domingo, 28 de fevereiro de 2010

Grande Sporting...


O leão só tem um clube...

Derrocada no centro histórico

Esta casa ou que resta dela, ruiu na tarde de ontem na Rua de Olivença, (Centro histórico da Covilhã), originando estragos em duas viaturas, mas podia ter consequências bem mais graves. Ao lado, encontra-se outra casa, também devoluta, em lista de espera para a derrocada final.
Como sempre, nestas ocasiões, o mau tempo tem as costas largas, mas tudo isto faz parte do descaso público a que está votada a zona antiga da cidade; a cair aos bocados perante a complacência geral. Nada que nós não tivéssemos já anunciado aqui por diversas vezes.

Mas esta é também uma evidência de que o plano de reabilitação desta zona do condomínio não passou do papel, ou melhor, não passou da colocação de placards coloridos com pseudo projectos de reconstrução. Fábulas à moda da CMC, para enlear um bando de indígenas, mui generosos, como se fossem uma espécie originária de Curral de Moinas.
A tragédia vai continuar.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Os espelhos de (MSR)

Leio na revista A23 um excerto do novo romance de Manuel da Silva Ramos “Três vidas ao espelho”. Logo a abrir, retenho do deslumbrado editor da revista, juizos solenes sobre tão preciosa matéria literária de que é composta a prosa de MSR, diz ele que “produz mil centelhas de prazer e emoção.” Pois atão.
Começo já por dizer que de mim não leva salamaleques nem laudas de cortesão. Bastou-me o Café Montalto e Ambulância, para a paciência se me esgotar logo nas primeiras páginas. Nada espero, por isso, deste novel romance, até porque a função deste escriba é apenas uma: escrever um livro igual aos outros, sem se dar á tarefa de os reinventar. Suponho que a literatura seja um pouco mais do que molhar o verbo para o espremer a favor de nada. Ora, neste sentido, a escrita será sempre uma dádiva, mas um abrigo demasiado acanhado para MSR; desvairado/solipsista, cuja prosa se esgota na categoria do surrealismo serôdio e em fórmulas do género: "- A fronteira entre o sexo e a amizade é tão ténue que mal se vê! Exactamente como a baba de caracol num muro de Bosost numa manhã de inverno." Comovente, mas demasiado peganhosa, esta vacuidade substancial do escriba erótico, sempre propício a algum requinte formal, mas que não passa disso mesmo: um vazio.
São gostos, e os gostos, obviamente, discutem-se. Fico, por isso, grato em saber que a narrativa de non sense continua tão intacta em “Três vidas ao espelho” como nos “Três seios de novélia”. MSR retoma a mesmice das repetições anafóricas e os costumeiros chorrilhos adjectivais: "Rainha dos aflitos testiculares, Rainha dos esperançosos da terra (…) Rainha dos carcomidos da terra." E por aí fora. Ou então, a frase solta a fazer jus ao cardápio surreal; espécie de marginalidade literária com muita parvoíce mascarada em frases como esta: "Sempre fui contra o capitalismo cansativo das mulheres."
À medida que me adentro pela pré publicação, deparo com uma escrita pobrezita, rala de imaginação, onde não podia faltar o porno/Eros do escriba, plasmado numa tal "Regina de Toulouse. Que escondera o passaporte falso na sua larga cona republicana que servira para consolar tantos e tantos irmãos de combate." Poderia o escriba substituir o excesso desbocado por outro de igual valor literário? Podia, mas na pena de Msr, uma cona e uma vagina não são a mesma coisa. A este propósito, deixo aqui um leve smell na a23online.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O sô pinto apoia quem?

O que significa que o próximo lider do PPD PSD será Aguiar branco ou Passos Coelho.

A cidade onde vale tudo

É extraordinária a propensão para o disparate no condomínio 5 estrelas.
Na foto, a usurpação abusiva do espaço público, através duma rampa de acesso ao lar de São José, que provoca ainda mais o estreitamento da rua.
Quem foi o responsável pelo mamarracho?

Continuamos a rir com alguma dificuldade.

Ribeira da Goldra:um mau exemplo na Covilhã

Retomo o tema sobre a catástrofe na Madeira, dando de barato alguma demagogia e outras tantas piedosas declarações. Não esquecendo, porém, que este será o momento certo para se reflectir/perceber o que está mal no desenho do território covilhaneinse. Atente-se no mau exemplo da canalização realizada na ribeira da Goldra, sublinhada em azul na foto, desde a ponte Mártir in colo até ao jardim do lago; como se o curso de água fosse uma força hostil a domesticar. Um preocupante dislate, pois os cultores do betão mandaram às urtigas os problemas de urbanismo e tomaram por verdade absoluta, a imposibilidade de se registarem valores excepcionais de precipitação na Covilhã. Acresce ainda que, os canais de dejecção praticamente não existem. Este crime da canalização da Goldra e de outros cursos de água, trazem também à luz, a inexorável evidência de que não era possivel evitar a tragedia da madeira-prevista há dois anos neste video. Porquê? Porque não podemos dominar a natureza como também nunca a conseguiremos enganar deste modo. Ou seja, um putativo temporal sobre a Covilhã (100 a 130 Milimetros de pluviosidade num dia) tornaria impossível escoar tamanho caudal de água da Goldra, devido aos estrangulamentos físicos na rotunda do Rato e no anfiteatro Martir in colo. Tal turbilhão devastador, não teria simplesmente espaço para passar, e uma torrente de lama, pedras e detritos de toda a ordem inundariam grande parte da área visivel na foto.

Poderá demorar uma semana, um ano, ou um século. Oxalá não seja mais uma catástrofe anunciada.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

GRANDE SPORTING!!!


SE PODIAMOS GANHAR À MALTA CÁ DO BURGO?
PODIAMOS, MAS NÂO ERA A MESMA COISA!!!

CMC financia Turistrela?

A Turistrela, empresa privada e concessionária exclusiva do turismo da Serra da Estrela, vai organizar mais uma vez um evento irrelevante para a região com o nome de snowfashion.
Tudo bem, ou talvez não.

O que já não se entende, são os 5000 euros de financiamento da CMC para a festança.
A que propósito e em nome do quê, o dinheiro dos contribuintes covilhaneinses deve financiar estas tangas?

Benditas (in)dependências!

À revelia do todos sentimos na pele e bolso, continuamos a ser bombardeados com as bacocas notícias sobre os maquiavélicos planos para “controlar” o nossos tão (in)dependentes Média…

Como se alguém ainda tivesse dúvidas que os média sempre estiveram controlados…por uns, por outros, e afinal por todos os que sempre têm e tiveram algum interesse e algo que esconder!

Aquilo que se assiste hoje, aliás como sempre desde a “abrilada”, mais não é que uma guerra pelo controlo dos ou de alguns média e “opinion makers” que se sempre existiu e existirá por parte dos poderes declarados ou obscuros, mas sempre instalados, com o único objectivo de manter-nos, a nós, “chusma”, livre de “preocupações desnecessárias”, “alarmismos desproporcionados” e outros princípios louváveis e que tanto e sempre agradecemos - pelo menos na hora em que sempre votamos - naqueles que tantas preocupações demonstram pelos “desvalidos e pobres de espírito”.

Enquanto marionetas desses jogos, confesso que não me choca ver e ouvir, reiteradamente, os que transcrevem e retransmitem, muitas vezes apenas a voz do dono e outras (poucas) assumindo algumas posições pessoais que sempre se agradecem, em nome da “transparência” e do carácter que lhes deve ser reconhecido, no que afinal mais não é que o seu “respeitável” trabalho.

Agora, ver todos aqueles (e, descansem, não me estou a referir só aos jornalistas) a “armarem-se aos cágados” e mostrarem-se como arautos da decência, seriedade e transparência em comissões (de ética ou outras que em tudo se assemelham a velhas e perversas comissões parlamentares dignas dos melhores dias de Joseph McCarthy) ou entrevistas públicas, defendendo o indefensável ou suspeitando de tudo e todos (menos da sua própria sombra), é revoltante para não dizer indigesto!

E tudo fazem e dizem com base na única legitimidade que encontram para realizar e dizer tamanhas enormidades: a “INDEPENDÊNCIA”! - sabe-se lá do que e em relação a quem…

Quando todos já sabemos que tal (in)dependência mais não é que um toalhete para se limparem consciências (as suas e as daqueles que beneficiam) que está a ficar demasiado usado e já fede ao longe.

E, no meio de tanto fedor, lá vai vindo a lume, o que afinal o povo já desconfiava e sempre foi dizendo: Eles comem é todos do mesmo tacho!!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A pergunta manhosa...

Independentemente da simpatia politica, como português, temia pela possível confirmação, do envolvimento do 1º ministro de Portugal.

Surge agora, a notícia do conhecimento da Drª. Bem a coisa fica mais feia.

Nunca percebi como poderia a PT montar todo o negócio de aquisição, sem informar o sócio Estado, tendo em conta a sua participação e importância na estrutura accionista e de administração.

Pelos vistos, foi partilhada e com a oposição (PSD), que dela se aproveitou para montar uma mirabolante, historia de enredos pouco claros.

O incrível começa quando a Drª faz a pergunta no parlamento. Pergunta manhosa, intencional e de má fé, pelo menos politica.

Manhosa, porque a Drª sabia que Sócrates só podia omitir ao parlamento o que sabia.

Assiste-lhe o dever de saber que não estando preenchidos todos os quesitos das obrigações decorrentes destas operações, nomeadamente a informação á comissão de valores, não restaria outra solução, que não fosse omitir o conhecimento publico da operação.

A isto chama-se má fé. Acobertada, pelo branqueamento da denuncia.

E que ninguém se ponha de fora. Os putativos candidatos a líder do PSD, Aguiar Branco e Paulo Rangel, só podem ser coniventes, logo de credibilidade duvidosa e pouco confiáveis, para merecerem ser candidatos a 1º ministro, especialmente pela falta de respeito e consideração pelos assuntos, que deveriam, ser de estado.

E, a haver um polvo nesta história, pergunta-se: qual foi o critério da prioridade para divulgação dos dados e escutas? pelos vistos de todos conhecidas. Quem controlou?


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quem anda a ensinar estes putos?


Transcrição possível:
Num texto estruturado e linguisticamente cuidado, com um mínimo de 10 linhas, exprime a tua opinião sobre o papel da escola na formação de um cidadão.

O papel da escola eu axo que é igual a um papel qualquer de imprensa A4. E de certeza que é. tem a mesma grossura e tudo. Agora se estão a falar, por exemplo, das folhas de Teste que é uma folha A3 duberada ao meio fazendo duas folhas A4, axo melhor que as folhas de teste sejam assim do que só uma folha A4, essas fichas que os professores dão são sempre folhas de formato A4 ou de formato A5 . Os testes As professoras metem sempre folhas de formato A4 mas quando são mais as professoras agrafam sempre as folhas e nunca fazem teste com folhas formato A5. Por isso eu axo que as folhas desta escola são iguais às das outras escolas ou de outras empresas.

(Texto de um aluno do 9º ano da Escola EB 2/3 de Espinho)
(via e-mail)

Nem sei o que axe!

"Fumar é ser escravo do tabaco" ?

Este é o slogan/imagem duma campanha anti tabágica, que faz uma analogia infeliz com o sexo oral. Não tenho ideia de qualquer prova cientifica de que o Fellatio, ou até o Cunnilingus provoquem cancro. Mas prontos.
Ainda há por aí uns cromos que fazem petiçoes no facebook porque não gramam o anuncio do Pingo Doce. Eu, à cautela, deixei de fumar.

Quem pagou quem foi ?

Embora assuntos destes passem ao lado da imprensa da paróquia, o Grémio* soube que a comezaina/comício que o benemérito Pinto/PSD ofereceu aos eleitores idosos no Natal custou, até ver, uns módicos 28.337,95€. Sem contar com o cachet de outros artistas. Lá iremos.Recorde-se que, no ano passado, o habituée Restaurante Senhora da Lomba facturou 62.500,00€ (31.250,00€ + 31.250,00€). À parte a curiosa repetição das quantias, parece-lhe legítima esta propaganda (mais aqui) travestida de apoio aos idosos? Gremio

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A subserviência

Por várias vezes aqui manifestei a importância do movimento associativo na Covilhã.
Sem querer fazer generalizações apressadas diria que, um breve ensaio de sociologia doméstica, revelar-nos-ia, que grande parte das associações da Covilhã raciocina pela lógica da matilha e pela subserviência canina aos subsídios da Câmara.
Atente-se neste exemplo recente do novo presidente do GER Campos Melo, cuja aproximação à CMC o levou a proferir esta alarvidade:
“Mais Campos Melo e menos política, questões políticas aqui dentro não vou permitir”.
É o que há. Nada a fazer.

Covilhã com a água mais cara

De Vitor Manuel Reis Silva, Eleito do PCP na Assembleia Municipal da Covilhã, recebemos o seguinte e-mail:

A factura da água aumentou - Verificou? Comparou? Foi Informado
(a) ?
É de facto motivo de revolta. Não sei se a imprensa escrita da nossa região irá dar destaque ao texto que envio como anexo. Daí a necessidade da maior divulgação possível. Num Concelho com tanta água e num ano de tanta pluviosidade o que justifica os aumentos verificados na factura?
Só a ganância e o lucro fácil podem justificar aumentos de 8%. Aqui está um dos efeitos da venda de 49% da ADC a uma das empresas do grupo Somague que, lembre-se, também tem a concessão do tratamento das águas residuais(esgotos) - Águas da Serra e os silos do Pelourinho e shoping do Sporting - Parc C
(Quem administra a Covilhã ?????)
Quando lutámos contra a privatização tinhamos a noção de que iríamos pagar a água mais cara. Mas.... nem todos perceberam isso. Contudo recolhemos 6.000 assinaturas contra o negócio. Apesar disso o Sr Pinto, utilizando a maioria PSD, concretizou o negócio. Ficou com uns milhões de Euros para obras de utilidade e necessidade duvidosa e ....assim se renovam mandatos à custa da venda do património concelhio e do esforço da população que se traduz, neste caso, na factura de água.É preciso e necessário informar e denunciar mais este "mete a mão no bolso" na população do Concelho quando "o cenário" montado pelo grande capital que nos desgoverna é o de congelamentos de salários e de reformas. É necessário dizer ao Sr Pinto que já basta de atropelos e que já estamos fartos da sua politica municipal, assim como dos outros a nível nacional, de subjugação aos interesses dos privados lixando as populações.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

…e se fosse na Covilhã?

Dizem que a tragedia na Madeira tem por base um fenómeno atmosférico raro e extremo, mas ninguem poderá garantir que não possa vir a repetir-se, - lá ou noutro sitio da tuga pátria. Desconte-se para já, o falhanço na previsão meteorológica e as construções em leito de cheia ou a criminosa tubagem das ribeiras. Por cá também se cometem os mesmos erros de planeamento. Depois, quando estas merdas acontecem ficamos surpresos, comovidos, disponíveis para oferecer o peito à solidariedade. Afugentemos, no entanto, o arremesso politico.
É certo que choveu demasiado; mais num dia do que aquilo que seria normal em todo o mês de Fevereiro, mas imaginemos, por absurdo, a ocorrência deste temporal na encosta da serra, tendo em conta que o Funchal tem uma orografia semelhante à da Covilhã, também ladeada por ribeiras e linhas d’agua que se estendem ao longo da encosta. O que poderia acontecer?
Assegura-me alguém entendido na matéria que a mesma pluviosidade (111 MILÍMETROS em tão curto espaço de tempo), aumentaria, por ex: o caudal da ribeira da (de)goldra de uma forma assustadora; o suficiente para inundar vários edifícios da UBI e destruir grande parte das construções em redor do rossio do rato e ao longo de todo o seu percurso.

Pergunto: teria a Câmara da Covilhã um plano de emergência local para fazer face a uma catástrofe com tamanha dimensão?

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Recomenda-se a melhor limpeza possível


Após o fiasco do JMF & Crespo e da Felicia Cabrita na Comissão d'ética, aposto que os senhores deputados ficaram sem vontade de ouvir mais cromos. É só rir.
Foi de pasmar, ouvir a Felícia (sucedaneo da MMG ) armada em vitima do seu próprio delirio, dizer que não ouviu as escutas. Deduz-se, portanto, que trabalhou apenas sobre transcrições, o que é extraordinario para quem quer aferir a verdade, ou a manipulação dos factos. Depois lá teve um laivo de transparência e acabou por revelar as fotos dos acionistas patrões do SOL.
A saber: dois angolanos mais o Joaquim Coimbra - Presidente A.M. Tondela. Esqueceu-se foi de dizer que este último é um dos 134 militantes que mais contribui($) para o psd. Pois é.
A opereta barroca está dar as últimas. Ou melhor, a golpada feita em nome de valores e objectivos políticos d’uma comunicação social cartelizada ao serviço de meia dúzia de grupos económicos. A nódoa está a desconjuntar-se e vai a caminho do esgoto ou da sucata do Godinho, à mistura com o jornalismo de sarjeta. Assim é que é com Ariel.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Maestrices...

Atão não é que o Sr. Maestro, depois de ter sido observado a fotografar, compulsivamente e colocando em risco a própria vida, todas as rotundas da cidade à procura de imortalizar aquelas obras “artístico-carnavalescas” que ali nasceram e persistem, quiçá já espera da famigerada Selecção, teve agora a ideia de criar... e criou a Confraria da Pastinaca (sativa??)

Onde terá ele ido buscar a ideia do nome e da legitimidade de tal acto??? http://carpinteira.blogspot.com/2009/10/cherovia-quem-trabalha.html

Ainda bem que temos tão bons e criativos seguidores…

Mai bom!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Em defesa da ponte - património da Covilhã

O carpinteira manifestou a sua discordância contra a domolição da ponte do Corge e tomou a iniciativa com outro blogue de fazer chegar a sua indignação à Assembleia da Republica. Hoje, já não estamos sozinhos. Sabemos, no entanto, que a REFER, na senda dos talibans anti-budistas, continua com o intento de destruir a ponte - memória histórica da Covilhã.
Continuaremos atentos na defesa do nosso património, que só os ignorantes poderão subestimar.

Vazios académicos

Há quem se admire ainda com os sucessivos vazios da direçao da AAUBI, mas eles não são mais do que o reflexo de uma turba geracional que nunca soube ter coragem para lutar pela sua própria existência. Sendo certo que as ultimas direcções da AAUBI, nunca funcionaram como grupo agregador de impulsos construtivos na discussão e reflexão de causas comuns dentro da UBI. Um grande numero de associações de estudantes - a AAUBI não é caso único - desde há muito que perderam o carácter interventivo e a defesa no interesse dos estudantes que representam na academia. Estão-se a marimbar para a canalha e optaram por gerir com empenho, os patrocínios que empolgam umas festarolas com bejecas para gáudio de um lote de universitários precocemente decadentes e vazios. Como isso não lhes basta, denotam  uma preocupante e progressiva pobreza cultural, assente num modus vivendi de alguém que quer usufruir apenas de momentos, sensações e pouco mais. Mas o pior é que carecem de perspectivas de futuro. Por isso, alguém já os designou de geração perdida. É pena.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Éticas & afins

A tuga patria atravessa a sua pior crise económica com o desemprego a atingir 10,1%.
Apesar d’isto, a Assembleia da res publicae promoveu uma comissão de ética para ouvir a intelligentzia sofisticada do José Manuel Fernandes na versão sexo dos anjos, e o cabotino Crespo, que evidenciou sem disfarce, a sua fidelidade canina aos grupos económicos que representa. Não se ficando por aqui, prestou-se também ao número circense de distribuir fotocópias pelos deputados e ainda teve tempo para promover o seu livro de crónicas.
Está visto que esta comissão foi engendrada para dar substância a alguns delírios sob o plano tenebroso do domínio dos média por parte do engenheiro. Ou seja, uma perda de tempo e um espectáculo indecoroso destes dois tontos, que não apresentaram uma única prova factual do condicionamento da liberdade de expressão de que alegadamente teriam sido vitimas. Mais valia terem solicitado aos dois mártires, que enviassem um parecer ético por escrito; pelo menos assim, poupavam-se à figura triste que foram ali fazer.
Continua decadente e em debochado oportunismo o debate da coisa pública.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Alguem deu pelos sete dias de Carnaval na Covilhã?

Sete dias de um Carnaval da neve irrelevante, que passou despercebido à maioria dos indigenas que visitaram o condomínio.
Foi mais um fracasso anunciado, até porque estes eventos não se compadecem com amadorismos e modelos importados do Alentejo para consumo doméstico. É preciso mais, muito mais do que o espirito de sacrifício ou a boa vontade de meia dúzia de amanuenses.
Mas este, é também um aviso ao dr pinto, daquilo que não deve acontecer na festa que vai engalanar o condonimio durante o estágio da selecção tuga.
Ponham os olhos neste vídeo do julgamento do Chicken e aprendam alguma coisa com quem sabe cativar os foliões:

Até já

O carpinteira revelou-se desde o inicio um espaço plural onde ninguém foi excluído, sendo hoje o blogue mais lido na Covilhã, e tendo adquirido uma assinalável expressão nacional. Mas interesses ideológicos irreconciliáveis na interpretação do processo Face Oculta, levaram os elementos que aqui botam escritura, a colocar um ponto final na continuidade do único espaço de reflexão e contra-poder no condomínio. Aproveitamos, no entanto, para publicitar um último apelo d'um GRUPO A FAVOR DE QUE VITOR CONSTÂNCIO GANHE O SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL

Até já.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Memória dos condicionamentos da liberdade no condominio

Qualquer exercicio comparativo entre estes dois cromos, revelaria por certo, uma pulsão autoritaria e arrogante; matérias em que, seguramente, não ficariam a dever nada um ao outro.

Mas quanto ao condicionamento da tão apregoada liberdade de expressão/imprensa, a coisa muda um pouco de figura, porque se num dos casos, existe claramente um rol de insinuações e processos de intenção; no outro, se quisermos aquilatar os tiques censórios do sô administrador do condomínio, basta recuarmos uns anitos e dar uma olhadela pelo livro sobre blogues proibidos onde consta a censura do blogue Chicken Charles.
Mas há mais: o dr pinto num acesso de fúria em plena sessão de câmara derrubou deliberadamente o microfone da jornalista Patrícia Figueiredo , actual jornalista da SIC, frente a uma turba acrítica de seguidores.
Perante esta realidade censória, não pode haver compreensão subjectiva dos factos. Mas sim, condicionamento ostensivo, asfixia, enfim, privação duma rádio informar livremente, chegando mesmo ao cumulo da Câmara da Covilhã recusar a presença da rádio da cidade num local público. Isto chama-se o quê estimado leitor?

O Sol brlhará de manhã e à tarde

Aqui vem o sol, aqui vem o sol e eu digo que
Está tudo bem Meu bem,
Foi um inverno solitário,
frio e longo Meu bem,
parece que faz anos desde que ele esteve aqui pela última vez
Lá vem o sol, lá vem o sol
e eu digo que está tudo bem

(a proposito, eu tenho dois exemplares de sexta que vendo pelo melhor preço)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sobre as outras escutas...

A luta continua

Continua a farsa hipócrita para a qual a direita, afecta ao PSD, que domina a comunicação social em Portugal consegue atrair a si, alguma esquerda desprevenida.
O que o sol tem publicado é um rol de acusações efabuladas, que promovem um clima de suspeição, insinuações, mas que não provam nada. O povo, esse, com sábia indiferença, manda a tanga às urtigas e diz nesta sondagem que a polemica nao belisca popularidade de socrates.
Aproveito já para dizer, como referi no gremio, que nada me liga ao PS, partido, no qual, nunca votei nem penso votar.
Sei que de pouco vale o que aqui escrevo, mas o suficiente para perturbar alguma basbacagem do condomínio, afecta ao PSD local, onde vegeta a ignorância e iliteracia funcional, a julgar pelos insultos na caixa de comentários. Infelizmente, apenas uma escassa minoria elabora e consome análises ou interpretações sobre os acontecimentos, e os consegue relacionar com outros. A turba de comentadores basbaques atinge dramáticos níveis de indigência na vontade patológica de acusar sem provas e confundir a hipótese com a tese. Alguns utilizam até o modus faciendi do Nazismo e com uma facilidade extraordinária convocam os fantasmas do salazarismo, como se o regime democrático não lhes assegurasse um nível de garantias e liberdades, incomparavelmente superior ao que existiu no Estado Novo.
Não dou para estes peditórios. Agora vou emalar a trouxa que estou de abalada para Sierra Nevada. Até já.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Senhor Presidente da Junta do Canhoso

Tem noção da importância do Brasão da Junta depois da demolição da ponte?


Branco mais branco não há

Eu não queria meter o Bento nisto, mas a aparência cool e a indumentaria branca, leva-me a crer que foi um dos 40 manifestantes a favor da liberdade de expressão, ontem no parlamento.
Uma coisa é certa, se um dia este gajo for alvo de um atentado, o Sócras está feito.

Eu gosto de bonecos de neve...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vestidos de branco contra o senhor engenheiro

Esta historieta de que sócrates tinha ou tem um plano de extermínio da liberdade de expressão, é mesmo conversa de sogra e uma tanga em que cada vez menos gente acredita. Não é difícil de aquilatar, como alguém já referiu, que esta manif não passa d’uma espécie de albergue espanhol onde tudo entra: a direita, a esquerda e os que esperam uma nova oportunidade, para voltarem novamente ao poder e repetirem o que já fizeram, igual ou pior que Sócrates. Depois da campanha miserável da TVI / SOL, a saga é agora mantida/ampliada por um grupo de betos vestidinhos de branco, como se fossem para uma tea party em Vilamoura. A reboque, segue alguma esquerda passadista, só para colar os cartazes e erguer as faixas com as palavras d’ordem. Uns e outros, movem-se pelo ódio venenoso que lhes espuma pelos cantos da boca, com um pio propósito e único sentimento: não gostam de Sócrates. Motivo mais que suficiente para revelarem, subitamente, zelosas preocupações tribais com a liberdade de expressão.Em suma, uma panaceia bovina em nome de um suposto jornalismo ameaçado, que tem sido o freak-show da banalidade. Como é evidente, nenhum destes gajos está interessado em defender liberdade alguma. Trata-se, simplesmente, duma coligação anti-sócrates. Senão vejamos: em nome do quê, é feita esta manifestação? De alguma coisa em concreto? Claro que não. Tudo não passa d’uma deriva ideológica, abstracta, que subjaz ao conceito de liberdade destes idiotas, vestidos de branco e imbuidos de uma missão meramente corporativa. O que eles querem é a direita serodia no poder e com o poder dos média(?), para nos impingirem as homilias rançosas dos pachecos pereiras, os gritos histérico repetitivos da manela moura guedes mais a proverbial boçalidade dos comentadores do apocalipse. E quem não for à bola com esta “liberdade de expressão”dos belmiros e balsemões está fodido, (deus me perdoe) e ainda lhe mandam os crespos, monizes e quejandos ladrar às canelas. Já os vimos a todos noutros carnavais e menos disfarçados.Não vão, pois, defender coisa nenhuma, ou melhor, nenhuma causa, como o direito ao ensino público ou à saúde dos tugas - o caralho! (deus me perdoe pela segunda vez) -, o que eles querem é a diminuição do envolvimento do estado social na sociedade portuguesa; isto é gente a quem só interessa o dinheiro e o poder económico com a monopolização e cartelização da comunicação social privada. Por isso, vão estar lá todos os do costume, com os apoiantes de santana, o tal da central de informações, ferreira leite, que até quis suspender a democracia e marques mendes, um basbaque que exigia aos directores da RTP, que lhe comunicassem o alinhamento dos telejornais.

Bom, a prosa já vai longa. Se virem por lá o crespo e as tias de Cascais mandem-lhe jinhos.

Ena pá! tantos duma só vez !

Já são quatro os capões do ppd psd para o mesmo galho, que não resistiram ao dever pátrio de fazer a vontade à canalha laranja. Mas há quem diga que o Rangel já andava a mijar aqui e ali nas concelhias e nas distritais. O caos vem já a seguir.

Isto agora para ficar compostinho, era o dr pinto apresentar, por estes dias, a sua candidatura à liderança do partido no hotel turismo. Assim é que era.

...Ou como se branqueia a lei da paridade

Pedro Farromba, quem é? Pergunta o Gremio e bem. Nós acrescentamos: quem o elegeu para o cargo?

Bem diz o povo que "quem mente uma vez, mente um cento"... Numa sucessão de desmentidos o dr. Farromba sempre sobe a vereador, ultrapassando as decorativas "madames" paritárias do PSD. Mas Fiadeiro pode voltar... e Farromba vai manter-se "ligado" ao Parkurbis..., assegura a RCB. Será este novel vereador, ainda não-reformado, o tão esperado e impoluto delfim?
via gremio

Um joguito de treino...

Em ritmo de jogo treino e sem seis habituais titulares, Jorge Jesus fez o possível para facilitar a vida ao Sporting e levá-lo à final. Mas mesmo assim, o Glorioso reduziu a zero o futebol dos leões. Por momentos, cheguei a temer o pior e veio-me à memória o Bayern de Munique.
Na verdade, o Sporting pratica um futebol ao nível da liga Vitalis, com o agravo dos seus jogadores e dirigentes passarem o tempo numa orgia vernácula contra os árbitros. Atitudes que, obviamente, envergonham a historia dum clube com origem aristocrática. Mas não queria terminar este breve apontamento, sem antes constatar com agrado, que o João Pereira continua um grande benfiquista. Ehehehehehehehee!
Tomem lá mais uns sais de frutos

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ainda há quem preserve memórias

Destaco um bom exemplo do Museu de Lanifícios da UBI que consta da recolha de documentação duma fabrica de Manteigas, que abrange as duas primeiras décadas do século XX e onde se incluem livros com 24 mil amostras têxteis que remontam a 1903. Existem padrões de tecidos com mais de 100 anos, sendo este acervo um importante contributo e uma fonte para a história dos lanifícios.
Interrogo-me, quanto deste património teria sido delapidado, se estivesse ao cuidado da REFER ou da CMC, que não tem qualquer pejo em destruir uma ponte ferroviária dos finais do século XIX. Atentado ao patrimonio, apenas concebivel numa cidade pejada de basbaques e pacóvios, que facilmente trocam a sua memoria historica por uma "modernidade" balofa.

Defender a liberdade por aqui

A propósito de uma petição com manifestação associada, cabe-me dizer aqui, que não dou para peditórios de pequenos e patéticos ajuntamentos da direita troglodita/ reaccionária e d’uma certa camada que sobreviveu nos estratos geológicos mais profundos da esquerda jurássica. Faz-me até alguma confusão, ver toda esta trupe misturada de neocons em coro ululante a bramar contra o Estado totalitário e atentatório das liberdades. Mais uma vez juntos, como na aprovação do regabofe da Madeira; agora no costumeiro truque de folclore mediático do género: “a liberdade de expressão está em causa.”
Mas é preciso não esquecer que, enquanto a tuga pátria exala persistente fedor a decomposição, no condomínio covilhaneinse, o marasmo continua sistémico e reconfortante, e pasto fértil para certos fenómenos relacionados com a cultura censória. Não careço pois de assinar petições ou de me deslocar tão longe. Eu defendo a liberdade por aqui.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Não se fazia

Augusto Santos Silva o ministro do malhanço, veio ao condomínio não para "malhar" na inteligência dos basbaques, mas para falar de calhandrices. O sô ministro visitou um exercício da Força Aerea no aeródromo, e não ligou puto ao dr pinto, que ficou a ver passar os aviões muito triste. Tadinho. “É uma falta de respeito institucional”, lamentou o dr pinto, e nós corroboramos.
Não se fazia, não senhor.

Um bom exemplo a seguir pela CMC

Espantalhos mailindos!

O esplendor kitsch do carnaval da neve 5 estrelas ou a manifesta falta de gosto dos foliões. Não lembrava a ninguém, abandonar bonecos grotescos em seis rotundas do condomínio, na condição residual do espantalho para afastar pardais e demais passarada. Um must.
Muitos dirão que gostos não se discutem. Não é bem assim: pois se existe algo que pode e deve ser discutido são precisamente os gostos, principalmente, quando estes modelos estéticos, quais monos ridiculos usurpam o espaço público.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A independência é que era...

Esta treta da alteração da Lei das Finanças Regionais, gerou mais encontros parlamentares do que reuniões da Tupperware. Mas o que a mim me espantou mais, no meio deste forrobodó que é a governação da Madeira, foi o assentimento e condescendência do BE e do PCP com o festim de dinheiro mal gasto, à tripa forra, num sitio que desde há muito deixou de se comportar como uma região autónoma à luz da Constituição da República.

Não se arranja por aí um referendo para que os gajos se
amanhem com as suas bananas e respectivo soba?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Agora sim vai haver turismo de qualidade

Associação de promoção turística criada na Covilhã.
Fundadores em nome individual dr Artur Costa Pais (Turistrela), dr Lino Torgal (Clube Nacional de Montanhismo) e dr Pedro Farromba (Federação de Desportos de Inverno), para além do sô Pinto, é claro.
E ainda os associados fundadores o dr Silva, vereador na Câmara e adjunto do presidente; e o dr David Fontes Neves.

Tudo gente com grande empenho na serra, a começar pelo representante da Turistrela. Empresa que maior contributo tem dado para o turismo de neve no condominio da Estrela. É um fartote.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

...e não se podia mudar o presideinte...?!

Embora não seja habitual escrever sobre futebol neste blogue, não devo ficar indiferente a um clube do coração como o Sporting da Covilhã, financiado pelo erário indígena/basbaque, que ainda por cima tem os salários dos jogadores em dia - caso raro no futebol tuga -, mas prestes a descer de divisão. Não venho com o intento de me pronunciar sobre pormenores técnico/tácticos de que não percebo um corno, pois só tiro partido da bola com aquela pontinha de treinador de sofá que existe em todos nós. Enfim, pecadilhos quem os não tem.
Interrogo-me, isso sim, sobre a qualidade das exibições do SCC quando o jogo é transmitido na Sportv, mas às quais não consegue dar continuidade, chegando mesmo a meter dó nos restantes jogos. A equipa, apesar das últimas contratações, continua apenas com um ou dois jogadores capazes de fazer três passes seguidos sem entregar a bola ao adversário. Estranho também, que a meio da época já tenha havido três mudanças de treinador, perpetradas pelo mesmo do costume: o presideinte do clube que, certamente, por incapacidade ou falta de visão estratégica, ainda acredita na providência divina; ao que se acrescenta um rol de problemas de indisciplina mal resolvidos. O resultado está bem à vista: os treinadores não vieram acrescentar nada e os novos reforços também não, continuando o clube à beira da descida de divisão e a espalhar mediocridade pelos relvados da liga Vitalis, onde o futebol, ao que parece, ainda se joga nas 4 linhas e não em túneis mal frequentados.
Não estaria na altura, então, de mudar de presideinte, um tal dr Mendes?

Ó entrudo chocalheiro!

Vinha para discorrer sobre a concentração de testosterona no sangue e o poder químico da ovulação, mas a verve fugiu-me para a celebração do Entrudo no condomínio, que é como quem diz, para a versão de Inverno do Covilhã em festa
Na verdade, nunca percebi muito bem o que vinham fazer tantos foliões à Covilhã, quando a cidade nada tinha para lhes oferecer nesta época festiva. Mas este ano, a julgar pelo aparato, prevê-se festança de arromba com duração de sete dias, a fazer lembrar os rituais da antiga Grécia, realizados em honra dos deuses. Formidável.
Após leitura aturada do Pugrama das festas, chamou-me a atenção a participação do inefável Quim Barreiros, o jantar dos encalhados?! e o concurso de rotundas; quais elementos distintivos de cariz bem popular da cultura covilhaneinse. Ou seja, para os menos dotados na arte da mentira, o simulacro é a via possível. Antes assim, pois são nutrientes como estes, a escorrer pelas paredes do condomínio, que enchem a alma de qualquer basbaque que se preze. Sendo certo que estamos perante, mais uma ideia genial do professor cavaco, conhecido no mainstream por maestro cherovia (com o devido respeito), pois conseguiu duma penada, retomar a festa pagã e adorná-la num festim chocalheiro e na construção de bonecos nas seis rotundas do condomínio. Não há dúvida que o maestro tem dado um contributo inestimável para a antropologia basbaque covilhaneinse. Ele reinventa momentos que fazem qualquer indígena fugir do tédio com um simples chocalho na mão e sentir-se ligado ao seu passado remoto, em plena união com naturezas místicas inteligíveis como a pastinaca sativa, (cherovia para os leigos) ou um simples boneco de neve.
Chapeaux

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

AS NOSSAS PONTES







Estágios

Três meses passaram desde o festim eleitoral, sem que nada de relevante tenha acontecido pelo condomínio covilhaneinse. Mas, eis que num clique de inteligência oxigenada, fiat lux: a selecção tuga, apesar dos infundados receios do sô pinto, vem estagiar na Covilhã, para gáudio da basbacagem e dos donos de alguns hotéis. Maibom !

Os imperadores romanos também não deixavam a plebe bocejar nem de fome nem de aborrecimento; panis et circences, porque é disto que o meu povo gosta.

10 anos online

A propósito dos 10 anos de vida do urbi et orbi, António fidalgo escreve isto:


Pois. Como o compreendemos professor Fidalgo. Ou não tivessemos sido nós, aqui no carpinteira, a preencher esses espaços vazios do laboratório a que alude na sua crónica.
Vida longa pró urbi

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Foi você que pediu um crespo?!

A treta é simples: o senhor engenheiro almoçou com os ministros, no intuito de silenciar um jornalista chamado crespo, costumeiro em rábulas opinativas. Os ministros e o senhor engenheiro falaram alto, muito alto para toda a gente os ouvir no restaurante. Tão alto, tão alto, que a conversa acabou por ser ouvida por outrém que a contou ao crespo. O Crespo, por sua vez, diz ter o registo comprovativo da conversa, Qual registo? Foi gravada a conversa no restaurante? Como pode crespo fazer crer em coisas plausíveis com provas fantasma? Trata-se, obviamente, de um não-facto, de uma mera suposição, que o crespo aproveitou para publicar numa instituição de debate e reflexão política ligada ao PSD.
Desde há muito que este ersatz, pulula no éter da “comunicação social” num estilo com fel qb contra o senhor engenheiro, e está no seu direito. Mas esta arenga que se passou na mesa dum restaurante, certamente cool, com tão distintos comensais em algazarra durante uma refeição, elevando a voz quando se referiam ao jornalista da SIC, é de levar às lágrimas e tem o seu quê de patetico/cómico.
Só pode ser uma anedota para lhe promover o livro que está para sair. Vale o que vale.

Demolir porquê ?


Retomamos o tema da demolição da ponte ferroviária do Corges, construída no século XIX, que a REFER tem em lista de espera para o abate. Um escândalo com hora marcada e com a conivência da sociedade civil covilhaneinse, pejada de basbaques, que se estão nas tintas para o que resta da seu património histórico. Atavismo que não surpreende, depois de anos a fio, assistirem impávidos ao saque e delapidação da sua memória colectiva.
Adicione-se ainda, alguma imprensa regional, pactuante com a deriva e o afã destrutivo dos amanuenses camarários, mais uma oposição que tem vindo a assobiar para o lado com um melancólico encolher de ombros. Em suma: o que resta da memória histórica da Covilhã está entregue à bicharada. Mas se outros calam, falemos nós.
No meio desta tragédia, sobra a blogosfera e redes sociais para mostrar a indignação e por cobro aos dislates da REFER / CMC.
Salvemos pois a ponte ferroviária do Corges, património de todos.