura apaziguadora, a administração, pelo nome desse vulto da intelligentsia local, o vereador Roças, convidou a ACBI para a dinamização da ponte Martir-In-Colo.

Tudo está bem quando acaba bem?!

sábado, 6 de março de 2010

Uma luminária para Vice


- Continuo a gostar muito do meu Barretes. Vejam lá que já não se limita a meras formalidades destinadas a celebrar a minha AUTORIDADE. Não senhor, agora tornou-se numa verdadeira luminária que faz da ética a sua casa, e da coragem o seu caminho. Nunca vi tanta subtileza ambulante como no meu Luís; por isso vou delegar-lhe a função de presidir às reuniões do executivo na minha ausência. Assim é que é, porque EU tenho mais que fazer. Aqui pra nós que ninguem nos ouve, ainda pensei no Farromba que anda por aí desocupado, mas o meu barretes é mais seguro, sempre apreciei este genero freudiano, meio trágico/meio cómico, que foge da inteligência como a gordura do Fairy.

- Não é barretes?
- É sim sô Administrador! Eu gosto muito do sô Administrador.

Pois é, quando um cromo tem a utilidade do meu Barretes, presta-se imediatamente a passar por idiota, o que diga-se de passagem, é uma injustiça.
EU sinto-me grato pela existência deste verdadeiro colosso rústico! Quem me dera que o vereador Esgálhamos também assim fosse. Mas o gajo quando lhe dou algumas abébias, quase me deita o fogo ao pelourinho. Um irresponsável é o que é.
O meu Barretes é mais seguro; naquele jeito imbatível que ele tem para chover no molhado e esconder o vazio com a paródia, arranja sempre maneira de desancar nesses ineptos vereadores do PS, que não sentem de perto o povo ranhoso, e passam o tempo a coçar os túbaros de tédio.
- É ou não é Barretes?
- Atão não é sô Administrador!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Aceitam-se sugestões

Os alemães sugerem que os Gregos vendam as ilhas para reduzirem o deficit. Se a coisa pega, um dias destes estende-se às autarquias da tuga patria. Sendo assim, o que teria o condominio covilhaneinse pra vender?
Aceitam-se sugestões.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Diz que é uma espécie de sindicalista

Enquanto os indigenas participavam por cá, na greve geral da Funçao publica, sabe-se lá com que sacrificio, este cromo passeava alegremente em Moçambique. Maibom!

Uma escola para todos?


A suicidio de uma criança com 12 anos, merecia um serio debate na sociedade portuguesa e não um desfile de idiotas na televisão, pseudo especialistas em matéria educativa, que vão ali debitar umas quantas palermices para que tudo fique na mesma. Pelo menos enquanto continuar a demagogia da escola inclusiva, que acaba por meter tudo no mesmo saco, e pasme-se, até obriga a andar na escola os vândalos que a recusam. O ensino está cheia destes energumenos com uma mente que não vai além dos dois neurónios, para coordenarem os polegares na escrita dos SMS. A partir daqui não lhes resta mais nada a não ser violência. Por isso,a escola deve ter a capacidade de excluir quem tem de ser excluido, a capacidade de distinguir entre um caso de disciplina e outro de polícia. Tenho para mim que o fenómeno do bullying existe em todo o país, moro perto de um estabelecimento do 2º ciclo e com frequência assisto a ofensas físicas e verbais, gritos, insultos, empurrões entre os miudos, perante a passividade dos agentes educativos.

Mas o que é mais triste na morte de Leandro, é que professores, e empregados, passaram todos ao lado da tragédia, como se este não fosse um problema da comunidade escolar. Mais estranho ainda é que um fenómeno identificável e controlável obrigue uma criança a atirar-se ao rio.

Para reflectir:

É tudo mentira... a á agua não aumentou na Covilhã

Quem o garante é o sô pinto que já reagiu às criticas sobre o aumento da água assegurando que:

"esta proposta fica 40 por cento abaixo dos valores propostos pelas águas do Zêzere e Côa e em 75 por cento dos casos os consumidores não vão sofrer qualquer aumento pois os tarifários não vão ter qualquer alteração".

O Rei nas escutas de Manuela.

Manuela M.Guedes, presta mais um serviço público.


Entre outras denúncias desprovidas de provas, a ex-deputada, agora ex-jornalista, denuncia no parlamento português, perante uma plateia deslumbrada de gozo pelo arrojo, uma chamada telefónica para o Rei de Espanha, não registada nos serviços de escuta portugueses.


Apesar do segredo de justiça, a exemplo, de outros órgãos de comunicação, assumimos a obrigação de tornar publico excerto da referida chamada.




quarta-feira, 3 de março de 2010

Estudos

De vez em quando fico surpreendida com alguns estudos vindos da UBI.
Em 2009, uma análise sobre qualidade de vida, que tinha por referência, o consumo e a disponibilidade de bens culturais, apontava estranhamente Vila de Rei num lugar cimeiro no distrito de Castelo Branco.

Esta semana, li com espanto no semanário Expresso uma noticia que também me causou alguma perplexidade. Um estudo realizado na Faculdade de Ciências da Saúde garantia que trinta por cento dos alunos de Medicina da UBI apresentavam queixas ao nível da saúde mental. Nem sei o que pense.

O Farromba é de arromba....


È de realçar a criação de mais um exemplar de uma espécie cada vez mais frequente do diligente serviço executivo.

Das duas uma, ou não há gente capaz no burgo, ou cada vez há menos gente disponível para aceitar o iluminismo do patrão.

È estranho, que farromba seja director executivo de mais uma organização municipal.

Ele é director executivo da parkurbis, da federação de ski, de vários outros cargos e projectos, do qual se destaca a presidência de uma tal Associação de Business Angels da Covilhã, seja lá o que for, quase nos passava a Covilhã Solidária, vereador etc etc. E agora da agência de turismo?

Quando é que o rapaz descansa? Não, não estamos a falar de dormir, porque isso homens desta estirpe não fazem, apenas descansam a vista. Estamos a falar de parar para pensar. Talvez não seja preciso porque o chefe, não lhe paga para pensar, paga-lhe para andar, para tomar conta, para guardar.

Mas para isso haveria outras espécies seguramente mais recomendadas.

E o que é feito dos anteriores escolhidos? Que é feito do barreiros e do esgalhado? Estarão apartados para o cemitério ou para o canil municipal?

Seis meses cheios de ar e matéria humida

Seis meses após o festim e a vacuidade do discurso eleitoral para consumo de basbaques e caciques, o condomínio continua a navegar à bolina.
A trupe, segue alienada nas respectivas obediências e prebendas com o temor reverencial de sempre. Adicione-se à liturgia, alguma imprensa regional pejada de escribas de meia-tigela, que pressurosamente propagam as fantasias da Administração para engodo dos otários.
Tudo na mesma, portanto.

No entanto, seria uma enorme injustiça se não destacássemos, p’lo menos, três medidas relevantes para a plebe:

1. Aumento abusivo do preço da água
2. Deslocalização do Mercado do seu lugar natural para o campo das festas.
3. Criação de uma agencia de turismo, no fito de financiar o parque de esqui urbano com uns jobs para os apparatchiks do regime.

terça-feira, 2 de março de 2010

Tão diferentes e tão iguais

O BE não tem qualquer pejo em unir-se ao PSD, para clamarem em uníssono pela comissão de inquérito ao caso TVI. Ou seja, tudo o que sirva para atacar o senhor engenheiro, e desde que os objectivos sejam os mesmos, não há que olhar a meios.
Também neste caso: tão diferentes e tão iguais.

Não há pachorra para tanta demagogia.

Penitentes, uma originalidade covilhaneinse?!

A Procissão dos Penitentes realiza-se durante a Quaresma, suponho que numa sexta-feira. Dizem os entendidos na matéria, que se trata dum ritual pagão iniciado na Idade Média. Embora se desconheça a sua origem exacta e significado, a vila do Paul e a Erada, reclamam-na como uma das suas mais antigas tradições.
Mas como nunca é tarde para dar inicio a uma tradição, na Covilhã prepara-se também o desfile dos penitentes para 27 de Março.

Coerências do sô administrador do condominio

Maio de 2009, o sô pinto adiantava que o edifício??? para o novo mercado ainda estava em negociação. Mas era preciso sentir - dizia ele - que a cidade e os condóminos o aprovavam. Como se fizesse parte da cultura democrática do sõ Administrador, auscultar os cidadãos.

Março de 2010, o sô pinto assegura: “a localização está definida, no campo das festas, e já estamos a elaborar o projecto definitivo para a construção de um novo edifício, de raiz, para instalar o mercado.”
Nós perguntamos: quem escolheu a localização do novo mercado e com que critérios?

Branco mais transparente não há

É fantástico este Ajuste directo entre a empresa Parque Escolar e o gabinete do sôtor Aguiar-branco - lider parlamentar do PPD/PSD. Tão diferentes, todos iguais. Mas se é condenãvel a contratação de serviços jurídicos que deviam ser prestados pela administração pública, o descuido do sôtor aguiar com hifen, vai ditar, por certo, a sua sorte à liderança do partido laranja. Restam dois. Quem vai a seguir?

segunda-feira, 1 de março de 2010

(Nu)meros


Pensei estrear-me no carpinteira com a abordagem ao número de inscritos à procura de emprego na Covilhã (5.333 em Dezembro - 6.044 em Janeiro 2010).
Mas à última hora, optei por um tema mais desopilante com estes 5200 despidos frente à Opera de Sidney.
No fundo é tudo uma questão de números.

Desacordos

A iniciativa contra o acordo-ortografico no facebook, não passa duma tanga do lobi de tradutores e editoras, numa atitude meramente corporativa, mas também de medo de perderem o controlo do mercado editorial, medo de perderem a mama. O que eles querem é um universo linguístico monolítico, que continue a afastar os dois países, quer atraves do lexico, quer pela morfologia e sintaxe. Habituem-se ao mercado global do livro em língua portuguesa.

A outra carneirada que assina a petição, mas não sabe do que se está a falar, é bom que continue a phoda na pharmácia. Prós jurássicos/saudosistas vão-se entretendo com o mirandes. - Lhéngua doce cumo ua meligrana, guapa i capechana
Maibom!