sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nós já pendurámos o Estandarte. E tu?

Depois do intento para trazer os Black Eyed Peas durante o estágio da seleção tuga, a CMC tem agora um novo “feeling”. O carpinteira sabe que a Administração, está a desenvolver contactos com a Santa Sé, e a preparar um helicóptero para que Bento XVI dê um saltito à Covilhã, depois de celebrar a Missa no Terreiro do Paço. De maneira que, sugerimos aos condóminos covilhaneinses, que comecem já a colocar nas respectivas janelas e varandas, o estandarte oficial para acolher Sua Santidade

Autor do blogue Portugal dos Pequeninos ataca UBI e "honoris" de Guterres:

HONORIS POIA
"O lesma Guterres vai receber um doutoramento honoris causa na "universidade" da Beira Interior que deve ter sido coisa inventada por ele e pelo inexistente Gago. Assiste esse emérito ex-aluno universitário que dá pelo nome de José Sócrates. Tais coisas, honoris causa, até a ratos podem ser atribuídos porque não alteram o curso da natureza. Porém, os que lho vão dar, farão a menor ideia do que representou, para o país que o pariu, o exercício da criatura enquanto chefe de governo, descontando o brilhantismo de mona que nem a ele, por cá, de alguma coisa serviu?"
Portugal dos pequeninos

Uma cherovia pra ti e uma pastinaca pra mim

Já o aqui dissemos por outras ocasiões: existe, de facto um ascendente moral sobre a pastinaca, (cherovia prá plebe) como criação intelectual do Maestro Cavaco. O tubérculo é insignificante sobre o ponto de vista gastronómico, mas já provocou um conflito interno, que levou à certificação de duas confrarias no condomínio com o mesmo nome, sendo que uma delas, tem adicionado o viscoso pastel de molho.

Enfim, em tempo de recolhimento e reflexão da basbacagem, assistimos a uma disputa, aparentemente fútil, mas que faz todo sentido, numa cidade onde a imbecilidade é contagiante, ou não tivesse por prato típico domingueiro, o oleoso Arroz à Valenciana. Não me perguntem porquê.
Bom, mas o que interessa agora, é levar por diante a promoção dos nossos produtos pra aumentar o rating do Carpinteira. Por isso, vamos continuar a insistir na certificação da Confraria do galho, e da sua congenere: a Confraria do lubrificante anal.

Só o resultado conta


Existe no futebol uma lógica que assenta na alternância de vitórias e derrotas, pode até haver a intervenção aleatória da sorte e do azar, mas só o resultado conta. Não há vitórias morais, passe o cliché.
Mourinho e o seu INTER na geometria do Camp Nou, mandaram a estética às malvas e deram uma lição de como se deve defender um jogo para alcançar uma final. Só isso conta no Futebol. Podem vir os comentadores e os sociólogos da Bola defender a ritualização de movimentos, os gestos técnicos, ou as obras d’arte de Messi; conversa fiada, pois neste jogo, o pragmatismo sobrepunha-se a qualquer cena teatral ou visão romântica. Mourinho conviveu, indiferente, com as emoções e hostilidade dos catalães mais o seu futebol avassalador. Mas, sobretudo, percebeu que a exigência de uma meia-final da champions não incide no pormenor técnico; não está na jogada bem delineada. Ela gravitava apenas numa possibilidade: passar a eliminatória para atingir a FINAL em Madrid. O futebol, como catarse, visa, esse fim ultimo: a vitória como ritual de passagem ao momento seguinte. O resultado entre o Barça e o Inter pode ser sempre contestado pelos estetas da bola, mas só ele conta. Só ele funciona como símbolo de um poder, à imagem de um destino implacável que conduz à glória.
Amen, Mourinho.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tomem lá que é pra aprenderem

Hoje vinha no intento de escrever sobre Chickens e a importãncia dos partos subaquáticos, mas não tenho teimpo, fica pra outra ocasião.

Vamos ao que interessa:
Em Setembro de 2009, um raminho de clínicos figurões do hospital da Guarda, cuidou de elaborar (conforme aqui demos nota) um inusitado abaixo-assinado ao senhor engenheiro, para aferirem do encerramento das maternidades na beira interior. Interrogámo-nos na altura, se o dislate dos dótores fazia parte da defesa intransigente do posto de trabalho ou se seria um laivo de estupidez. Nem uma coisa nem outra. O objectivo era apenas um: aconselhar a tutela a encerrar a maternidade na Covilhã, como consta no documento enviado em nome dos signatários, justificando a medida com uma resma infindável de disparates. Mas o delirio não haveria de ficar por aqui, pois os senhores dôtores da Guarda, mostravam também a sua indisponibilidade para acolherem naquela unidade de saúde, os alunos da faculdade de medicina da UBI. Tiveram azar e o que mereciam. Foram multados por terem utilizado abusivamente o papel timbrado do hospital. Tomem lá que é pra aprenderem.

Há um eterno e incompreensível complexo de inferioridade na cidade-mais-alta, relativamente à Cidade Neve, que pode ser lido nas recentes declarações do Governador Civil, ao afirmar, sem se rir, que a " Guarda não aceita ser tratada com menoridade em relação à Covilhã".
Lá iremos num próximo post.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nomeações..calma ai!!! caso a caso...

Não lembraria ao diabo, esta dúvida quanto ao rigor e cumprimento da lei relativamente às nomeações sem concurso público.

Não perceber ou não querer perceber, as explicações de Medelino, quanto á falta de tempo e de técnicos para fazer cumprir a lei, só pode ser uma brincadeira de mau gosto!!

Sim, porque quem cumpre a lei neste País só mesmo por distracção ou parolice.

Todos sabemos que no estafado oportunismo e rigor dos dirigentes e funcionários públicos, uma simples justificação do cidadão dizendo que não teve tempo ou não tem disponível um técnico, basta, para ver aprovado um projecto de obras ou a anulação do pagamento de uma liquidação oficiosa das finanças etc.

Ligações partidárias? Outra brincadeira.

Veja-se o caso do IEFP centro:

O dr. Victor Pereira foi objectivamente nomeado pelo saber e competências demonstradas nas áreas do emprego e formação profissional, às quais se juntou o prestimoso e humilde serviço á nação.

Pelo mesmo princípio da razão, foi nomeada a dra. Celeste Cardona para a CGD, num governo do PSD/CDS.


A pérola e o esgoto do sô presideinte

Diz o sô presideinte da câmara que esta obra [multiusos da coutada], simboliza uma das principais conquistas da revolução de Abril que foi a do poder local democrático (…) e que a solução arquitectónica é uma verdadeira pérola ". Dixit.

É capaz. Longe de mim - quem sou eu - para pôr em causa tamanho discernimento politico e aprumo estético do sô presideinte. Lamento é que o concelho da Covilhã, 35 anos depois do 25 de Abril, não tenha ainda completado o ciclo de infraestruturas básicas e deixe correr a céu aberto o esgoto que se vê na imagem. Uma vergonha sô presideinte. Continuamos a rir com alguma dificuldade.


Afundanço

Embora não seja versado em assuntos económicos, não me será muito dificil adivinhar o que resultará da reunião entre o senhor engenheiro e o líder do Psd, a propósito do “ataque especulativo” e do abaixamento do rating pátrio.
E que medidas de emergencia poderão ser viabilizadas ?
Extinguir as dezenas de institutos, fundações, observatórios , comissões varias, governos civis, empresas municipais, tão inuteis quanto gastadoras ? Ou revogar as grandes reformas, mordomias, concessões, nomeações de clientelas?
Não. Claro que não. Por certo estarão já a ser forjadas medidas para atacar o Estado social e pedir sacrifícios aos mesmos de sempre: pensionistas, reformados, desempregados e aos que vivem com salários mais baixos. É o costume.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Adiado por um dia o início do estágio tuga

O programa da selecção tuga foi alterado pela terceira vez. Agora, diz Carlos Queiroz, a concentração dos jogadores está marcada para o dia 14 de Maio. Começam bem.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Era da Covilhã sim senhor...

Vai ser lançado um livro, cujo autor deve fugir da inteligência como a gordura do Fairy. Assegura o estudioso, num exercicio meramente académico, se não mesmo abusivo, que “Viriato não nasceu nos Montes Hermínios (Covilhã) nem era um humilde pastor. Na verdade, [diz ele] vivia bem mais para sul, entre os actuais Alentejo, Extremadura espanhola e Andaluzia. "
Uma porra é que vivia! - Digo eu.
Aproveito, mais uma vez esta historieta de mau gosto, para repor no devido lugar o nosso grande chefe luso.

Ora, os lusitanos, quer dizer, os covilhaneinses que na altura pastoreavam p’la encosta virada a sul, martirizaram, durante uns quantos anos o Senado romano, sobre a égide de um grande líder, um cromo chamado Viriato, dotado de todas as virtudes humanas que qualquer covilhaneinse de gema deve possuir: inteligência, humanismo e um nível cultural semelhante ao de qualquer Administrador de condominio, que lhe permita avaliar as ténues diferenças entre um galo de capoeira e um frango do campo.Viriato era pastor, sim senhor e guardava cabras; nasceu na Serra da Estrela, mais exactamente nos Montes Herminios, aos 700 metros d'altitude, o que acrescenta a tese da sua naturalidade ficar associada, inequivocamente, à Covilhã; sendo esta, o verdadeiro berço da proto nacionalidade, que é com quem diz da pátria Tuga. Alguns séculos mais tarde haveria de surgir um gajo que andou por aí a bater na mãe e a conquistar montes insignificantes com 150 metros d’altitude; criando-se em torno dele um pseudo mito da nacionalidade, mas que não passou disso mesmo: uma fraude este Afonso Henriques.
Não quero alongar-me muito em factos ou vestigios, que provem a naturalidade do nosso pastor, mas ainda hoje são visíveis marcas da presença do chefe luso, por terras da Estrela; a mais recente descoberta situa-se na Pedra do Urso e junto ao Sanatório, onde podem ser observados vestígios fósseis da sua placa dentária, resultado das inúmeras investidas contra a legião romana que insistia em ficar com os melhores calhaus da região. Foram também detectados, resíduos de fezes do pastor Viriato e das suas tropas, que tinham o estranho hábito de sodomizar em série os soldados romanos feitos prisioneiros. Era um ritual para celebrar as vitórias sobre as tropas de Cipião - uma mania como outra qualquer, a que Igreja católica/apostólica/Romana haveria de dar seguimento, se bem que, com gente uma bocadito mais baixa...
(...) Era da Covilhã sim senhor.

domingo, 25 de abril de 2010

É disto que o povo gosta, mas será disto que a Covilhã precisa?

Quando se discute a demolição dos estádios do Euro2004 por falta de uso, só mesmo o dr. Pinto para conseguir justificar as obras de ampliação do campo da bola da Covilhã: "Uma das principais alterações é o aumento da capacidade, dos actuais 4 mil lugares para 12 mil lugares". Além das novas bancadas, que servirão para dois jogos e passados 15 dias ficam às moscas, Carlos Pinto oferece um jantar com produtos regionais (pastinaca?) aos cerca de 300 jornalistas acreditados pela Federação Portuguesa de Futebol e paga os cachets ao Projecto Amália, aos Xutos e Pontapés, etc.. É isto que o "povo" quer. Será disto que a Covilhã precisa? Gremio

Abril sempre

Enquanto alguns reduzem a data ao foguetorio do costume, cantemos nós:

A festança com a seleção tuga

Enquanto o condominio apresenta uma divida de 95 milhoes, alguma piolhada informativa anda num frenesim acéfalo com a vinda da seleção tuga. Outros, levados pelo deslumbre da circunstância, proferem laudas ao evento e à CMC; como é o caso deste destacado membro do PS local, que não tem dúvidas em afirmar no seu blogue:

"É, do meu ponto de vista, o acontecimento mais importante desde a instalação da Faculdade de Medicina, na perspectiva da repercussão externa da Covilhã, do incremento da sua notoriedade e da possibilidade de atrair sinergias e mais-valias para a cidade e Concelho.
Merece, pois, elogio a CMC. Assim saiba extrair todas as virtualidades de tal acontecimento."


E o estimado leitor, o que tem a dizer sobre isto?

Falências e falta de estratégia regional

Esta peça da RTP mostra à saciedade como a estratégia de criação de emprego na região deve ser repensada. Mas é também a constatação de que os parques tecnológicos (condomínios high tech) como o Parkurbis, tem-se revelado inúteis na regeneração do tecido empresarial da região. Dizem que o pior estará ainda para chegar.

sábado, 24 de abril de 2010

140

Dei comigo a pensar que o sô presideinte, mito fugaz, recostado no limbo da politica periférica e irrelevante, tenha o pio propósito de transfigurar o 140º aniversário do condominio numa espécie de Despedida do pintismo estrutural. Mas isto sou eu a pensar! Tenho cá para mim que tanta azafama com o 140º , há-de revelar se inútil para um qualquer rendez-vous que se preze, mas prontos. De resto, como já aqui escrevi, o sô presideinte terá sempre reservado para si, o Espaço das Idades ou a matiné dançante com Chá & Biscoitos. Permanecerá, enfim, entretido na sua Farmeville do aeródromo, d'onde poderá contemplar a OBRA em chinelos de quarto.
(…) --------------------
Em jeito de switchback, regresso a Outubro de 2000, e se bem me lembro, as Comemorações do 130º Aniversário da Covilhã, resumiram-se ao costumeiro cerimonial nos Paços do Concelho com o eloquente discurso do sô presideinte Pinto, que num gesto de confiança até atribuiu as chaves da Cidade ao seu amigalhaço, o probo Isaltino Morais. Pois atão. Foi assim no 130º Aniversário, perante a mansidão dos condóminos, que assistiram às sempre excitantes homenagens a personalidades do condomínio - uns vivos outros nem por isso -, e a mais umas quantas leituras/assinaturas de Acordos de Geminação com Oeiras e outra cidade francesa que não recordo o nome. Pouco mais. Digamos que foi simplória a comemoração sem perder o peculiar smell provinciano.
(…) ----------------------.
Dez anos depois, o 140º está a ser preparado como se se tratasse da comemoração do centenário da Res Publicae.
Dir-me-ão, à laia de La Palice, que 140 anos, sempre são mais dez do que 130. Está bem. Mas deixem lá ver se consigo entender o busilis: que diferença substancial haverá entre o culminar de uma década (2000 – 130º aniversário) e ( 2010 - 140º aniversário) para que este último, mereça tão nobre e extravagante distinção com direito a comissão de notáveis e tudo? Hum!
Devo ser eu que estou a ver mal a cousa.
Continuarei a observar com ternura e sem suspeição tão curioso anacronismo.

E tu, leitor atento, o que pensas do 140º aniversáro com esta alucinante prebenda e festividade?

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vamos salvar Sortelha

Nós no Carpinteira não conseguimos salvar a Ponte do Corge. Juntamos agora a nossa voz ao movimento internacional para salvar Sortelha das 17 inestéticas eólicas que ali querem plantar. Assina tu também a petição online

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FMs

Discorre o dr Canavilhas no urbi et orbi sobre o Projecto de Lei que visa actualizar a Lei da Rádio e um possível eclipse das mesmas. Num tom assertivo, sublinha a certa altura que, algumas rádios limitam-se a repetir os mesmos conteúdos nos três serviços informativos, sendo que alguns trabalhos são meras transcrições de notícias publicadas nos jornais. É verdade. Tal qual alguns jornais online, que reproduzem ipsis verbis, os conteúdos do formato em papel. Digo eu.
Acrescento ainda que, em particular as rádios locais, não se limitam a funcionar apenas como intermediários desinteressados entre o público que as ouve e determinados poderes políticos. Pelo contrário, algumas rádios domésticas, tem a benção dos padrinhos autárquicos. Sendo esta, uma das formas pela qual o poder politico as utiliza, como é o caso da RCC, que quase já ninguém ouve, mas que ainda é um instrumento ideologico de divulgação e propaganda da CMC. De modo que, se a RCC desaparecer, não vai fazer grande falta e ninguém dará por nada.

Notas para rir de um amanuense

Vem o amanuense Pedro Silva - numa nota que o máfia (blogue alinhado) reproduz - , transferir o ónus da promoção do emprego no concelho para o ex servidor pereira, recentemente nomeado na função de Subdelegado Regional do Centro do IEFP.
É só rir.
Bom, em primeiro lugar, o sô silva, aspirante a alcaide do condomínio, para alem de escrever mal, não consegue alinhavar uma única ideia seguida. Mas o que é extraordinário na verve desta luminária, é a facilidade com que dá azo ao génio do vazio para se descartar da responsabilidade que sempre teve e ainda tem nesta matéria, enquanto vereador da CMC.
O que vale ao condomínio são as abébias desta espécie de Génios da agitprop camarária, que de vez em quando dão umas notas de humor que, não passando de fait divers, tem a provavel uilidade de fecundar a trupe do arroz de pato, prestimosa e servil. Ehehehehheh!
Sem mais delongas, e agora num registo sério, pergunto ao sô Silva: onde param os empregos resultantes das abundantes promessas regeneradoras do tecido empresarial covilhaneinse ?

Um treinador que nunca se irrita...

...e com bom perder! A lagartagem mete-se em cada uma!... Eehehehehh!

terça-feira, 20 de abril de 2010

141 ideias para elevar a Covilhã

Qual museu da cor qual quê!

Surripiei este slide ao manufacturas porque achei uma ideia penetrante para a Covilha. Penso que vem um pouco na onda museologica que o sõ pinto pretende introduzir na pasmaceira cultural que é o condominio covilhaneinse. Sabemos que os amanuenses da CMC nos leem com atenção e por vezes até acolhem propostas do carpinteira como esta e esta. De maneira que, achamos por bem adicionar às 140 ideias de elevação do condominio, mais esta aqui por baixo, que não é de desprezar, de todo: o museu do sexo ou do pénis ou do que lhe queiram chamar. Pensem bem porque era sucesso garantido.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Divida 5 estrelas

O ex humilde servidor Pereira, afinal, continua atento e descobriu uma divida de 95 milhões de euros na câmara da Covilhã em 2009; a dívida mais elevada de sempre.
Claro que o ónus de rebater os números e as contrariedades da Administração, o sô pinto já remeteu para a Assembleia Municipal.

Não será, pois, difícil de adivinhar as bastas acrobacias numerárias, que os escrivães da Administração, quais cultores da ciência contabilística, vão lavrar em defesa do calote.
já em Abril do ano transacto o contabilista Barretes, esse génio de mercearia, assegurava que “a divida total do município da Covilhã, num quadro de liquidação sem investimento significativo simultâneo ficaria liquidada em três anos”. Pois claro.
Ou seja; com um pouco de sorte, boa vontade e esforço qb, qualquer incauto será levado a concluir que a CMC não deve nada a ninguém. A CMC teve sempre uma gestão positiva e exemplar. Só ficamos preocupados com a derrocada de “inocência” que os espera, a eles, e ao condomínio.

Morrer ao abandono

A noticia de uma idosa, que morreu carbonizada na sua própria casa deixa-me perplexa. Mas é sobretudo motivo de reflexão, porque a solidão apesar do propalado envelhecimento activo e não-marginalizado, existe, mesmo em cidades pequenas como a Covilhã, em que os nossos velhos estão sujeitos à perca de dignidade, tristeza e dependência. Uma cidade do interior onde, aparentemente o corte nas relações sociais parece existir em menor numero do que nos grandes centros urbanos, mas onde viver sozinho também pode matar. Não tenho mais palavras para este caso trágico de abandono.Como é possível que esta mulher praticamente sem autonomia e sem referências afectivas pudesse viver entregue a si própria?

Nem sei o que diga.

Ó Abreu !...

Em vez de tentar adivinhar os dislates ortográficos, extinga o cardápio gastronómico do cartaz, e diga lá o estimado leitor, se não dava um bom slogan de campanha prós putativos candidatos do PSD à Camara da Covilhã: os dois Abreus

Dominador

As camisolas são vermelhas, mas os dois jogadores não são do Benfica nem do Braga.
Trata-se apenas d’um kiss arrebatador de Gary Neville a Paul Scholes, após, este , ter marcado o golo da vitória do Manchester United por 1 a 0 sobre o Manchester City.
Hum! Não havia necessidade

sábado, 17 de abril de 2010

Os detestáveis anuncios Meo

Continuo a estranhar que não haja por aí ninguém contra essa galeria de horrores publicitários, que são os desesperantes anúncios Meo.

É entediante ter de levar à hora certa com a idiotice dos Gato Fedorento; espécie de vacas sagradas do humor tuga. Comediantes gastos e sem graça com spots execráveis, aos quais adicionam uma mistura de graçolas pífias, gags falhados e repetidos até à náusea.
E não se podia criar um movimento contra esta tanga de spots? Nascem tantas causas/petições no facebook e até públicas conspirações contra a TOLERÂNCIA DE PONTO no 13 de Maio e a laicidade insultada. Eu por mim, chateiam-me mais estes repetitivos/nojentos anúncios do Meo.

A tia do Louçã é manso?

"manso é a tua tia pá! - responde o senhor engenheiro a Louçã. Trata-se, obviamente, duma construção frásica agramatical, devido à falta de concordância quanto ao género.

Socrates devia ter respondido: "manso é o teu tio pá!. Mas prontos. Aguardemos pela reação da tia de Louçã.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dos elefantes brancos

Já aqui escrevemos por outras ocasiões, que os espaços de lazer construídos recentemente no condomínio, deviam comportar um papel estruturador/unificador, sem ficarem subjugados a critérios abstractos e descontextualizados como são os tristes exemplos do parque Goldra e a ponte da Carpinteira; autênticos elefantes brancos que apenas valorizam e concentram atenções no vazio.

A este propósito, como bem refere ljma no cantaro zangado , esperemos que o futuro parque de esqui urbano [Covilhã], aprenda com a lição da pista de Manteigas, até porque os protagonistas (Turistrela) são os mesmos. É que há a possibilidade de a história se repetir, de chegarmos um dia, cá na Covilhã, a comentar que "Quando foi construído, pretendia-se que o equipamento viesse complementar o reforço económico do concelho. As coisas não correram bem, o complexo está um pouco degradado e o contrato não foi devidamente cumprido. Neste momento está a resolver-se no sentido de dinamizar aquele espaço, credibilizá-lo, promovê-lo e dar-lhe melhor funcionalidade."
A lição do Sameiro foi dada a todos. É agora preciso estudá-la, para evitar cair nos mesmos erros.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Esclarecimento de Alzira Serrasqueiro

"Tentei responder mais cedo, mas de facto foi-me impossivel; mas vamos ao que interessa:Antes de mais havera outros temas, como o dos subsidios atribuidos em 2009 pelo governo civil, a que voltarei quando puder, mas parece-me melhor por hoje concentrar a conversa apenas na questao das maternidades. 1- Ao contrario do que parece ter transparecido nao defendi o encerramento de nenhuma maternidade no Distrito de Castelo Branco, nem a da Covilha nem a de Castelo Branco. 2-Numa entrevista na RCB em que fui convidada como Governadora Civil do Distrito para fazer o balanço do anterior ano, é-me feita uma pergunta sobre a questao do hipotetico encerramento de uma maternidade no nosso Distrito, ao que comecei por afirmar que estando ali como Governadora Civil de um Distrito, nao tomaria qualquer posição sobre essa questao, dado que, desde o início, a questao do funcionamento das maternidades foi colocado pelo Grupo de Missão nomeado pelo Ministerio da Saude, englobando para uma mesma solução as maternidades da Guarda, Covilhã e Castelo Branco. Ora sendo eu Gov. civil do Distrito de Castelo Branco nao me cabe nem devo falar sobre questões de outro Distrito ( Guarda). Nao estava na radio a falar a titulo pessoal, pelo que nao podia tratar uma questao destas como uma mera opinadora... Deixei isso bem claro. 3-Não defendi o encerramento de nenhuma maternidade, nem a de Castelo Branco nem a da Covilhã.4-Mais, acrescentei que o Ministerio da Saude pediu que as unidades de Saude se envolvessem na discussao tecnico-cientifica desta questao, como para outras especialidades em que podem ser complementares umas das outras, uma vez que os recursos humanos e técnicos nao sao infinitos, e que apresentem uma proposta para decisao politica do Ministério.5- E é a este proposito que defendi (consciente que lançaria polemica, mas acho que temos que acordar do marasmo) que temos de tomar consciencia que provavelmente temos de nos entender rapidamente, e definir que saude queremos para as nossas gravidas e para os seus filhos quando nascem, e que nao devemos continuar com a cabeça enterrada na areia, à espera, quiça, que a tempestade passe... 6- Claro que nao podemos ignorar que a nossa populaçao nao esta a crescer, que ha poucos recursos humanos nesta e noutras especialidades, mas talvez o encerramento nao seja uma inevitabilidade; por isso ha especialistas e tecnicos que deverao procurar caminhos e soluções para esta grave questao. É isto, ou continuarmos todos a fingir que ja há mulheres do distrito que vao ter os seus filhos a Viseu, a Portalegre, a Coimbra,etc? Defendi e defendo que a questao deve ser feita a nivel tecnico e cientifico e a decisao tera naturalmente que ser politica; Daqui a ser-se afirmado que defendi o encerramento da maternidade da Covilha.... ou a de Castelo Branco... vai larga distancia. Relembro apenas que aqui há uns anos atras fui a única titular de Órgao Público da Administração Publica a defender (publicamente) que a Faculdade de Medicina deveria ficar na Covilhã... ainda hoje sou atacada por isso na zona Sul do Distrito que devem achar que sou uma "terrivel" bairrista da Covilhã... agora parece que ha um fenomeno contrario. Não costumo ter medo de assumir publicamente as minhas opiniões, mas neste caso como disse logo no inicio não o posso nem devo fazer, embora tenha naturalmente opinião; mas não assumo questões que digam respeito a outros distritos em igualdade de condições com o nosso. Ja agora, sou do concelho de Oleiros, o que muito me orgulha, pelo que nao tenho opçoes bairristicas entre Covilha e Castelo Branco; são duas bonitas cidades."

Alzira Serrasqueiro responde no facebook.



A propósito do encerramento da maternidade Alzira Serrasqueiro, responde no facebook .

Arcaicos nao serao aqueles que se negam a ver a realidade, o avanço da qualidade em saude, a defesa dos direitos à saude dos cidadaos? Sera que quer regressar aos partos em casa e à subida da taxa de mortalidade infantil? Já agora que raio de peculariedade tenho que nao seja entendida pelo comum dos mortais? Explique-se por favor; a sua aspereza com os titulares do Governo Civil nao será de primarismo ideologico ou bairrismo exarcebado?
Gostaria de o conhecer pessoalmente. Terei muito gosto em discutir este e outros assuntos consigo, se a sua supra-inteligencia permitir que fale com comuns mortais. Cumprimentos
M. Alzira Serrasqueiro

O sô comandante está de saída

Li num novel blogue do condomínio, um tributo ao sô comandante dos BVC, pelos serviços prestados na paróquia.
Confesso que não vislumbro na figura, tão grande empenho à causa. Defeito meu por certo. Retenho isso sim, entre outros dislates, o simulacro falhado em dia de festa, num prédio do Pelourinho, que o deixou neste estado:

TOLERÂNCIA DE PINTO NO CONDOMINIO!!


Tá decidido!

Em virtude de o aeropapa atravessar o espaço aéreo cá do burgo, temos de dar um desconto ao Sr. Administrador por não ter conseguido convencer o Bento a passar por cá !

Cuidado... que para ter direito a mais uma tarde de folga - como os das capitais -, há-de haver muitos dispostos a atirar umas pedrinhas ao aeropapa e obrigá-lo a aterrar no nosso magnifico aeroporto!

Ao menos para abençoar a "casita" que vai estando pronta por aquelas bandas...

Às fisgas e fundas...
Também temos direito à vida!

Diz que estava inclinado ?!

Os 26 pontos de distância, aliados ao mau perder, transtornaram a lagartagem; de tal maneira, que depois da bicada ficaram com os olhos em bico. Alguns até já vêem planos inclinados num relvado onde levaram um banho de bola. Eh pá! Obrigadinha por nos terem deixado ganhar… Eheheheheh!
Sais de fruto

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Os ranços do condominio

Diz o Gremio que, quando alguns sectores da sociedade covilhanense (PS e PCP) contestam o negócio em torno do Mercado Municipal, o sempre solícito Urbi antecipa uma "notícia", na sequência de outras, aliás, que até parece encomendada para justificar a sua desactivação: "o call-center pode [?] agora vir a ampliar o seu espaço, criando assim, cerca de 200 empregos." O blog Máfia da Cova segue-lhe o encalço. Quem o viu e quem o vê... Consultando a citada lista das melhores empresas para trabalhar :), não se encontra lá qualquer referência à Covilhã, como se publica. Apenas aparece uma empresa com sede em Lisboa que tem na Covilhã uma "associada". Será o típico mistério dos vasos comunicantes?

terça-feira, 13 de abril de 2010

Ha sempre uma ou mais razões para o fracasso

Ainda pensei publicar este post antes do jogo, mas era um risco. De maneira que fica aqui, neste video, uma breve narrativa do fracasso anunciado da lagartagem, após mais um desaire no seu palmarés. Eheheheheheh!



segunda-feira, 12 de abril de 2010

Parar para pensar



Muito se tem dito/escrito acerca deste documentário de Jorge pelicano, que evidencia um retrato profundo de abandono de Trás-os-Montes, em torno de uma linha férrea.
Uma coisa parece certa: a lamuria do interior ostracizado e do descaso colectivo não é mais do que o reflexo da incapacidade das populações para exercerem o controlo sobre o exercício na coisa pública. Não basta falar da tendência para a desinstitucionalização pública e das lógicas essencialmente casuísticas, que dissociam o território dos seus habitantes. É preciso que os poderes locais refutem estes mecanismos de imposição de investimentos artificiais, que tem agravado fortemente os factores de desertificação, sob pena de um dia, todo o interior ficar assim.

domingo, 11 de abril de 2010

Passos KEN o belo adormecido

Finalmente acabou o congresso tribal peipeiedeipsdei.
Depois de dois dias em que fazer zapping no meio do histerismo televisivo, resultava sempre na aparição deste cromo sucedâneo do Ken.
Quase adormecia enquanto o novel líder discursava naquele tom chato de fazer sono até ao coelhinho Metias.
Bom, vou mas é ouvir um bocado a cidinha para ver se acordo

Preocupações sociais d'um bispo

Leio com espanto as oportunas palavras do sô bispo da Guarda, a propósito de questões que devem ter alguma coisa a ver com a "doutrina social da Igreja contemporânea". Digo eu.
Ora, não sendo eu católico, nem crente em divindade de espécie alguma, sou, obviamente, a favor da destituição política da fé e da revelação, que qualquer noção de democracia deve exigir. Posto isto, e para que não me acusem de anti clericalismo básico ou moralismo selectivo, garanto, que li as palavras do sô prelado, não como um tique de retórica pardacenta, mas como um toque rectal para iludir a Verdade que nos afronta hoje em dia. Não me passa, pois, pela cabeça cobrar moral a uma instituição religiosa como o “bispado da Guarda”. Longe disso. Até porque, dada a sua natureza antropológica, a igreja também é feita de homens e bispos sensíveis e não de pedras ou de uma cultura que existe em abstracto. Quero dizer com isto, que as zelosas e apreensivas preocupações do sô bispo da Guarda com o aumento de fenómenos como a corrupção e a injusta redistribuição da riqueza em Portugal, fazem-me algumas cócegas na pituitária, precisamente nesta altura em que a Igreja carrega tão nefanda crucis. Tais sentimentos clericais cheiram a slogan de sindicalista da CGTP: essa gente malvada com uma visão materialista do mundo, que nos afasta inexoravelmente do nosso fim último – deus. Pena que o sô bispo, assobie para os céus, qual prática sistemática de ocultação do pecado. Fica-lhe bem, deixar esquecidas no segredo do limbo, todas as crianças violadas pela pedofilia sacerdotal. Ámen.

sábado, 10 de abril de 2010

A Governadora Alzira quer fechar uma maternidade

A Governadora Alzira Serrasqueiro, figura arcaica da administração tuga, num laivo de intelligentzia que lhe é peculiar, veio defender o encerramento de uma maternidade no distrito. E adianta que a decisão deve ser tomada de forma "desapaixonada e sem bairrismos". Tem razão a senhora governadora. Pois então que se encerre a maternidade de Castelo Branco, que regista menos partos, sendo também a menos equipada na especialidade. Nada a opor.

Adenda ao post:

As declarações da senhora governadora não são apenas um tiro no pé, ou meras questões de semântica maternal. Estas declarações, inserem-se na lógica centralista da capital de distrito; tem uma natureza politica e fazem parte d’um plano bem urdido que visa, objectivamente, o fecho da maternidade da Covilhã. São um alerta para todas as forças vivas da cidade.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chamem a Brites de Almeida pra varrer esta canalha

Não coloco em causa a justeza da luta contra o encerramento do SAP de Valença, mas a utilização abusiva da bandeira espanhola em solo pátrio é uma manifestação de ignorância histórica e de atrasadice mental destes cromos.

Se querem homenagear quem lhes presta os beneméritos serviços de saúde, ao menos façam-no com a bandeira galega. Estes gajos de Valença, precisavam era de levar com a pá da padeirinha de Aljubarrota na corna. Parece que já estou a ver os idiotas apoiar a selecção espanhola no Mundial. Se é isso que querem, mudem o nome para Valencia Del Miño ou o catano.

Moluscos e afins

Depois de algumas semanas entretido com moluscos e outras espécies subaquáticas, o pasquim SOL, esqueceu-se de dar continuidade à peixarada. Ficam algumas propostas:

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O jantar da Pastinaca e derivados

No inicio era apenas um festival sobre um reles tubérculo de aspecto fálico, agora passou a designar-se de confraria com direito a traje e tudo... pois atão. O que não espanta, porque existe, de facto, um ascendente moral sobre a cherovia como criação intelectual de um certo Maestro com o nome da dita.
Falando de coisas serias: o jantar da Pastinaca custa 20,00€ com direito a um frasco de compota. Vá e lambuze-se. Eu também vou estar lá.

Olá, eu sou o Jorge Jesus...

Quem anda a brincar aos vereadores?

Foi ontem nomeado o ex humilde servidor Pereira, em diário da res publicae para subdelegado regional; nomeação que aqui antecipámos em Janeiro. Nada de novo portanto. Ora, sabendo nós que o sô vereador não prima propriamente pela assiduidade nas reuniões do condomínio; a partir d’agora com tão generoso cargo no IEFP, que tempo lhe restará para o exercicio nobre da função de vereador na CMC? Ou ficará tamanha missão entregue à irrelevância da vereadora Sardinha? Pois é, alguem continua a brincar com coisas sérias.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Luz verde do GER Campos Melo

Uma associação que esteve à beira da insolvência pela mão do coveiro Roças e por incompatibilidade com a cor politica da Câmara da Covilhã, tem agora luz verde do sô Administrador Pinto e todo o apoio financeiro necessário para as várias intervenções na sede.

Assim é que é. Se não tens carácter junta-te a eles

Pinto na bloga

Há muito que descofiávamos, Mas desta vez, apanhámos o cromo em flagrante. O Pinto asfalfa-se a bicar um comentário para o Carpinteira. Eheheheheh!!!

Smell vaginal... Hum!

Vulva é o novo perfume inventado pelos alemães.
Se o estimado leitor celebra os anûs de casado ou tem em divida uma prenda de aniversario, não hesite.

O odor do 'Fiel Amigo' pode até excitar muita basbacagem, mas cá para mim que sou inodoro, prefiro contemplar à distância, esta aqui, bem mais lavadinha e sossegadinha. De qualquer modo, com ou sem smell, ofereço-a de bom grado aos conegos católicos, embora a tendência no mercado da Fé seja o tónico anal, mas prontos. Para já, é o que se pode arranjar.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Semana académica ? E para quando a marcação de eleições na AAUBI?

Não se entende a que propósito e com que legitimidade uma Comissão de gestão, como esta da AAUBI, que já há muito deveria ter marcado eleições para uma nova direcção, vem agora organizar esta tanga da Semana Académica, como o seu grande desígnio e único momento de glória, no meio d'uma falta de cultura interventiva generalizada.
Estranho também, é que uma Comissão de Gestão que não devia ter qualquer poder executivo, consiga reunir apoios institucionais para uma festa sem sentido, em altura de frequências, onde uma turba de idiotas, só adquirem visibilidade em procissões intermináveis de bebedeiras. É vê-los em bandos, precocemente decadentes e vazios, que passam por estudantes universitários. Ou seja: a julgar pelos anos anteriores, é só aguardar pelas costumeiras diatribes noctívagas no condomínio: floreiras partidas, caixotes do lixo arrancados, garrafas partidas, gritaria durante a noite, pinturas, caixas do correio urinadas e por ai fora. E não se podia por fim ao devaneio?

segunda-feira, 5 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

O verdadeiro

... E ao terceiro dia apareceu-me este: o único e verdadeiro JESUS, que chega ao Céu, sem ser necessário morrer para ressuscitar, ou fazer milagres. O cosmos parece agora melhor ordenado:

sábado, 3 de abril de 2010

Carta aberta a JC

Numa altura propicia para refrear as pulsões da natureza humana, conceito freudiano que assenta como uma luva no clero pedófilo, a vaguear por aí; resolvi, hoje, só hoje, destapar a tarja que te esconde as partes podengas; não só para lhe proporcionar algum arejamento, mas porque, penso eu, ninguem melhor do que TU para dar o exemplo do uso da coisa numa relação protegida.
Sei que me compreendes. Não pretendo, pois, identificar-TE com certos grupos alternativos ou tendências radicais, que impõem linguagens contrárias a uma boa disciplina católica, e que reconhecidamente não se adequam à qualidade e responsabilidade de um exigente desempenho moral, judaico/cristão. Nada disso. Mas continuo a pensar, não ser possível gerires esta tua imagem pública durante tantos anos, sempre com a mesma pose intima/exibicionista das partes. Há cada vez mais necessidade de investir num JC qualificado, com uma imagem decente e de preferência mais (bem) vestido. Vai por mim. Mas essa seria outra história e agora não tenho tempo. Centremo-nos pois no essencial.
Sabes que o Bento XVI, declarou há uns dias, que a distribuição de preservativos não é a resposta adequada para se ajudar África a combater a sida? É verdade. Mais: recomenda a abstinência sexual para se combater a propagação das infecções com HIV?! O que equivale a dizer que a solução para acabar com os acidentes de viação é deixar de haver automóveis… tás a ver ó JC, como é que ainda ninguém se tinha lembrado disto! Eu acho que deves por mão nestas aleivosias, senão, um dia destes, os teus cónegos ainda vem propor pactos de regime entre os indígenas e o HIV e outros vírus maléficos; negociar e falar com eles, baixinho, para não os incomodar. Ou então, criar medidas de incentivo para que o HIV não se torne agressivo connosco. Ve lá tu! Depois até o podemos convidar, ao virus, para a homilia dominical. Não há pachorra para estes trastes de batina.
Aproveito também para te dizer, que agora pululam por ai, uns Einsteins de meia tigela com a mania do Acelerador de particulas, cujo fim é pôr em causa a DIVINDADE; criadora da vida e do universo com um estalar de dedos e prontos. Como se não bastasse já esse idiota do Nietzsche a decretar a Morte de deus/pai.
Isto não está nada fácil para ti JC.
Bom, a prosa já vai longa, daqui por uns dias, depois de ressuscitares, havemos de falar também sobre os ovos da Páscoa, coelhinhos e demais ritos pagãos da fertilidade

Dominus vobiscum

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Uma boa Páscoa.


Aos que, acreditam na ressurreição de Cristo,

Aos que, comemoram a libertação e fuga do povo escravizado,

Aos que, celebram a chegada da primavera,

Aos que, simplesmente gozam dias de férias,

Uma boa Páscoa.

Comentário de um leitor

"A falta de transparência na gestão do Município da Covilhã espelha-se no cancelamento do "net@autarquia" no site municipal. Este mero local de informação aborreceu alguém. Esta medida é sintomática do que se passa a nível urbanístico. Está podre, esgalhado! Atente-se e compare-se com o que se passa noutros Concelhos, com a informação detalhada através de Sistemas de Informação Geográfica, com detalhes do PDM. Isto na Covilhã é impensável, era tirar o pão da boca... Castelo Branco tem SIG..."

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dividas e reclamações

A costumeira reacção pavloviana do sô Administrador do condominio leva-o quase sempre a exercicios de prestidigitação e autoridade. Foi o que aconteceu, neste caso, em que a Resiestrela reclama uma dívida de dois milhões à CMC. O sô pinto, no assomo de lucidez que o caracteriza, bradou esta semana no NC, o direito à indignação, pelo destaque que este jornal deu à noticia, alegando que, afinal, o Ministério do Ambiente, é que lhe deve quatro milhões de euros. Fantástico.

Mas o que é extraordinário no meio da histérica verborreia, foi a exigência feita pelo sô pinto ao Noticias da Covilhã, para que a resposta à Resiestrela tivesse o mesmo destaque da anterior. Como o NC, ao que parece, convive bem com o frete e a idiotia, fez-lhe a vontade e colocou em titulo de primeira página: Covilhã reclama divida de quatro milhões ao Ministério do Ambiente

Nunca mais acaba este ranço do respeitinho medroso e da pose mijona, ante esta luminária. Puta de vida (nosso senhor me perdoe que estamos na Quaresma).

Bento XVI visita a Covilhã

Depois do estagio da selecção para gaúdio da basbacagem, eis que a administração do condominio conseguiu d'uma penada, trazer também sua Santidade, após périplo pela tuga pátria. Alguns edificios no Pelourinho começaram já a ser engalanados com as cores do vaticano: