segunda-feira, 31 de maio de 2010

Do contra

O basbaque que aparece no video foi à manif dos 300 mil da CGTP na tentativa de boicotar os camaradas sindicalistas oradores. Outros, para além de levarem a bandeira, foram de pau em riste e com intenções dúbias. Mas também assisti a algum radicalismo religioso como o desta senhora, preparada para caminhar de joelhos até Fátima, se o Governo do Sócas cair. Eheheheh. Bom, para já, fica aqui a imagem deste papagaio, para que seja enviado quanto antes prá estepe siberiana. CeiGeiTeiPei -unidade sindical

Um ano depois, o que mudou na UBI ?

O ensino superior na Covilhã constituiu, desde Duarte Simões, um eixo estratégico, enquanto instrumento de valorização dos recursos humanos e naturais desta região. O ex Reitor Santos Silva, de alguma forma representava, pelas suas ligações históricas, uma geração ligada a esse designio. Mas falhou em toda a linha o compromisso de partida: a região.
Há um ano, após uma promulgação conturbada, A UBI depositou no novel Reitor e na sua equipa reitoral, mais do que uma mudança tranquila, uma expectativa de responsabilidade e comprometimento com a região a par de uma maior produção ao nível cientifico. Contudo, 50 por cento das publicações cientificas da UBI continuam a ser feitas por apenas 20 dos seus docentes.
Cabia, pois, à nova equipa, a responsabilidade de ir fundo e liderar um novo tempo, reformular, ajustar, actualizar as gentes, dentro e fora da universidade.
Passado um ano, há quem diga que ainda não houve tempo para grandes mudanças. Mas também há quem clame pelo anterior status quo.
Não sei o que diga.

domingo, 30 de maio de 2010

Outras tretas elevatórias

Agora que o elevador do Call Center, onde se estafaram 900.000,00€, cumpre (apenas) a função de "magnífica opção turística" (1 e 2), o Grémio* recorda a difusão de outra fábula que contribuiu para formar a ideia que temos dos 5 mandatos autárquicos de Carlos Pinto/PSD. O ascensor do Rodrigo, que podia ser uma das raras obras úteis, foi abandonado sem mais explicações, há oito anos. Gremio

sábado, 29 de maio de 2010

Da importância dos Tamanhos ou não...

Hoje vinha para falar de políticas públicas ambientais sustentáveis.
Mas ocorreu-me outro tema não menos interessante, como seja o tamanho do pénis. Lembrei-me que o exagero dimensional da sua representação tem suscitado, ao longo dos séculos, comparações estereotipadas e quantas vezes traumatizantes com expectativas nem sempre satisfeitas. A questão que coloco é simples: existirá de facto, uma concepção falocêntrica apenas presente na mente masculina? E quantas mulheres, ainda que, inconscientemente, exprimem através de um simples gesto o seu objecto fálico de estimação, o pénis?
Por outro lado, terá algum interesse saber que Cristiano Ronaldo é um ícone gay, herói pátrio e síntese do Portugal basbaque? Claro que não. Mas a sua visão inclinada na tentativa de medir a sua masculinidade poderá vir a deprimi-lo se não conseguir vislumbrar o falo. E Isto, sim, teria importãncia nacional.
Há, pois, que relativizar as atitudes, mas nunca os tamanhos. vamos ver:

Diga-nos lá Condoleezza como era o do Bush?

Ena pá! e o do Obama?

E tu?

Escutas, operaçoes e outras cosmeticas d'um engenheiro

Armando Vara comunicou ao senhor engenheiro que, afinal, a manela tinha-se recusado a fazer mais operações na corporacion dermoestetica. Socrates, por sua vez, fica atónito com a perplexidade da noticia. Tudo se passou num Domingo. De pronto, enviou a Vara um SMS em castelhano técnico para despistar: "dice-le à manela para no se preocupiar, que yo boi habliar con el dr Tallon, para que le arregle lo trombil a un precio inferior a lo destos cabrones".

Cont...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Atchim!

O sô governador Santinho esteve na UBI e por entre bastas elucubrações, considerou que “a afirmação do poder local só poderá fazer-se com a extinção dos concelhos e freguesias menos populosas”. Dixit.
Está bem. Mas extinguir como ? Através do poder coercivo de algum governador ou por cooperação amigável ?
Já agora, deixem lá ver se eu consigo entender o outro lado da asserção e originalidade administrativa: então, o sô governador quer extinguir concelhos/freguesias, e manter esses resquícios do estado totalitário, os Governos civis e capitais de distrito? Hum!
É absolutamente extraordinário, eu até julgava que os Governadores civis em geral, tinham sido esvaziados de atribuições ao longo dos últimos anos. Por certo, ingenuidade minha. Cheguei mesmo a pensar que estes amanuenses se limitavam a andar de cerimónia em cerimónia a propagandear banalidades e a tecer uma teia de interesses e dependências com uma horda de funcionários, assessores de imprensa, ordenados acima da média nacional, subsídios vários, frotas de viaturas, despesas de representação e por aí fora. Eu penso cada coisa!?
Atchim! Santinho.

Eu é que sou o provedor

Começo já por dizer que uma urbe como a Covilhã, que prima pela reflexão e participação política dos seus cidadãos não tem a liberdade ameaçada. Esta ideia peregrina de criar um provedor dos condóminos não lembrava a ninguém. Uma figura que não passa de um infeliz instrumento demagógico de quem não tem testiculos para aceitar o queixume como regra democrática. Não havia necessidade. Neste caso, vou ter de dar razão ao sô presideinte para que não digam que aqui só se diz mal do HOMEM.
Mas haverá figura mais providencial que o sô pinto, que tem conduzido com desempenho imaculado, prenhe de sabedoria, as inquietações dos condóminos covilhaneinses?
Era o que agora faltava: um provedor dos municipes! Estes gajos do PS tem cada uma. Não bastam já os queixumes do fauno basbaque no site da Câmara… (e que honra lhe seja feita): o sô pinto tem sabido resolver com mestria, tal qual um Génio, que por vezes, até se tem substituido a Deus como entidade criadora. Ehheheheheheh
Deixem-se disso pá. Qual provedor qual caralho!

Bom, agora vou indo pró rock in rio. Segunda feira estou por aqui à mesma hora.

Diz que o treino na Guarda foi um sucesso

Do nosso vizinho o egitaniense repescámos este post com alguma falta de originalidade, mas prontos. Diz ele que:

"treino na Cidade mais alta foi pautado pela boa disposição, Humor e pela enchente de caras bonitas, contrastando com a barracada que se verificou na Covilhã.
O tempo máximo de espera foi de 30 min. em contraste com as 4 a 5 horas da Covilhã!
Por outro lado o clima foi claramente mais optimista e bem disposto.
E a altitude já se sabe é mais do dobro da do estádio da Covilhã... quem sabe não foi por isso mesmo que cabo Verde - após uma semana de estágio na guarda - conseguiu um magnífico resultado contra Portugal.
A coisa foi de tal ordem que o nosso seleccionador afirmou que AGORA é que o estágio da nossa selecção começou.

Será que noto no ar um certo arrependimento na escolha da cidade?"

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O estágio começa só agora?

Após o banho de multidão na Guarda, Queiroz diz que só agora é que o estágio vai começar. Ora, qualquer indigena mais atento, perguntará perante esta boutade do selecionador: o que andaram estes cromos a fazer no condominio covilhaneinse até agora?

Ou sou eu que estou a ver mal a coisa?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A Siemens está muito aborrecida... e não gosta destas tretas

Depois de ser posto fora do Ubi Medical, (conforme aqui escrevemos), um dos maiores investimentos na região para os próximos anos, o sô pinto, vem agora dizer que o projecto inicial foi desvirtuado e que a “A Covilhã não participa em projectos para tapar exercícios politico-partidários”. Um must.

Mas não se fica por aqui no desmando. Pondo mesmo em dúvida a entrada da Siemens no Ubi Medical, e refere que : "dos muitos contactos que tive com os responsáveis desta empresa senti que estão aborrecidos” e que “não gostam destas tretas”. Assim mesmo. É um cómico este Pinto. Eheheheheeh!

Non son degno di te...

Epá! Mou, não me apertes tanto!

O elevador 5 estrelas

A vinda da seleção, tem enchido de virtuosismo o condomínio com arranjos cosméticos para gostos mil. Pena que para gáudio da basbacagem, O ELEVADOR esteja quase sempre avariado, como aconteceu no fim de semana passado.
Dada a desproporção/inclinação da escadaria, que ninguém sobe, pois funciona mais como elemento decorativo, o carpinteira propõem como alternativa às avarias constantes da treta elevatória, uma solução mais ecológica para toda a familia, basbaques & afins. Mas também para adicionar à nova agencia de turismo:

terça-feira, 25 de maio de 2010

Eu também quero uma agência de turismo

Já o tínhamos dito mas nunca é demais repeti-lo. Estamos aqui para isso. A nova agencia de turismo, que não vai servir para rien, foi agora ratificada na AM.
Estamos no domínio de mais uma fantasia, transfigurada em associação com o patrocinio do alcaide do condomínio, e engenhosamente gerida por esse cérebro, o manny mãozinhas farromba. Formidável
Uma das autarquias mais endividadas do país, que não tem dinheiro para apoios sociais, mas parece abundar em carcanhol para este circo com duplicação de recursos.
Quanto custará esta arenga ao erário indígena?

sociologia do futebol

... e o burro era o outro ?

A mentira começa com o anuncio de lotação do estádio com 12 mil pessoas, quando nem 6 mil estavam presentes. Quem anda a brincar com os tugas e os basbaques covilhaneinses ?
Quem é o burro afinal?
E que dizer do devaneio de Queiroz, que "o mais importante" era testar a defesa da seleção. Mas onde é que o sô selecionador viu o caudaloso futebol crioulo?
Espero que o CDS PP chame estes gajos ao parlamento para deporem numa comissão de ética. Depois, obriguem-nos a devolver o dinheiro (sff) às pessoas, e a pedir desculpa pelo jogo… e se é para continuarem a fazer estas figuras tristes o melhor é repensarem a ida à África do Sul.
Bom. Mas foi tudo mau? Não. Claro que não. Na mediocridade reinante, Fabio Coentrão, foi, de longe, o melhor em campo, mas no meio daquela tralha, ainda corre o risco de desaprender tudo o que o Jesus lhe ensinou no Benfica.
E o burro era o outro ? Eheheheh!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

E o pinto que já tinha belhete prá final..


Pinto o homem fino e perspicaz já tinha bilhete prá final.
É sempre assim, adivinha o melhor para os covilhanenses honorarios ou não.
A verdade é que não haverá boleia para todos.

A um passo de hospital central

A Certificação internacional do CHCB coloca-o a um passo de se converter em Hospital Central. Uma aspiração legitima. Sendo esta, uma decisão politica, a intromissão por parte da autarquia, pode revelar-se nefasta para a cidade e para região. A Covilhã não carece de conflitos institucionais nem pode continuar sujeita a caprichos pessoais de predestinados com costumeiras mensagens salvíficas. Seria bom que o sô pinto se afastasse deste processo, mais as suas pulsões contraditórias, em conflito permanente com a necessidade de atacar o governo por um lado, e agradar-lhe por outro. Tudo tão inconvenientemente óbvio.

Os assobios da basbacagem

Queiroz diz "que é difícil contentar todas as freguesias. Mas não é só aqui na Covilhã". Embrulha. Isto, depois de ouvir os assobios dos adeptos, que exigiam, pasme-se, outro tipo de treino da seleção, em vez de andarem por ali aos toques com a bola na cabeiça. São mesmo idiotas estes basbaques.

domingo, 23 de maio de 2010

Linguajar do condominio

Hoje estamos aqui em prol da preservação da qualidade e genuinidade da pronuncia covilhaneinse, de forma a resguardá-la de algum linguajar betolas, por via da aculturação de universitários e quejandos.
Não se trata de nenhum dialecto como alguns ignorantes, erradamente a designam (existem apenas dois na tuga pátria: o mirandês e o baranquenho) mas sobre isso falaremos depois.
Na pronuncia covilhaneinse constatamos a exibição d’um fenomeno de alongamento dos ditongos que devemos manter. Como o exemplo desta frase, que não sendo uma transcrição fonética, para lá caminha:

“ ò mãin dá-me lá o leinço que tá a fazeir munto veinto”

Estamos, obviamente, na presença de uma, entre outras, expressões vocabulares com características da Covilhã. Por acaso muito bonita.
Mas no plano da oralidade covilhaneinse, a pronuncia padrão pode ser detectada, por exemplo, no só presideinte da camara, tanto na forma como no tom dos mais variados temas. O edil manteve ao longo do teimpo, vestígios d’um linguajar covilhaneinse com evidentes traços arcaizantes. Tiramos-lhe o chapéu.

Nota breve

Em pouco tempo, ultrapassámos os 4500 aderentes na plataforma digital Covilhã.consciente/carpinteira. Hoje temos suspensos cerca de 300 pedidos de adesão e aumentámos substancialmente o numero de visitantes diários. Porém, mais do que as estatisticas, ou o numero de visitas, interessa-nos debater/pensar a cidade e a região.
Dito isto, comunicamos aos indigenas que, a partir d’agora só aceitaremos amigos no Facebook, que tenham vinculo afectivo ou de proximidade à Covilhã. Hoje, somos muito mais do que um grupo de amigos. Somos um espaço de reflexão e um contra-poder eficaz, que conflitua com multiplos interesses dominantes na sociedade covilhaneinse; porque temos opinião livre, sem dono, sem anunciantes, sem editores nem chefes de redacção. O Covilhã.consciente/carpinteira é um espaço plural para leitores atentos, numa cidade onde vegeta a anomia colectiva e iliteracia digital, pouco habituada à critica; aprisionada aos velhos métodos culturais analógicos, de regras de controle de identidade, onde muitos basbaques ainda continuam viciados em aquilatar o pedigree do indígena que se espraia em HTML puro. Outros ainda, pretendem definir a ética à maneira deles para que fiquemos sujeitos às boas intenções e à costumeira beatitude sem tacto nem decoro. Mas aqui não há meninos de coro com a bênção e a bondade da confraria oficial. Até já.

sábado, 22 de maio de 2010

Só a vitoria fica para a história

Mourinho foi pela segunda vez campeão europeu. Mais uma vez percebeu que a exigência de uma final da champions incide no pragmatismo; sobrepõe-se a qualquer cena teatral ou visão romântica dos estetas da bola. Tal como no jogo com o Barcelona, só o resultado contou e fica para a história. Já o tinha aqui escrito e volto repeti-lo: o futebol, como catarse, visa, esse fim ultimo: a vitória como ritual de consagração, como símbolo de um poder, à imagem de um destino implacável que conduz à glória. Mourinho percebeu isso.

Revisionismo e saudosismo na escolinha

As inocentes criancinhas de uma escola pública de Aveiro foram vestidas com as fardas da Mocidade Portuguesa, e em vez de as ensinarem a soprar na vuvuzela, (ou como é que se chama aquela merda), puseram-nas a fazer a saudação nazi. A pátria tuga está fodida de todo.
E não se podiam pendurar os cretinos, responsáveis pelo devaneio.

A parolice no seu esplendor; uma freguesia tuga



Fotos, via cantaro zangado.

Apesar do atrevimento parolo, tiveram, pelo menos o decoro de não utilizar tinta.

Quando escrever em português é uma verdadeira aventura e só atrapalha

Este texto, aqui por baixo, foi retirado do blogue covilha maior por quem nutrimos elevada consideração e estima. Sabemos da dificuldade do autor em escrever duas frases seguidas sem borrar a escrita e pontapear a lingua de Camões. Por isso, propomos ao nosso vizinho, que nos envie os textos antes de os publicar, de modo a corrigirmos de borla, estas pérolas da ortografia e sintaxe do português:

"Quando da requalificação do Rossio do Rato, no âmbito do programa polis onde hoje existe a queda de água, estava um painel de azulejo com a imagem da Padroeira da Cidade Senhora da Conceição.
Alguém e muito bem teve a ideia de o mandar restaurar para que este volta-se ao local, "não deve ter sido nada barato".
É de louvar não se ter deitado fora, mas já não é tanto o sitio escolhido para a sua colocação, como se não basta-se estar longe de todos os olhares devido ao seu tamanho, está rodeado de mato por cortar, e ainda por traz de um painel publicitário.
Em fim são escolhas."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A camara da Covilha nunca se engana

A peça da SIC é reveladora da descriminação que é alvo a ACBI por parte da Câmara da Covilhã. Mas Já em Agosto, a ACBI tinha sido informada via telefone pela produção do programa SIC ao vivo, que a CMC, através de um assessor do presidente Carlos Pinto, ameaçou a anulação do programa na piscina-praia, caso o projecto zethoven estivesse presente. A actuação passou para o Fundão.Uma vergonha nacional.

Obras à pressa

Via JN : Obras mal feitas e à pressa dão nisto que se vê na imagem.
Por cá a pasquinagem só mostra d'isto e d'isto. Mas depois os parolos são os outros.

Outros temas escaldantes sobre a seleção

Continua a comunicação tuga a recrear-se em inanidades, por conta do estágio da seleção no condomínio. Desta vez foi o DN que num assomo de bacoquice, propôs a uma tuna da UBI (Moçoilas) que elegesse o elemento mais bonito da comitiva tuga. Elas escolheram um tal de Beto como o mais 'sexy' e deixaram, CR7 fora do 'top 10'. Um tema jornalístico deveras excitante. Apesar de tudo, um pouco mais decente do que esta filha da putice de nuestros hermanos.
Bom, mas o gosto, é um gosto, tal como um cretino é um cretino, (parafraseando o gajo do Nacional). O gosto é, sobretudo, uma escolha estética, sempre discutível, que decorre de julgamentos ou apreciações subjectivas. Ora, estas Moçoilas também devem ter uma noção erotizada desta estética, por isso, materializaram a sua escolha integralmente, num gajo com alguns traços de primata. Mas prontos.

Eu, por acaso fiz o exercício ao contrário e tive uma constatação melancólica: não consegui vislumbrar uma réstia de beleza e atractividade na maioria destas gajas da foto: toscas, sem expressão determinada. Mas acima de tudo, sem pingo de sensualidade e feminilidade, o que afasta, desde logo o indigena de qualquer intento copulatório, deus me perdoe.
São gostos.

Um nojo de jornalismo. Inacreditável

E não haverá por aí uma petição para correr com este cabrão do Jornalismo?

O que diz Mourinho

A frase é lapidar: nem com Ronaldo a mil à hora [Portugal] tem possibilidades de vencer o Mundial.

Quem a profere é o melhor treinador do mundo.
Mas as palavras, vão muito para alem do mero pronúncio ou da profecia basbaque. Poderia Mourinho, farejar um hipotetico brilharete d’uma seleção incensada e sobre-avaliada? Podia. Contudo, optou por dar um banho de lucidez; beliscar o imaginário e o inconsciente colectivos, que arrastam o tuga para esperanças desproporcionadas face às reais possibilidades desta seleção.
As Palavras do treinador do Inter, configuram uma crença inexorável na fatalidade tuga. Mourinho, um auto-predestinado para a glória é, ao mesmo tempo, frio, insensível. Nem sequer admite a lei do acaso, suprema e intocável como réstia de esperança. Mas o mais dramático é que nunca se engana. Está-se marimbando para as contingências várias. Em boa verdade, ele sabe que somos uns perdedores, naquele sentido que os anglo-saxónicos imprimem à palavra losers. Ou seja: não passaremos da 1ªfase.
Bem pode Queiroz entreter -se com as últimas descobertas da física quântica.

Bora lá ó Continente...

O grupo SONAE atingiu este ano o maior lucro de sempre.


Está à espera de quê

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quadro na sala oval

Abaixa-te porra !

Espere sentado

Leio no pasquim “o interior”da passada semana, uma crónica do dr morgado, onde constato a sua indignação com a profana euforia em torno do honoris atribuído a António Guterres. O cronista do balneário paroquial, esguicha postas de pescada, não só contra as práticas governativas do ex primeiro ministro, mas também sobre a forma da homenagem que a UBI merecidamente lhe prestou. É a opinião dele, e quanto a isso, não vale a pena perder-me em argumentário retórico e contradição opinativa. Lembrar apenas que, António Guterres, como bem refere o professor António Fidalgo neste seu texto, (aconselho o dr morgado a lê-lo com atenção) foi o 1º ministro que mais investimento proporcionou à região. Entre outros: auto-estrada de Abrantes à Guarda, a A23, a extensão do gás natural ao eixo Elvas, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, a criação da Faculdade de Ciências da Saúde, a construção da Barragem do Sabugal, elemento fundamental do Regadio da Cova da Beira. Mas, enfim, isto não deve interessar nada para o dr Morgado. É pois com a bazófia e logro desta estranha gente, mal agradecida, que havemos de caminhar rumo a outros pântanos bem mais lodosos que aquele que Guterres nos deixou. Aliás, a região com os seus heróis de pacotilha tem vindo a dar sobejas provas de se afundar sozinha. Tem o que merece. Provavelmente o cronista terá em mente algum génio local para distinto honoris académico. Espere sentado dr morgado.
Espere sentado.

Hum? Há capas de jornais que não enganam...

Eu se fosse ao sô Teixeira dos Santos, em vez de andar a foder o tuga com impostos, desconfiava era deste gajo com nome de esquentador, que lhe está a passar a mão pelo pêlo !

O calote vai acumulando. Quem vier a seguir que pague

A divida da câmara da Covilhã continua a aumentar de forma dramática, ultrapassando já os 100 milhões de euros. O sô pinto não está excessivamente preocupado, sustentando-se na costumeira laracha de que a culpa é das transferências do orçamento de estado. Um cómico.
Com um pouco de boa vontade, qualquer indigena pode ser levado a pensar, que a CMC não deve nada a ninguém. Não senhor.
Só ficamos preocupados pela derrocada de “inocência” que os espera, a eles, e ao condomínio. Viva a seleção catano!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Em defesa do buço

Hoje viemos em busca da tradição. Contra a nudez ostensiva da professora Bruna na playboy. Em breve lançaremos uma petição no facebook, em defesa do buço transmontano e covilhaneinse ou d'outro sitio qualquer. Sendo certo que, estes pêlos tem preenchido, ao longo do tempo, o imaginário erótico da canalha. O buço situado abaixo do nariz, pertence à categoria das fantasias originárias, produzindo formidáveis efeitos ao nível do exercicio masturbatório. Mas também tem conduzido à centralização da sexualidade pré-genital e outra, em torno da farfalhuda penugem. É preciso regressar, pois, ao fetiche do buço como substituto da vulva materna. O buço a quem o trabalha.
Quais mamilos da professora qual porra! A partir d'agora é só Gaijas imaculadas e de bigode, ou, em alternativa, vestidinhas dos pés à cabeça. Assim é que é.

Prémio basbaque do mês vai para...

Mudou três treinadores numa época, que nada vieram acrescentar ao futebol do SCC, pois andou grande parte da temporada a espalhar mediocridade pelos relvados da liga Vitalis. Sempre à beira da descida de divisão. Mas no ultimo jogo, o Fátima enganou-se e foi ganhar a Chaves, garantindo-lhe a permanencia. O modesto presideinte Mendes não se ficou pelos ajustes e chamou a si os louros da manutenção pelo terceiro ano consecutivo. Fantástico. É um feito heróico e muita humildade junta do dr Mendes. Para ele o merecido prémio

Estas deputadas passaram-se?

A proposta das deputadas do PS de se cortar nos feriados para poder aumentar o salário mínimo nacional é mesmo a sério? A que logica obedecerá a eliminação de dois feriados civis e de dois religiosos?
Se houver por ai alguém que me saiba explicar o devaneio, ficava muito agradecido.

Quem são estes?

Deixem lá ver se eu entendo bem isto: então estes gajos não são os mesmos idiotas, que deram aval ao plano de austeridade do sr. engenheiro para foderem o tuga?
Eh pá, voltem pró buraco d'onde nunca deviam ter saído e mantenham-se por lá sossegadinhos. Eheheheheh

Espécie em ascensão. Sempre a grunhir...

Há uns anos atrás, o covilhaneinse grunho era uma espécie de idiota, cujo comportamento não contemplava nenhum género em particular, pois apresentava-se tanto no masculino como no feminino. Podia ter baixa literacia, condimentada na escolaridade obrigatória, novas oportunidades, frequencia de curso universitário e outras tangas. Hoje, não é muito diferente, mas muitos trabalham em esquemas ocupacionais com renovações temporárias, outros estudam no secundário e vivem à conta dos pais ou do RSI. Vagueia pelos bares do condominio (Leões, Oriental, etc...) em bandos de bebados precocemente decadentes e vazios com o charro no canto da boca, passeando em viaturas com ornamentações kitsch, pagas pelos papás em leves prestações mensais: vidros abertos e os decibéis elevados até ao limite do suportável com sons monótonos e sincopados do house e do hip.hop e outras merdas do genero. Fora do automóvel perde alguma virilidade, é certo, mas ganha-a no tom de voz. Falam alto e em monossilabos nasalados, de modo a evidenciar uma certa inteligência canina. Esta espécie, goza de impunidade absoluta, por isso, estilhaça espelhos retrovisores, sinais de transito e pilha antenas de automóveis, perante a complacência da basbacagem e da autoridade. É assim o grunho do condominio covilhaneinse, que resultou do cruzamento do orangotango com outra espécie, cujo nome não consigo recordar. No fim da festança, mensajam-se uns aos outros fraternalmente; e à míngua de saldo no telemóvel, envia SMS ... e por aí fora...
E não se podia pendurar o grunho!?

Há crises muita boas!

Apesar do aumento de impostos, qualquer funcionário público que trabalhe no arquivo municipal de Mirandela está, neste momento, muito feliz e com a auto estima elevada:

terça-feira, 18 de maio de 2010

Quando o ridículo ultrapassa o bom senso.

Já os jogadores entravam na cidade, ainda o incompetente pinto pintava as passadeiras, que até então, não faziam falta alguma aos covilhanenses. Ridículo.

Mas o pior estava guardado. Depois de ter apresentada uma aparatosa agencia de turismo para a Covilhã, eis senão quando, assistimos à instalação de um camping à entrada da cidade, albergue do genuíno Matias, expert em matéria de turismo e solícito adjunto da ex-rude.

Por si só, ridícula, a dita infraestrutura. Pior, se percebermos que tal obra mereceu o desvio, autorizado pelo próprio pinto, da passadeira que haveria de chegar á sua maison, e ainda…vejam bem !! a criação de um parque de estacionamento no passeio.

É este o projecto de imagem para a cidade?

Engana-se quem pense tratar-se de uma barracada. Nestas palhoças guardam-se verdadeiros rios de dinheiro gastos a pretexto da vinda da selecção á Covilhã, a cujo pecúlio se juntará a retirada de apoios sociais ao povo da Covilhã, neste caso, por culpa da crise e do governo central.

Estamos certos que a autarquia está próxima da rotura financeira, novidade é saber que o crédulo covilhanense poderá agora fazer as obras que entender a seu belo prazer, marcar passadeiras, fazer parques de estacionamento e até de campismo, na certeza de que o inquisitório urbanismo nada poderá fazer depois deste triste exemplo da iniciativa pintista.

A Covilhã é só isto?

A paginas tantas, no romance “A Lã e a Neve”, que imortalizou a Covilhã, o personagem Horácio dirige-se a Idalina quando olhavam as casas dos Penedos Altos, e para a tranquilizar, assegurou-lhe que a Covilhã, afinal, não era só aquilo.

Qualquer covilhaneinse de gema, exigiria uma abordagem séria à historia da sua cidade, ou pelo menos, à exibição de alguns estéticos ex libris do condomínio. Mas nada. É que nem um. Desde a televisão publica às generalistas, passando pelos pasquins centralistas em formato papel/digital. Todos, sem exceção, tem dado uma triste imagem da cidade-neve, com aquelas entrevistas idiotas à porta do Santos Pinto e do complexo desportivo. Exigia-se um módico de decência, perante os condóminos covilhaneinses. De resto, tudo tem estado confinado aos pontapés na bola e banalidades boçais da massa adepta e jogadores.
Já adivinhávamos que o folclore da seleção iria ser exibido até ao vómito pela TV/Rádio pública e privada, não bastasse o simples facto d'aquilo ser o conteúdo e a substância da espessa alma basbaque. Mas as doses cavalares de reportagens saloias do jornalismo de circunstância e opereta, (tvs, rádios e pasquins) deixam envergonhados os covilhaneinses, e principalmente eles próprios. Até agora, esta catarse televisiva em torno do estágio da seleção na Covilhã, tem sido triste, muito triste e pouco instrutiva, fornecendo apenas à palonçada tuga, doses maciças de idiotices.
É o que há. E assim deve continuar.

Ps; Peço desculpa pela intromissão em assuntos que não me dizem respeito.

Tangos e promulgações

Este é um mês de Maio profícuo para a tuga pátria, altura em que a questão fracturante passou pela professora de Mirandela. A par disto, o senhor engenheiro aludiu ao Tango com o líder da oposição: o boneco Passos; enquanto Sua Eminência parda, perdão, Silva, que tudo tinha feito para adiar o acto, lá acabou por promulgar o diploma sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Não sem antes, deambular pelas "condiçoes objectivas", que determinam a consciência tuga. Ou seja. o PAPA silva está tranformado num verdadeiro comunista. Entretanto, num sitio perto de si, as motivações pátrias, vão continuar para gaudio dos infelizes. Eheheheheh!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cortes 5 estrelas










À pala das medidas adicionais ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) decretadas pelo governo, o sô presideinte da câmara nem careceu de adoptar um estilo “perdoa-me” para cortar nas despesas sociais aos condominos; perante a complacência de toda a oposição. Nada a fazer. Lá se vai a sopinha dos pobres. Tudo isto é grave, mas tudo isto é fado para os indigenas que vivem felizes na mesma, apesar da segurança apertada na sua própria casa. Maibom!
Resta-nos que a oligarquia do embuste fique esmagada na sua essência e pela sua própria gesta. Haja fé, esperança e caridade… e viva a seleção, catano!

domingo, 16 de maio de 2010

Diário da basbacagem covilhaneinse. Um espectáculo!

É de partir o coco a rir com a basbacagem covilhaneinse. Parece que o reporter da RTP andou a escolhe-los a deido. Ele são as jaulas e as tóradas, o papa mais o Dani que é do sportein. Ehehehehe! Ora veija aqui esta pérola da Covilhã no seu melhor, por detrás das grades:

O senhor que se segue?

Muitos ainda acreditam no seu instinto de sobrevivência, mas a ausência de estratégia, e a impossibilidade de controlar o calendário político, o senhor engenheiro, aguarda apenas o golpe final. O exercício governativo está, cada vez mais, reduzido a monólogos promocionais ou de mera propaganda do executivo, mais a umas quantas frases descuidadas do 1ºministro, como a das " famílias que compram Coca-Cola a taxa de 5% e isso não é justo" .

Existe, de facto, um smell a fim de ciclo.
Embora ainda não esteja muito seguro disso, tudo indica que, este, seja o senhor que se segue.

A ameaça


Segundo o correio da manhã, o selecionador fez uma advertencia bem clara: se os empregados dos hoteis do condominio andarem por aí a dar abébias sobre os jogadores, estão fodidos, que é como quem diz: vão todos para o olho da rua. Os autógrafos e fotografias ou converseta da treta estão proibidas. Mainada.
O pessoal da hotelaria está de tal modo intimidado, que até foge, quando vê os os jornalistas. Quem é que manda nos hoteis, afinal, Hum?
CeiGeiTeipPei unidade sindical

sábado, 15 de maio de 2010

Uma professora pode posar nua para Playboy? Pode. Desde que não leccione na terra das alheiras



O casto presidente da Camara de Mirandela considera que a professora de 25 anos, que posou nua para a Playboy deve ser excluída da escola. Para já foi suspensa. O curioso ou talvez não, é que estes episódios, (aconteceu o mesmo com as mães de Bragança) venham na sua maioria, daquele recanto do Portugal profundo e atrasado, crente numa construção cultural de estereotipos, em que os homens, (alunos neste caso) não podem controlar os seus instintos sexuais perante um corpo sem roupas. Por outro lado, a mulher, professora, será sempre alvo privilegiado de um julgamento preconceituoso, por se ter posto a jeito para o linchamento. É daqueles casos em que a turba ignara, age quase sempre desvairada, mas onde a professora, ingenuamente parece desconhecer a intolerância latente numa cultura retrógrada que estagnou nos idos do sec. XX.

Sem pretender elaborar juízos morais sobre o assunto, e tendo por certo, de que esta não seria propriamente uma actividade extra curricular, questiono: não deveria a professora ter noção do efeito que as imagens do seu corpo nu, produziam num meio rural e analfabeto como o de Torre de Dona Chama?
Nem sei o que pense.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nós já colocámos a bandeira na Varanda. E tu?

O carpinteira não quer ficar fora deste grande evento tuga, que é o estágio da seleção no condomínio covilhaneinse. Resolvemos, por isso, aderir à festança.
podemos afirmar, com toda a segurança, que somos o primeiro blogue da região a colocar (com forte emoção) o símbolo pátrio tricolor(?) na varanda. O verde, o vermelho e o amarelo. Desculpem: o vermelho, o amarelo, o branco e o verde - assim é que é -, porque são as cores panafricanas que estão presentes na maioria dos países da África Subsaariana. Mas isso agora não interessa. O posicionamento das cores na bandeira é completamente aleatório e irrelevante; o que conta, é este grande momento histórico, que mobiliza uma sociedade basbaque (ou parte dela) a exultar em torno do grande objectivo, que de momento, não consigo lembrar qual seja. Mas prontos, fica a bandeira.

Para todos os que não fazem nem um caralho...

E ao 4ºdia o papa Ratzi foi-se sem visitar a Covilhã

Da minha parte, este foi o ultimo post sobre o papa, enquanto durar a visita. Lamento que sua Santidade não tenha vindo ao condominio covilhaneinse como estava previsto. Mas algumas poeiras do Eyjafjallajokull, impediram a aterragem no Aerodromo. Ainda assim, fiquemos com a versão desse grande talento pimba da World music - Lady Gaga.

Desculpem qualquer coisita

Eu sou uno e indivisivel.

Não sou nenhum boneco

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Porque em Roma já são ... horas do almocinho.

A Maria Silva numa exigente e espantosa converseta com o Bento.
O tempo que ela não levaria a preparar tamanha intervenção.
É que nem uns pastelitos de bacalhau, umas bifanas e umas bejecas! Nada.

Bem pago sim senhor

Carlos Xistra foi o árbitro mais bem pago na temporada. O juiz de Castelo Branco obteve 28 943 euros só com os jogos que dirigiu, ou que foi quarto árbitro. No entanto, o valor aumenta para 32 943 euros, contas da «Agência Lusa», se às partidas se adicionar o valor mensal de subsídio de treino (400 euros, de Agosto a Maio). Xistra dirigiu 32 jogos, 27 como árbitro principal, 14 deles na I Liga, oito na Honra, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Esteve ainda como quarto árbitro por cinco vezes. Ora, a Liga paga 1188,1 euros por cada encontro da I Liga, 831,67 por jogos da Honra enquanto os quartos árbitros recebem um quarto destes valores. Kaminhos

Juntos para nos tramarem

O senhor engenheiro e o líder do PPD PSD num timing meticulosamente escolhido entre a visita papal e o futebol, preparam-se para nos tramar. É o costume. Nesta lógica de que o pacto de regime é muito mais do que uma imposição do governo: é sobretudo uma imposição dos mercados. Atão não é! Depois hão de vir os especialistas/economistas da treta, apregoar a ética protestante, mais a suavidade do espírito do capitalismo em Max Weber para que o tuga manhoso perceba a distancia que nos separa da civilização europeia e o esforço que ainda nos falta fazer para adquirir tais parâmetros de desenvolvimento. Sendo certo que todos eles, pertencem àquela trupe de economistas e políticos falhados. Alguns aposentados com chorudas reformas, que nem sequer podem ouvir falar das tributações sobre as mais-valias e transacções especulativas, como medida de maior regulação do capitalismo de casino. Muito menos das causas na desorganização estrutural do Estado e no capitalismo selvagem das economias excessivamente liberais. Nem pensar. Marx ficaria hoje perplexo com tanta criatividade desta canalha do economês. Mas cá para mim, que sou pouco versado na matéria, não me importava nada que estes cromos regressassem todos ao orificio reprodutor materno. Assim é que era.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O 1º de Maio na Covilhã já não é o que era?

A propósito do 1º de Maio na Covilhã destacamos um excerto de um texto publicado no Jornal `”o Interior” pelo leitor JHS:

“(...) Os tempos são outros, nem o operariado tem a expressão de outrora, nem as organizações sindicais têm a mesma capacidade de mobilização, mas reduzir a expressão do 1º de Maio àquilo que se assistiu nesta tarde no Pelourinho, para além de desvirtuar o sentido e expressão do dia do trabalhador, é reduzi-lo a um evento estereotipado, igual ao 10 de Junho ou 1ª de Dezembro, onde tudo serve para justificar o palco, o som e o discurso, em muitas frases igual e repetido nos últimos 20 anos.
Um conjuntozinho de baile com “bem constituídas” bailarinas, propunha-se a animar um bailarico igual ao de qualquer aldeia nas romarias populares. Quim Barreiros, Emanuel, Zé Malhoa, Roberto Leal e Marco Paulo, foram aqui reproduzidos até com algum rigor, num reportório dançante, mas sem pares para dançar. Pois nem o local, nem a disposição dos assistentes era para isso, apenas o abanar da perninha de alguns dirigentes sindicais, satisfeitos no cumprir de calendário, de mais uma actividade para por no relatório sindical (…)”
Podemos até discutir se há dois anos Pedro Barroso foi mais ou menos caro e se teve mais ou menos gente. Mas não discutiremos a qualidade entre uma coisa e a outra, assim como a utilização do dinheiro dos trabalhadores num produto cultural ou num produto piroso…
Uma festa mais popular e menos populista, se calhar até mais gente teria e mesmo que não tivesse, seria mais congruente e menos pirosa
(…)”

...e o estádio do complexo desportivo?

Em 2001, o ministro Lello e demais amanuenses, contemplavam o putativo estádio covilhaneinse para dez mil pessoas , que nunca chegou a ser construido. Mas isso é assunto de somenos importância para a basbacagem acéfala do condominio, dada a engodos, e pouco habituada a refletir a cidade.
panis et circens é que é bom.

O estádio é mais uma das fantasias de que fala o Gremio:
Sem querer ser desmancha prazeres do covilhaneinse engalanado, salvo seja, com os 15 dias (?) em que a selecção tuga revolucionará a paróquia com passadeiras (de peões) vermelhas e concertos à borla, oferecidos por si, entre muitas despesas avulsas, o Grémio* recorda outra fantasia dos idos de 2001: o "estádio", quiçá Carlos Pinto, com bancadas cobertas para 10 mil pessoas, ladeado de piscinas, "pavilhões", pistas de atletismo e tudo o mais "que se vê por essa Europa fora". Na propaganda municipal, aqui ao lado, a jóia serviria para o Euro2004.

Momentos Zen para a gargalhada basbaque

Não bastava já o cruel realismo ianque da Goldman Sachs, a atribuir uma baixa probabilidade de vitória à seleção tuga, ainda tivemos de levar com outro Momento Zen: a convocatória 5 estrelas de Queirós, (agora com mais seis de reserva) a provocar sorrisos amarelos na plateia. Depois de convocar um tal de Daniel Fernandes, o Ricardo Costa e Zé Castro, qualquer jogador do Sporting da Covilhã se arriscava também a ser selecionado para ir à África do Sul. Foi só por um bocadinho... mas prontos.

O 2º momento Zen: a entrevista do sô pinto à Antena 1; quando questionado sobre o erário indígena despendido com o estágio da seleção, respondeu, sem se rir, que os custos, no fim, vão ser praticamente nulos para a autarquia covilhaneinse.
I’ve got a feeling.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Marketing papal e a intolerância de ponto

Em mais um dos aliciantes programas matinais da SIC, o entrevistado discorreu sobre a visita do papa no ponto de vista do marketing religioso. Não concordei com nada do que o gajo disse. No entanto, tambem não vou à bola com a novel e ridicula causa sindical da produtividade, no ataque gratuito à tolerância de ponto ou às queixas sobre os limites de circulação nas cidades. Tampouco alinho em grupelhos do facebook, organizados para distribuir preservativos durante a visita. Se o argumento da laicidade do Estado nunca serviu para impedir manifestações religiosas, também não deve ser utilizado como ferramenta de intolerância de ponto. Por favor, não me atirem com nuvens de fumo, porque no fundo, todos nós somos peregrinos, movidos por uma qualquer fé, em busca não sei bem do quê. Por isso, entendi, em boa hora, fazer uma análise aturada das imagens de sua santidade, escolhendo as que me pareceram susceptiveis de provocar maior impacto publicitário nos indigenas, e que passo a intitular:

A caminho da missa na Toys'rus


Crianças? Nem vê-las.


Disfarçado com o chapéu do JR da série Dallas


Nas vindimas em Peraboa


Num concerto dos Tokio hotel



Havia mais algumas, mas agora não tenho teimpo, que vou prá missa no Terreiro do Paço